Felipe Augusto, da região Centro-Oeste, desejava trazer mais pessoas para o equipamento e decidiu usar seus jogos para isso.

Pode até parecer ousado, mas o objetivo do jovem monitor cultural Felipe Augusto é transformar uma sala, na Biblioteca Álvaro Guerra, em uma ludoteca, ou seja, um espaço destinado para jogos de tabuleiro. O jovem da região Centro-Oeste desenvolve esse projeto semanalmente e o intuito vai além de ensinar as pessoas a jogarem, mas também criar um ambiente em que elas possam se divertir, ampliando o interesse do público, para que possam aproveitar tudo que o espaço têm a oferecer. Desde a sua primeira participação no Programa em 2017, Felipe alimentava esse plano, mas sua atuação se deu em um dos departamentos da SMC o que adiou temporariamente sua ideia.

O jovem monitor Felipe Augusto é apaixonado pela cultura de jogos de tabuleiro

Hoje, o projeto começa a sair do papel e já está ganhando vida. Felipe começou a organizar todas as terças-feiras, das 10h às 15h, encontros com o público da biblioteca, em que leva seus próprios jogos e aproveita esse tempo para ensinar quem tiver interesse. Nesses encontros as/os frequentadoras/es também levam seus próprios jogos e isso tem gerado trocas e conexões entre pessoas que frequentavam a biblioteca e não se conheciam.

Os jogos de Felipe Augusto são os protagonistas de seu projeto

Uma das etapas do projeto que está engajando o público é a introdução, de terça a sexta, do ensino de xadrez e damas com dois tabuleiros que já existiam lá. 

A ideia do Felipe foi impulsionada pela gestora, Maria Angélica, que pediu aos jovens que atuam na biblioteca que criassem um projeto para ampliar o uso do equipamento pela população. E desde a implantação das atividades é possível notar um aumento nessa circulação. Felipe ressalta que “Ela poderia ser um novo marco nessa cultura de jogos de tabuleiro”.

O jovem, além de atuar no Programa, trabalha na empresa de monitoria de jogos de tabuleiro “A Tenda de Jogos” há quatro anos e foi lá que explorou ainda mais seu gosto por esse tipo de entretenimento, inclusive aumentando seus conhecimentos. Foi dessa forma que ele percebeu o potencial que os jogos tinham de atrair pessoas e também de fazer o público que já frequentava a biblioteca interagir ainda mais com o equipamento.

Seus jogos farão parte do Pinheiros Geek Day, organizado pelo jovem monitor cultural Augusto, no dia 25 de janeiro, que vai ser centrado em volta da Cultura de Animes e Geek. A programação vai ocorrer na Biblioteca Álvaro Guerra mesmo e Felipe acredita que, nesse momento, a divulgação será ainda mais eficaz, pois estão aguardando uma circulação maior de público e ele terá condições de avaliar o impacto que o projeto da ludoteca pode ter no equipamento. Dependendo de como for o evento, ele planeja expandir para encontros mensais com a ajuda de parceiros. 

(20/02/2020)

Jovem monitor utiliza jogos de tabuleiro para atrair público na Biblioteca Álvaro Guerra
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support