O ex-Jovem Monitor Cultural conta sobre seu período dentro do programa, suas contribuições anteriores no CCJ e sobre o processo de contratação para seu novo emprego

Por Pedro Paulo Furlan

O mês de março trouxe muitas mudanças para Thiago dos Santos Silva, ex-jovem monitor cultural, desde sua contratação como oficineiro no Centro Cultural da Juventude (CCJ), espaço onde atuava, até seu desligamento do Programa Jovem Monitor/a Cultural. No começo de março de 2021, Thiago foi contratado no CCJ como professor de uma nova oficina no espaço cultural, a de dramaturgia, e, por consequência, teve que se desligar do programa. “Eu brinquei com algumas amigas minhas, que ainda são jovens monitoras, que a gente pode sair do PJMC, mas não deixamos de ser JMC da noite para o dia”, conta Thiago sobre fechar esse capítulo em sua vida, continuando: “minha cabeça ainda está dentro dessa posição, estou me acostumando à novidade”.

Thiago dos Santos Silva, ex-jovem monitor cultural e agora oficineiro do CCJ

O jovem ingressou no programa na edição de 2019/2020, já tendo contato com o CCJ, porém, desde que o espaço abriu. Aos 29 anos, Thiago lembra de visitar o centro cultural com treze ou catorze e ficar encantado com aquele ambiente. No entanto, a sua sede pela cultura não se limitou a isso. Em 2011, ele e vários amigos da Brasilândia, território da Zona Norte de São Paulo, uniram-se para criar um coletivo de teatro – originando a SAMÁ Companhia de Teatro, que hoje em dia faz parte do organismo do CCJ. 

Este grupo de Thiago sentia muita vontade de se envolver com o teatro, porém 2011 foi um ano complicado para a Brasilândia: a região sofreu com muitas enchentes e com a perda de espaços devido a elas. Não tinham onde praticar nesse primeiro momento – o que resultou em encontros nos fundos de uma igreja para as primeiras reuniões do que viria a ser a SAMÁ. “Ainda não tinha a Fábrica de Cultura na Brasilândia e o CCJ ainda estava muito longe para gente, não conseguíamos nem visualizar ocupar um espaço lá”, Thiago narra, sobre esse momento de criação de seu coletivo. 

Sendo criada dentro da Brasilândia, a história do território e a identidade de seus moradores está entrelaçada com a SAMÁ – especialmente já que seus integrantes também moram na região. Isso traz a eles uma perspectiva nova, que levaram ao CCJ quando começaram a se apresentar lá. “Levantamos diversas pautas que a gente entende como periféricas, mas de uma visão de dentro”, afirma Thiago, “tentamos retratar o bairro como moradores dele”. Em 2015, o grupo apresentou um de seus espetáculos para o CCJ, um acontecimento que Thiago acreditava que fosse impossível, e desde lá, o coletivo tem ensaiado e feito peças no espaço, antes da pandemia.

A oportunidade de se apresentar e ensaiar no CCJ foi um sonho realizado para o coletivo de teatro, mas também foi uma maneira pela qual Thiago conheceu mais do espaço, inclusive estabeleceu uma conexão com Ingrid Soares, que viria a ser a coordenadora do espaço e sua gestora quando entrou no PJMC – tanto que comemoraram juntos seu ingresso como jovem monitor. Já familiarizado com parte do organismo do CCJ, Thiago ficou ainda mais chocado com o fato de que a equipe do espaço acreditava que teatro não trazia público para o centro cultural.

Sugerindo várias modificações no sistema teatral do Centro Cultural da Juventude, como a inclusão de ingressos, por exemplo, Thiago se dedicou a atiçar o teatro do espaço cultural. “Eu tinha uma outra visão, porque sempre que meu grupo ia fazer peça no CCJ, nós enchíamos a casa”, conta o jovem, continuando: “Não é que não tinha público, as pessoas do território não se conectavam à programação de teatro que era oferecida lá – o teatro tem público em qualquer lugar”. Com isso em mente, e a liberdade que sua gestora oferecia, Thiago conseguiu renovar o teatro do espaço cultural – criando um ambiente no qual ele e sua colega Isabella Lima do Nascimento conseguiram organizar um festival teatral com somente grupos da Zona Norte, e atraíram grande público.

Suas contribuições para o espaço, o apoio da equipe do CCJ e as demais lições que Thiago aprendeu no PJMC o motivaram a se candidatar para a posição de oficineiro. Sempre foi apaixonado pela educação, mas viu na cultura uma liberdade de expressão ainda maior – por isso se formou em teatro na FPA – Faculdade Paulista de Artes. Suas duas paixões se uniram quando ele descobriu a arte-educação, e, também, foi seu interesse por ter experiência nesse campo que o levou a se inscrever no edital de oficinas.

O jovem adiciona que uma das principais lições que o deram coragem e confiança de que ele poderia ocupar a posição de oficineiro foi a paciência e persistência. “Tem muitas pessoas que são artistas que acabam desistindo em frente às exigências e burocracia”, Thiago conta, acrescentando sua visão pós-PJMC: “mas hoje eu enxergo tudo muito mais acessível, muito mais simples e palpável”. Finalizando nossa conversa, ele reforça que persistir foi o segredo para sua contratação: “Muitas vezes nós desistimos muito rápido – mas o segredo para mim foi não desistir, não podemos desistir, foi assim que eu consegui a posição”.

Thiago Silva fecha sua jornada no PJMC para assumir a posição de oficineiro no Centro Cultural da Juventude
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support