No Centro de Culturas Negras, a jovem Moara Sacchi cria uma rede de comunicação para atrair mais público e destacar a importância do espaço

Por Pedro Paulo Furlan

Moara Sacchi, jovem monitora em formação continuada no Centro de Culturas Negras

A comunicação é uma das muitas áreas nas quais os/as jovens monitores/as culturais atuam, criando conteúdo, divulgando e trazendo público para o espaço cultural onde atuam. Mônica Moara Sacchi, que prefere ser chamada de Moara Sacchi, jovem monitora do Centro de Culturas Negras – Mãe Sylvia de Oxalá, abraçou os processos comunicativos como a solução para um dos pedidos de seu gestor: aumentar a frequência deste espaço cultural e espalhar sua importância social. “É um espaço muito bonito com uma diversidade enorme, que pode ser trabalhada de muitas formas”, diz Moara, continuando: “Eu sentia que o espaço tinha muito a oferecer, mas as pessoas não o conheciam”.

Jovem monitora em formação continuada, Moara começou a pensar em como popularizar o Centro de Culturas Negras (CCN) na sua primeira edição, 2019/20, participando presencialmente no espaço e no território à sua volta. Sendo parte de duas outras organizações, a jovem já estava acostumada a ter contato direto com o público, logo, sua estratégia de divulgação também foi direta: Moara levava a programação do CCN para a estação de metrô Jabaquara e convidava pessoas passando por lá a visitarem o espaço cultural – e foi dessa maneira que ela percebeu que muitos nem sabiam da existência do centro. Ao ter essa realização, a jovem decidiu se dedicar ainda mais à comunicação, planejando levar o CCN para veículos de comunicação da mídia tradicional, rádios, programas de TV e revistas.

Moara Sacchi também atua como artista, além de jovem monitora cultural, e nessas suas experiências, ela conseguiu criar uma rede de contatos vasta – incluindo dentro dela, jornalistas e editores-chefes. A sua primeira conexão, em relação ao CCN, foi a revista RAÇA – da qual a jovem participa – um veículo criado por pessoas negras que produzem conteúdos sobre a experiência de vida negra. “Falei com o CEO da RAÇA e sugeri criar matérias sobre o CCN, de forma que mais pessoas entendessem a importância do espaço”, Moara conta.

Além de incluir o espaço cultural na imprensa escrita, Moara está pesquisando maneiras de envolvê-lo em outros tipos de veículos. Um exemplo disso é a utilização da rádio comunitária Cantareira FM, que já era parceira do centro cultural. “Já usamos a rádio para avisar as pessoas de atividades que serão feitas no CCN, mas eu não quero só isso”, a jovem anuncia, complementando: “quero usar a potência desse meio de comunicação para atrair e fidelizar um público para o centro cultural”. Moara também tem vontade de trazer o CCN para a televisão – e por isso está criando um elo com a estação Wolo TV, dedicada à cultura negra. Essas conexões da jovem estão possibilitando que o público realmente conheça e compreenda a existência do Centro de Culturas Negras.

O projeto original de Moara já era algo ambicioso, a jovem estava pesquisando a história do espaço cultural e a documentando por completo. No entanto, em conversa com o seu Agente de Formação, Fernando Cartago, da região Sudeste, ela percebeu que a comunicação e a divulgação eram um projeto possível também. Organizando suas duas ideias, a jovem decidiu seguir com ambas, especialmente porque reconhece a fundamentalidade de ter a história escrita. “Eu tenho como exemplo o Museu Afro Brasil, já que sua importância não é mais contestada, pois tudo está escrito e documentado”, Moara justifica, “Acredito que é a hora da gente do CCN fazer o mesmo”.

Moara Sacchi reconhece e destaca a importância de um equipamento focado na cultura afro-brasileira, por isso se dedica muito a esse projeto de comunicação e divulgação. “Para mim, não é somente pelo PJMC ou pelo CCN, eu faço parte de uma causa maior”, a jovem comenta: “Quero fazer com que as pessoas realmente entendam o tamanho e a importância da história e cultura negra”. Sua gratidão por conseguir contribuir para sua causa se direciona ao PJMC e às lições que ela aprendeu: “Me sinto honrada por ter chegado no CCN, e muito grata por estar aprendendo tanto nesses dois anos do programa”, complementando: “se eu puder deixar um legado no CCN, quero que seja esse de fortalecer e fomentar o espaço, não temos mais tempo de retroceder, daqui para frente é somente avante”.

Jovem Monitora Cultural se conecta com veículos de comunicação para divulgar o espaço cultural no qual atua
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support