Além do bate-papo, o articulador cultural recitou poemas em sarau promovido durante a formação

binhodestaque

Na formação específica da segunda-feira (29/09), os Jovens Monitores Culturais das Bibliotecas receberam o poeta Binho, que há anos organiza o “Sarau do Binho”, antes na região do Campo Limpo, agora no Espaço Clariô de Teatro, em Taboão da Serra. O sarau reúne poetas, cantores, músicos, atores e outros artistas populares e da periferia.

Durante o encontro com os Jovens Monitores, Binho partiu da exibição do vídeo “Curta Saraus”, que mostra a experiência de três saraus na periferia: Cooperifa, Sarau do Binho e Elo da Corrente. Ele tratou de temas como a dessacralização da biblioteca e do livro e relatou experiências como a Expedição Donde Miras, promovida por um grupo de artistas que percorre diversas cidades da América Latina descobrindo, promovendo e divulgando a cultura e memória desses locais.

Outras duas experiências relatadas foram a “Bicicloteca”, uma bicicleta adaptada que percorre o bairro do Campo Limpo emprestando livros nas ruas e nas casas dos moradores, e a “Brechoteca”, espaço de um brechó que virou biblioteca, emprestando livros e realizando atividades, rompendo assim com a lógica burocratizada das bibliotecas formais.

No final da atividade, Binho e os artistas que o acompanharam fizeram um pequeno sarau com os jovens, recitando poesias e cantando.

Foto de destaque: Keoni Cabral

Jovens Monitores Culturais recebem Binho para debater literatura e saraus na periferia
Tags:     
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support