Jovem monitora, Bruna Edilamar, desenvolveu o “Memória em Trânsito”, sua pesquisa sobre o casal de escritores Ofélia e Narbal Fontes 

A edição 2019/2020 do Programa Jovem Monitor/a Cultural abrange duas modalidades de jovens, os/as ingressantes e os/as em formação continuada. Os/as ingressantes são os/as que estão em sua primeira edição do programa, sua primeira experiência como monitor/a cultural. Enquanto isso, os/as jovens em formação continuada (FC’s) são aqueles/as que foram escolhidos para participar de mais um ano no programa – uma oportunidade que muitos/as deles/as utilizam para dar continuidade aos projetos que começaram em sua edição como ingressantes. Esse foi o caso da jovem monitora FC Bruna Edilamar, que atuou na Biblioteca Pública Narbal Fontes em sua primeira edição, com seu projeto “Memória em Trânsito”, sobre a história dos escritores Ofélia e Narbal Fontes.

A jovem Bruna Edilamar desenvolveu a pesquisa “Memória em Trânsito”

Projetado para ser uma exposição na biblioteca, o “Memória em Trânsito” nasceu como descendente do projeto que Bruna, que atua atualmente na Biblioteca Jayme Cortez, fez em 2019. Esse, tinha o propósito de intitular a Sala Juvenil do equipamento de “Sala Juvenil Ofélia Fontes”, em homenagem à escritora esposa de Narbal Fontes. A jovem, além de advogar pela mudança de nome, também fez uma intensa pesquisa sobre Ofélia, de forma a desenvolver a placa com a história dela que faz parte da sala. Foi essa pesquisa que a motivou a ir mais fundo na história do casal e então criar o “Memória em Trânsito”. 

Devido à pandemia de COVID-19 e o fechamento temporário dos equipamentos culturais, Bruna não conseguiu cumprir seu plano de fazer uma exposição. Muito interessada por esse tema, a jovem não desistiu do projeto e o transformou em um documento que conta a vida deles e a maneira como os dois impactaram a literatura brasileira – “Na escrita e através das redes, o projeto pôde ganhar mais voz e visibilidade”. Utilizou o software “Canva”, que conhecia devido a usá-lo em divulgações na biblioteca, para colocar sua pesquisa nesse formato – a ilustrando com fotos que ajudam o leitor a ver como eram Narbal e Ofélia Fontes.

O “Memória em Trânsito” tem como um dos principais propósitos manter a memória desses dois escritores viva, e apresentar essa história para pessoas que não a conheçam, familiarizando-as com essas figuras que ela tanto admira. “Penso que a função da memória na sociedade é justamente essa, de fazer com que os indivíduos sintam familiaridade a uma determinada história, pessoas, locais”, Bruna narra e exemplifica contando de um experiência que ela mesma teve com ‘memória’. A jovem participou de uma pesquisa coletiva sobre o bairro de Santana – onde inclusive se localiza a Biblioteca Narbal Fontes – e conta que conhecer mais sobre o território a fez sentir que ela pertencia lá.

A história de Ofélia e Narbal foi alvo da curiosidade e interesse de Bruna, que a moveu a fazer a pesquisa – procurando sobre os dois em todas as fontes possíveis. “Os dados foram encontrados em obras do casal, documentos encontrados nos arquivos da Biblioteca Nacional, hemeroteca e em conversa com os netos do casal”, esses últimos, chamados Charles e Fabiana, encontraram-se com a jovem e estão presentes nos agradecimentos que ela faz no fim do documento. 

Lançamento do livro “Um Reino sem Mulheres” de Ofélia Fontes em 1967 (Foto: Hemeroteca – Biblioteca Nacional)

Bruna diz que a parte mais complicada do processo de criação do documento foi a edição, a seleção de que partes da história deles iriam para o projeto final. “Pensei em colocar os pontos mais relevantes e desconhecidos até então pelo público”, a jovem explica sua lógica sobre o que foi escolhido – sempre tendo a informação e experiência do público leitor em mente – “Não foi fácil, mas inserir muitas informações cansariam o público”.

Entretanto, independente de quaisquer edições, a jovem monitora viu a necessidade que tinha de contar a história de ambos. “Achei fundamental transformar a pesquisa em um projeto e disponibilizar essas informações ao público” afirma Bruna. A história dos dois é, para a jovem, cheia de momentos que mostram “o bom coração de Narbal Fontes para com os outros” e também o interesse deles em popularizar a cultura brasileira, usando em seus livros figuras do folclore nacional, por exemplo. Também tirando inspiração da vida e personalidade do casal Fontes, Bruna narra: “O que me motiva na história do casal  é a criatividade e o cuidado que ambos tinham para lidar com o público infantil e juvenil”.

Foto de capa: Manchete de uma premiação de Ofélia em 1971 (Créditos: Hemeroteca – Biblioteca Nacional)

INDO ALÉM DAS ESTANTES E LIVROS
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support