Washington Alves atuou por dois anos no Centro Cultural da Juventude, por meio do Programa Jovem Monitor/a Cultural, sendo o segundo na modalidade continuista. Ele teve um papel na articulação do território tão importante para o espaço, que agora foi contratado como funcionário do Centro Cultural.

“Durante esses dois anos, o Programa Jovem Monitor/a Cultural pôde me ensinar diversas coisas que eu realmente nunca imaginei fazer, como produção cultural”, conta. Para ele, “ser jovem monitor é se sentir pertencido com a sua quebrada”.

Um momento marcante na atuação foi quando, junto com outros jovens, criou um coletivo que leva brincadeiras, jogos e diversas atividades voltadas à crianças que frequentam o espaço, localizado entre três grandes favelas. Washington relata que a iniciativa surgiu por meio de uma formação do Programa. “Na formação de criação de projetos, onde nossa agente de campo Sandra Campos (por sinal, uma pessoa fantástica) nos acolheu e pode dar total ajuda no que precisávamos”, relata.

Washington revelou que depois das ações do coletivo, o público que frequenta a casa dobrou. “Elas se sentem pertencentes ao espaço”, afirma.

A partir das estratégias enquanto jovem monitor e membro do coletivo, Washington foi convidado para atuar como funcionário do Centro Cultural. “Assim, tenho mais abertura para conversar com a galera, entender sua realidade e realizar novas atividades no espaço, juntamente aos jovens”, conta.

Washington, parabéns pela sua atuação promovendo cultura na zona norte de São Paulo e toda sorte no seu novo desafio.

“Ser jovem monitor é se sentir pertencido com a sua quebrada”
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support