Bruna Cavalcante fala sobre a iniciativa e encontros para adaptar seus/as jovens ao dia a dia de uma biblioteca no modo remoto

Por Pedro Paulo Furlan

Em cada espaço cultural do Programa Jovem Monitor/a Cultural, trabalham gestores/as que auxiliam os/as jovens na formação prática – ensinando-os como funcionam os equipamentos e departamentos públicos e quais são as funções de cada colaborador da cultura. Na Biblioteca Paulo Duarte, na região Sudeste de São Paulo, a gestora Bruna Cavalcante tem colocado em prática algumas atividades para que os/as JMC’s pudessem vivenciar toda a experiência de gestão da biblioteca junto com a equipe da Paulo Duarte. 

Bruna Cavalcante, gestora da Biblioteca Paulo Duarte

Formada em biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Bruna assumiu a liderança da Biblioteca Municipal Paulo Duarte, em 2018. Em 2019, a gestora não recebeu jovens monitores/as oficiais, mas teve experiência com o programa devido aos JMC’s do Centro de Culturas Negras do Jabaquara – Mãe Sylvia de Oxalá, que, por compartilharem do mesmo espaço, iam auxiliar na biblioteca, devido a um apoio mútuo entre os coordenadores. Agora com jovens atuando na Paulo Duarte, Bruna queria que eles/as pudessem se adaptar à sua atuação e que aprendessem sobre o trabalho para manter em pleno funcionamento uma biblioteca, por isso iniciou dois projetos específicos: as leituras compartilhadas e o bate-papo com personagens da cultura.

A gestora tinha o dever de ambientalizar seus/as jovens, que não podiam atuar presencialmente e apresentá-los ao mundo das bibliotecas. “A nossa responsabilidade era nos mantermos presentes, mas dessa vez completamente online”, Bruna narra sobre a adaptação desses/as novos/as JMC’s e o motivo de seus projetos, ela continua: “Tivemos que aprender na hora como equilibrar tudo e atuar na cultura de maneira remota”. Para que eles/as pudessem explorar o acervo da Paulo Duarte e também conhecessem melhor seus colegas de atuação, Bruna começou leituras compartilhadas, nas quais se reuniam online para ler um título da biblioteca e refletiam sobre ele com base nas percepções de cada um. 

Em conversa com Elisângela, gestora da Biblioteca Hans Christian Andersen, Bruna percebeu a importância do ato de colocar os/as jovens em contato direto com profissionais da cultura. Juntas planejaram quais colaboradores do sistema municipal de bibliotecas poderiam contribuir com suas expertises para o desenvolvimento dos jovens monitores. “Os nossos jovens precisam conhecer com quem eles trabalham – assim eles podem entender melhor a biblioteca, sua potência e as oportunidades que estão ao seu alcance enquanto atuam aqui”, ela comenta. Dando uma pausa, Bruna ainda deseja voltar com os bate-papos, tendo muitos outros convidados em mente: “Qualquer conversa é uma chance dos jovens aprenderem mais formas de resolver seus problemas e inovar dentro da Paulo Duarte”.

Assim que começou a pandemia, Bruna se encontrou em um momento de incerteza, em que a biblioteca estava esperando para receber mais informações. Porém, com o período remoto se estendendo, a gestora decidiu utilizar as plataformas online da Paulo Duarte para espalhar dados sobre a pandemia e também continuar com o trabalho bibliotecário de compartilhar livros e conteúdos relacionados à literatura, de maneira a oferecer informação e entretenimento. “Como profissionais e jovens que trabalham com informação, percebemos que seria necessário transferir nosso trabalho para o mundo virtual, utilizando nossas plataformas online” – a equipe também fomenta suas redes de maneira a fornecer conteúdo sobre autores, livros, filmes e cientistas negros, devido à posição da biblioteca como referência da cultura afrobrasileira. No fim de agosto, foi feita uma pausa nas redes dos espaços culturais, devido à eleição, e nesse período, sem atuação presencial e a online pausada, ela criou os projetos para preencher esse tempo.

Os jovens atuando na biblioteca e ela aprenderam, e aprendem, muitas lições com essas atividades, contribuindo imensamente para a formação deles/as como jovens monitores/as e para o crescimento humano dos dois lados. “Estou em uma posição de apresentar o universo da biblioteca a eles/as e também mostrar as possibilidades de trabalhar dentro dele, e os diferentes modos de interagir com o equipamento”, ela narra. Bruna, como gestora, tenta seu máximo ensinar e apoiar os jovens em sua jornada pelo PJMC, de maneira que eles/as consigam se desenvolver como atores culturais e que descubram um dos aprendizados que ela mesma teve durante esses projetos: “Tive cada vez mais certeza de que nunca trabalhamos sozinhos”.

Gestora da Biblioteca Paulo Duarte utiliza projetos para ambientalizar os/as jovens durante a pandemia
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support