A oficina de turbante ocorreu no dia 08/06, com Denna Hill, do Manifesto Crespo, na Ação Educativa

O Manifesto Crespo é um coletivo que nasceu de discussões sobre as diversas questões do universo da cultura afro-brasileira, suas produções artísticas e estéticas, buscando reconhecer seu valor e fortalecer a memória e a autoestima de mulheres negras e homens negros, numa luta pelo resgate das origens africanas – uma vez que o Brasil conta com a maior população originária da diáspora africana.

Baseado nestas prerrogativas, a formação específica com os Jovens Monitores/as Culturais das bibliotecas municipais de São Paulo foi uma oficina de turbante com foco no resgate e na afirmação da identidade negra. Denna Hill, representante do coletivo, ressaltou que antes de tudo pensa no “corpo negro como centro de partida para pensar e valorizar a estética negra, o cabelo como parte do corpo e também como um dos pontos centrais de cuidado e da beleza”.

Denna separou a turma em vários grupos e distribuiu poemas. Realizou uma atividade com os jovens para introduzir o debate sobre a simbologia do turbante antes de partir para um momento mais prático da formação. Um dos debates que surgiu na dinâmica foi em cima da música “Meu Ébano”, de Alcione, sobre o uso da palavra ébano na canção.

Ela introduziu o uso de turbante a partir da reflexão de que ele integra um processo de embelezamento e um profundo resgate da identidade negra. Ensinou várias técnicas de amarrações, com tecidos de chita e com visco lycra.

Ao final da oficina, motivados/as pela proposta de Denna, os jovens pediram mais temas relacionados às africanidades, em especial a dança africana.

Jovens Monitores/as Culturais das bibliotecas participam de oficina de turbante, com Denna Hill

Para saber mais:

Oficinas Manifesto Crespo

Documentário: Tecendo e Traçando a Arte

Oficina de Turbante com Jovens Monitores/as Culturais: processo de embelezamento e resgate da identidade negra
Tags:             
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support