Oficinas procuraram trazer inspirações e dicas relacionadas ao campo da comunicação, pensando nos equipamentos públicos em que os jovens monitores/as culturais atuam

A comunicação, para além da sua visão instrumental, deve ser encarada como campo de conhecimento, direito e estratégia de mobilização de movimentos sociais, coletivos culturais e organizações da sociedade civil. A partir dessa visão, os jovens monitores/as culturais das Bibliotecas Públicas e do CCJ – Centro Cultural da Juventude puderam contar com oficinas de comunicação nas formações específicas de cada grupo.

As formações ocorreram entre o fim de junho e o mês de julho, abordando temas e estratégias diversas dentro desse eixo e contaram com a participação de Juliane Cintra, coordenadora de comunicação da Ação Educativa, e Denise Eloy, jornalista do Programa Jovem Monitor/a Cultural e do Setor de Comunicação da instituição.

Com os jovens monitores/as das bibliotecas, o ciclo começou abordando e diferenciando conceitos como comunicação, mobilização e articulação, a partir do diálogo com o grupo. A ideia era explorar a comunicação pensando o equipamento, no caso as bibliotecas, e seus respectivos territórios.

A partir disso, discutiu-se os limites e as potencialidades da comunicação na cultura. “O que podemos fazer na comunicação para fomentar mobilização? Quais são seus limites? Como podemos fazer comunicação de maneira diferente? É importante pensar que a comunicação se move a partir da criação de sentidos”, afirmou Denise.

Denise trouxe alguns casos de comunicação desenvolvidos pela Ação Educativa, com o objetivo de problematizar os conceitos anteriores e debater o campo. Ela também abordou a comunicação como parte do processo de produção de um evento ou atividade cultural. “A comunicação é processo e deve sempre estar integrada à produção, planejamento e organização de uma atividade”.

“Como a comunicação pode contribuir para a articulação entre biblioteca e território? ” Essa foi uma das perguntas que guiaram o primeiro trabalho em grupo, em que os jovens puderam refletir e trocar experiências sobre a comunicação em seus próprios eventos e atividades desenvolvidas nas bibliotecas. Na formação seguinte, já compartilhadas as experiências, eles planejaram a comunicação de eventos futuros que estavam sendo organizados à época.

No último dia de formação, foi realizado um debate em torno do documento orientador de práticas das bibliotecas no Facebook, construído em parceria com o Sistema Municipal de Bibliotecas. A iniciativa de tal documento se deu também a partir da atuação dos jovens monitores/as culturais nos espaços e seu objetivo é tornar a comunicação desses equipamentos mais orgânica e planejada na rede, sempre a pensando enquanto estratégia de diálogo com o público e visando a ocupação desses espaços.

Formação de comunicação com os jovens monitores/as culturais das Bibliotecas

Mídia radical, modernidade líquida e redes sociais

Os jovens monitores/as culturais do CCJ – Centro Cultural da Juventude também contaram com o debate em torno dos conceitos de comunicação, mobilização e articulação. Além disso, durante as duas primeiras formações, realizou-se uma exposição seguida de diálogo acerca da mídia radical, termo aprofundado pelo teórico de comunicação John Downing, que estudou largamente mídias alternativas e movimentos sociais.

Downing aponta que a mídia radical alternativa constituía a forma mais atuante da audiência ativa e tendência de oposição, abertas e veladas, nas culturas populares. Para ele, a democracia e a horizontalidade são estruturantes nesse conceito.“Não há como em um debate que propõe a reflexão, em sua totalidade, sobre democratização da mídia não adotar como perspectiva a horizontalidade ao definir processos. A representatividade e a horizontalidade devem ser os alicerces de qualquer elaboração midiática que se diz alternativa e radical”, comenta Juliane.

Formação de comunicação com os jovens monitores/as culturais do CCJ – Centro Cultural da Juventude

Juliane e Denise apresentaram alguns casos inspiradores de mídias radicais, a exemplo das mulheres mercadoras marroquinas, das mães da Praça de Maio, na Argentina, da resistência negra de Soujorner Truth e das arpilleras chilenas.

As formadoras pediram que, em grupos, os jovens pudessem refletir e estruturar uma ação de mídia radical para o CCJ – Centro Cultural da Juventude. Elas trouxeram algumas questões para nortear: “Que ação de mídia radical vamos propor?”, “Como será o passo a passo dessa ação (atividade(s) e pessoas envolvidas)?”, “Porque acreditamos que é importante para o CCJ?”

Durante o ciclo, também foi abordada a atuação do equipamento nas redes sociais. Juliane e Denise trouxeram conceitos relacionados à modernidade líquida, ciberativismo, comunicação em rede e inteligência coletiva. “Entender redes sociais enquanto formas de se relacionar pode soar um tanto óbvio, todavia reforçar tal distanciamento na nossa prática provocou os jovens a refletirem sobre o seu contexto e a importância deste ao dar conta de estruturar um processo comunicativo, que hoje ocorre no Facebook, mas que amanhã pode se dar em qualquer outra nova plataforma. Esse foi o nosso objetivo, esse foi o nosso ponto de partida”, conclui.

Foto de destaque: webtreats

Estratégias e conceitos de comunicação na perspectiva cultural são abordados em ciclo de formação com jovens monitores/as
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support