Emerson Gabriel Alves, participante do Programa Jovem Monitor/a Cultural, que atua na Biblioteca Pública Municipal Alvares de Azevedo, foi provocado pela gestora do equipamento a pensar em uma solução criativa para uma questão: a Biblioteca recebeu um grande volume de livros que não entrariam no acervo. Foi então que ele resolveu criar o projeto “Ice library – Descongele o leitor dentro de você”, que consiste em criar um ponto de troca de conhecimento por meio de livros, Dvds e informativos.

À esquerda, representando o Casarão, Junior e Ieda. À direita, o jovem monitor Emerson Gabriel. Foto: Emerson Gabriel

“Com a ideia no papel, partimos para a ação. Entrei em contato com um amigo grafiteiro que, de primeira, aceitou fazer parte da proposta e só me solicitou as tintas. Então conversando com o Fernando, educador do CIEDS que atua com os jovens da região norte, solicitei o material e deu certo”, conta Emerson.

O jovem ainda destaca a questão ambiental ao reaproveitar uma geladeira que não funcionava mais, e ressignificar o seu uso, passando a ser uma prateleira estilizada que permita o acesso aos livros de maneira gratuita.

Com a geladeira já grafitada e com os livros em mãos, Emerson entrou em contato com a equipe do Espaço Casarão Cultural Vila Guilherme. “O espaço tem uma circulação maior de jovens e os livros seriam melhor aproveitados”, revela.

Hoje a Ice Library conta com um acervo de 1.500 livros e 142 DVDs. O acesso é livre para que qualquer pessoa possa pegar ou doar novos exemplares.

O Programa Jovem Monitor/a Cultural é uma política pública da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, com realização do CIEDS, que oferece formação prática e teórica em gestão cultural. Hoje, 220 jovens têm a oportunidade de atuar em divisões da Secretaria e em equipamentos públicos de Cultura, promovendo intervenções e inovando no atendimento ao público.

Por Rafael Biazão

Ice library – “Descongele o leitor dentro de você”
Tags:         
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support