O Programa Jovem Monitor/a Cultural (PJMC)

Como foco na formação e experimentação profissional em gestão cultural para as juventudes, o programa é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) da Prefeitura de São Paulo. Em 2017, o PJMC  passou contar com a parceria do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS).

Voltada para o desenvolvimento artístico e atendimento ao público, o Jovem Monitor/a Cultural foi iniciado em 2008, na cidade São Paulo, focado na formação de jovens de 18 a 29 anos para atuação em equipamentos/departamento culturais.  No ano seguinte, é instituída a Lei 14.968/09 e, posteriormente, regulamentada pelo Decreto 51.121/09, que cria regras e procedimentos do programa.

A partir de 2013, o programa é colocado em prática seguindo as normas e ganha novo caráter e tamanho. Passa a ser executado por meio de convênio e expande para outros espaços culturais da SMC, como teatros, bibliotecas, casas de cultura, museus, centros culturais, entre outros. Jovens de todas as regiões de São Paulo, do centro às periferias, passam a interagir em equipamentos da Prefeitura.

O programa inova ao promover uma formação combinada em que o/as jovens ampliam seu repertório e experimentam, na prática, os diversos aspectos da gestão cultural. Além disso, a formação conta com uma perspectiva teórica sobre questões que envolvem a diversidade das juventudes e das manifestações culturais, cidadã, direito à cidade, questões étnico-raciais e de gênero.

O exercício do protagonismo dos/as jovens na transformação social e política é uma premissa do PJMC. Por isso, também são garantidos espaços de participação e diálogo ao longo do programa. A construção da política pública se dá de forma coletiva, transparente e mais próxima da realidade dos/as jovens. Atualmente, o programa conta com 320 jovens atuando em 101 equipamentos.

O CIEDS

O Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável – CIEDS promove soluções sociais que geram mais renda, mais saúde, melhor educação, maior confiança no futuro e, acima de tudo, prosperidade.

Com foco em gestão de excelência, são mais de 500 projetos realizados, quase 2 milhões de beneficiários diretos, quase 4 mil comunidades apoiadas, mais de 12 mil funcionários e mais de 470 parceiros estratégicos comprometidos com um Brasil melhor para todos.

A instituição é social e sem fins lucrativos, filantrópica, signatária do Pacto Global da ONU, com status de Consultor Especial do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas – ECOSOC, membro do Grupo Consultivo da Sociedade Civil do Banco Interamericano de Desenvolvimento – ConSOC Brasil do BID, integrante do Conselho Consultivo da Federação Latino-americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais – FLACMA e membro do Comitê Gestor do Programa Nacional de Voluntariado – Pátria Voluntária. Fomos eleitos, em 2020, pelo prêmio TOP 500 NGOs, do NGO Advisor, a 3ª ONG mais relevante do Brasil e a 58º do mundo.

Impactos positivos

Em 12 anos de programa impactamos positivamente a vida de milhares de jovens e o cenário cultural da cidade de São Paulo.

Confira os dados da edição 2018/2019 do programa:

353

jovens participantes de toda cidade de São Paulo

113

projetos culturais desenvolvidos e implementados integralmente por esses jovens

112

equipamentos/departamentos públicos culturais de São Paulo com a presença de jovens monitores/as

Nas parcerias contamos com: Instituto Tomie Ohtake, SESC, Pinacoteca, Agência Solano Trindade, Casa EcoAtiva e CCBB.

“Na graduação, a gente aprende a fazer peças incríveis, mas não aprende a produzir essas peças. E estar em um equipamento cultural, lidando com produção, foi muito importante para minha formação como artista: como se produz e como se vende uma peça, como se articula parceiros, como se pensa no território e como se cria política públicas para isso.”

Ewerton Correia, jovem monitor cultural no Centro Cultural de Santo Amaro