Valdirene Gomes, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, trouxe referências sobre o tema e dialogou com jovens monitores/as

“O que vocês sabem a respeito da ditadura?”. Foi assim que Valdirene Gomes, da Coordenação de Direito à Memória e à Verdade da Secretaria de Direitos Humanos de São Paulo, iniciou a formação com os jovens monitores/as culturais das Bibliotecas Públicas de São Paulo na Ação Educativa. O ciclo de formações sobre o tema foi realizado ao longo de dois encontros.

A partir da provocação, os jovens se sentiram à vontade para contar parte de suas impressões e pesquisas a respeito do assunto e o que já acompanharam sobre o tema. A música daquela época, por exemplo, foi uma das observações apontadas como forma de entender melhor, mesmo que por entre linhas, a relação da ditadura com o povo brasileiro.

Val falou dos trabalhos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania relacionados ao tema. Entre os principais estão a formação de professores na temática e ações com escolas; a distribuição de materiais de referência e atividades culturais para promover a reflexão sobre Direito à Memória e à Verdade; o Grupo de Trabalho DMV; a criação e a instalação da Comissão de Memória e Verdade da Prefeitura de São Paulo; a ocupação do espaço público, através de marcos de memória, logradouros municipais e monumentos em homenagem aos mortos e desaparecidos; e a retomada da identificação dos restos mortais encontrados na Vala Clandestina de Perus.

Direito à Memória e à Verdade: formação em parceria com a SMDHC

Ela também pontuou que manifestações artísticas foram importantes à época da ditadura, tais como a música e o cinema. Sobre a última, o filme/documentário “30 anos de Anistia” foi exibido durante a formação e Val aproveitou para compartilhar uma lista com nomes de músicas e filmes que remetem à ditadura. Destacam-se:

“Marighela” – Isa Grinspum Ferraz (2011, 97 min)

“O País dos Tenentes” – João Batista de Andrade (1987, 85 min)

“Que Bom Te Ver Viva” – Lúcia Murat (1989, 100 min)

“Verdade 12.528” – Paula Sacchetta e Peu Robles (2013, 55 min)

“Trago Comigo” – Tatá (2009, 40 min)

Val, que já trabalhou no sistema público das bibliotecas, propôs que os jovens pesquisassem no acervo de seus equipamentos livros/filmes sobre o tema e que conversassem com os funcionários e usuários sobre a programação “Luta é Contínua”, identificando no entorno se existem ruas que homenageiam resistentes ou violadores da época da ditadura. Tal programação tem como intuito divulgar a temática nos equipamentos públicos.

Os jovens monitores/as culturais, ao longo do ciclo de formação sobre o tema, puderam se reunir regionalmente para pensar em atividades com o objetivo de realizá-las nas bibliotecas em que atuam.

Para saber mais:

Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

Foto de destaque: Editorial J

Direito à Memória e à Verdade: passado e presente da ditadura militar é debatido com Jovens Monitores/as das bibliotecas
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support