Ricardo Queiroz, assessor parlamentar para o Livro e Leitura na Câmara Municipal de São Paulo, falou aos jovens dos esforços de criação e consolidação dos planos

“Há 38 anos descobri, um dia, que um prédio branco que tinha catracas era, na verdade, uma biblioteca”. A vivência apresentada por Ricardo Queiroz, assessor parlamentar na Câmara Municipal de São Paulo, junto ao mundo da leitura foi uma das abordagens estabelecidas durante formação com os jovens monitores/as culturais das Bibliotecas Públicas para tratar do tema dos Planos Nacional e Municipal do Livro e da Leitura.

Ricardo, que atuou também como bibliotecário e é atualmente mestrando em Ciências da Informação na USP, conversou com os jovens na segunda feira (20/07), compartilhando e refletindo sobre os principais eixos do Plano Nacional de Leitura:

1) Democratização do acesso;

2) Fomento à leitura e à formação de mediadores;

3) Valorização institucional da leitura e incremento de seu valor simbólico;

4) Desenvolvimento da economia do livro;

5) Literatura (São Paulo).

Ricardo Queiroz fala sobre os planos do livro e da leitura

Dentre os principais destaques da formação, ele afirmou que a literatura oral e a escrita devem e são consideradas neste plano, no sentido de incluir todos aqueles que em algum momento estiveram excluídos deste processo. Ricardo reflete que a “cultura é um caso a ser refletido, pois ainda que os livros sejam públicos, a cultura precisa ser repensada”, afirmou.

No final da oficina, os jovens leram as metas do plano e Ricardo sugeriu que os jovens buscassem compreender e se sensibilizar mesmo com aqueles que reproduzem ideias que não incentivam seus eixos que, em linhas gerais, tratam sobre as mediações que favorecem o acesso ao espaço público.

Saiba Mais:

Plano Nacional de Leitura

Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (PMLLLB) de São Paulo

Plano Nacional e Municipal do Livro e Leitura dão a letra na formação dos Jovens Monitores/as
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support