O  primeiro Encontrão, da edição de 2019/2020, fechou o primeiro trimestre, vem conhecer mais do que aconteceu por lá!

Jovens monitores/as se divertem na vivência com o Núcleo Filhas da Dita

Antes de tudo: o que é um Encontrão?

A formação do Programa Jovem Monitor/a Cultural (PJMC) é realizada em quatro estações formativas – trimestres – nos quais os/as jovens exploram a cultura, sua história, a produção e gestão cultural e diversos temas. No final de cada um desses períodos, acontece um Encontrão, momento em que todos/as os/as nossos/as jovens monitores/as se reúnem, independente da modalidade ou região, para, coletivamente, celebrar e compartilhar as aprendizagens e conquistas das/os jovens nas formações e territórios. Composto de apresentações dos/as próprios/as jovens, integração com a equipe do programa e as novidades previstas para o próximo trimestre, além de vivências com coletivos dos territórios para auxiliar na formação deles/as, esse evento é um ambiente confortável para eles/as se conhecerem entre si e se inspirarem com as criações e produções desenvolvidas pelos/as colegas dentro do PJMC.

A primeira estação, da edição 2019/2020, trabalhou as composições temáticas: “Cultura, Políticas Públicas e Cidade” para as/os 228 jovens ingressantes e “Projetos e Tecnologias Digitais” voltadas para as/os 72 jovens de formação continuada e de articulação territorial.

O primeiro Encontrão

No saguão do Centro Cultural Municipal Olido, os/as jovens monitores/as interagiram nesse primeiro momento, durante um café da manhã descontraído, se conhecendo ainda melhor, assim que chegaram no Encontrão do dia 16/12. Logo depois, seguiram para o teatro com a programação preparada pelas juventudes do programa.

Os/as jovens em formação continuada que tiveram formações nos diferentes Fab Labs apresentaram, a partir de suas experiências, o que foi desenvolvido como aprendizagem nesses encontros. Nesse momento, tivemos também produções artísticas em formas de protesto e que trataram de questões de aprimoramento do Programa. Ainda antes do almoço, começaram as apresentações dos/as Ingressantes com representantes das regiões Centro-Leste, Centro-Oeste e Leste. 

Os/as jovens cantaram, recitaram poesias, dançaram e mostraram suas produções artísticas, tudo com um tom político e de justiça social, ecoando ideais de igualdade.

Jovem monitor Roger da região Centro-Oeste canta contra a homofobia

Foram contra o racismo, como nos versos contra a violência a jovens negros de periferia, no caso dos/as monitores da região Leste. A questão da homofobia foi abordada com a música de orgulho dentro da sequência de apresentações da Centro-Oeste, que também contou com dança e uma cena do livro “Quarto de Despejo” da escritora Carolina de Jesus. A região Centro-Leste afirmou o poder de mudança social pelos jovens, repercutido na poesia falada, após outras jovens desse território cantarem “Como Nossos Pais”. 

As vivências planejadas para o encontro vieram logo depois do almoço. Os/as jovens se dividiram em dois grupos, um acompanhou o Slam da Guilhermina na escadaria do Centro Cultural Olido e outro subiu ao palco para desenvolver a vivência com o Núcleo Teatral Filhas da Dita. 

Nas escadas, o ambiente estava em silêncio enquanto poetas recitavam para o público, que ouvia com muita atenção aos seus poemas, falando sobre dificuldades e preconceitos que já sofreram ou observaram. O silêncio era rompido ao final quando se ouviam muitas palmas e gritos enquanto os juízes, sorteados da plateia, revelavam suas notas. “Os jovens, sejam como juízes, plateia ou poetas, participaram, interagiram, riram, o slam só aconteceu por eles” disse Emerson Alcalde, que faz parte do coletivo Slam da Guilhermina, sobre a experiência que os/as jovens tiveram com “o esporte da poesia”. 

A escada da Galeria Olido cheia para a vivência com o Slam da Guilhermina

Enquanto isso no palco, o clima era risonho e leve com o Encontrão, os/as jovens começaram dizendo com que emoção chegaram ao evento. Os atores do Núcleo incentivaram interações, provocando o entretenimento, a partir das dinâmicas desenvolvidas. Até os mais tímidos acabaram se envolvendo, os gritos e risadas ecoando pela Sala Olido enquanto os representantes do coletivo Filhas da Dita repetiam “Isso aqui é teatro! Quero exagero!”, como encorajamento para os/as jovens se soltarem. 

No meio da tarde, os/as monitores/as das regiões Sul e Norte começaram a se apresentar. Após a região Sul apresentar poemas e formas de protesto sobre a violência policial contra a população negra e periférica, ao som do funk de uma jovem MC desse mesmo território, os/as jovens dessa região convidaram todos os/as outros/as a subirem no palco e dançarem com eles/as, criando um momento para todos eles/as se divertirem. Depois, a Norte apresentou e introduziu aos jovens, que vinham de São Paulo inteira, as paradas de trem dessa região: com músicas, como “Trem das Onze”, e pequenas cenas de teatro entre as estações descritas. 

Bloco Ilú Inã se apresenta no encerramento

No fechamento do Encontrão, em clima de comemoração pela força das juventudes periféricas, o bloco afro afirmativo Ilú Inã fez uma linda apresentação. Tocando, cantando e dançando diversos sambas, fez com que os/as jovens levantassem, dançassem e cantassem junto. 

Equipes do CIEDS e da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), com a presença da coordenadora do PJMC/CIEDS e da supervisora de Formação Cultural – SMC, explicaram as mudanças que estão sendo planejadas, apresentaram o resultado vindos da parceria da SMC com os Fab Labs, que haviam sido os ambientes das formações voltadas para  os/as jovens em formação continuada (FC’s), e os temas de cada uma das formações teóricas do novo trimestre dos/as Ingressantes, pautadas no tema “Comunicação e Diversidade”. 

Créditos das fotos: Jozzu Photos.

Jovens monitoras apresentam o que fizeram em suas formações nos Fab Labs
Jovem da região Leste em apresentação contra o racismo
Jovens monitoras/es apresentam o que fizeram em suas formações nos Fab Labs
Os/as jovens monitores/as de todas as regiões e modalidades celebraram e compartilharam suas aprendizagens e conquistas
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support