O “Costurando Leituras” foi criado pelas jovens Beatriz e Lily para explorar o mundo da leitura e das bibliotecas

Por Pedro Paulo Furlan

Além de atuarem em teatros, bibliotecas, centros culturais e casas de cultura, alguns/algumas jovens monitores/as passam seu período no Programa Jovem Monitor/a Cultural dentro de departamentos da Secretaria Municipal de Cultura (SMC). Na Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, as JMC’s Beatriz Rigatto, continuísta, e Lidiane Vieira – Lily Vieira – ingressante, atuam na parte de gestão das 54 bibliotecas municipais em São Paulo. A equipe cuida de responsabilidades: “Desde o arrombamento de um cadeado, até a reposição de livros”, afirma Lily, junto com isso, as duas se uniram e criaram o podcast “Costurando Leituras”, sobre as muitas bibliotecas e conteúdos literários.

Beatriz Rigatto, jovem monitora continuísta na Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas

Criado em dezembro de 2020 com auxílio do jovem aditado Dedé Vieira, que estava atuando no espaço, o podcast “veio de nossa vontade de entrelaçar temas, costurar experiências que são conectadas à leitura”, conta Beatriz: “Possibilitando que a gente explore outros espaços e costure eles à Supervisão de Bibliotecas”. A jovem continuísta fez parte do Arquivo Histórico Municipal em sua primeira edição, tendo uma curta experiência de uma formação presencial, enquanto Lily, ingressante, já ingressou no programa durante o modo remoto – o “Costurando Leituras” foi a maneira que elas encontraram de ampliar sua rede de contatos, terem uma conexão maior com o público e de protagonizarem suas atuações.

O processo de criação do podcast é dividido em três seções: pesquisa, gravação e edição. As duas jovens fazem reuniões quinzenais, conversam sobre o desempenho do episódio passado, o que podem melhorar e novos temas – saindo de lá direto para a etapa de pesquisa, pegando essas temáticas grandes como a relação entre infância e a literatura, e após muito aprendizado, condensam isso tudo em 10 minutos de duração – a duração que elas descobriram ser a ideal para seus episódios.

Lily Vieira, jovem monitora ingressante na Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas

A pesquisa se transforma em um roteiro e esse roteiro nas gravações, que são feitas em um formato um pouco diferente. As jovens e os/as convidados/as não fazem uma ligação e gravam a conversa, ao invés disso, eles/as gravam áudios separados seguindo o roteiro, que são depois unidos na edição – “No começo foi difícil gravar como se a Bia e os convidados estivessem na minha frente, mas foi o meio que encontramos de garantir a melhor qualidade possível do áudio”, comenta Lily Vieira. Logo depois, os áudios são mandados para a edição, que une tudo, faz cortes e cria o estilo fluído e descontraído presente nos 10 episódios já lançados do podcast.

O “Costurando Leituras” é um projeto que recebe muito carinho e atenção de suas criadoras e da equipe à sua volta, inclusive recebendo apoio direto de algumas pessoas: Meire Bassi, Wanda Moreira, Bruna Berllini, que ajudaram com o contato de convidados e tiveram parte na gravação, e de sua gestora Sueli Nemen. “Como a atuação no período remoto ficou mais distante do Sistema e da equipe, fazer esse podcast foi uma maneira que criamos para nos aproximar e dar um sentido à nossa atuação como JMC’s”, fala Beatriz, apontando a importância que produzir o podcast está tendo no período delas como jovens monitoras.

Mesmo que criado por essas duas jovens, o podcast “Costurando Leituras” será, na expectativa delas, um projeto contínuo, mantido pelos/as monitores/as que atuarem na Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas depois delas. A jovem Lily Vieira tem muita gratidão pelo podcast e seu envolvimento, ela aponta: “Acho que o que eu mais agradeço é essa oportunidade de ficar mais próxima das pessoas que fazem o podcast com a gente, nos conhecemos a pouco tempo, mas parece que é a vida inteira”. Finalizando logo depois com: “O podcast significa um passo a frente para mim, mostrando que nós temos, como JMC’s, a capacidade de criar ações que reverberem no sistema cultural”.

Recomendação: Para começar a ouvir o podcast “Costurando Leituras”, as jovens recomendaram alguns episódios específicos: Beatriz indica o quarto “A arte de contar histórias”, terminando com contação de histórias por Robson Emílio, e o quinto “A infância e o primeiro contato com o livro”. Enquanto Lily indica o décimo, contando a história revolucionária da Biblioteca Belmonte, “Será que a cultura existe em todos os lugares?”.

Jovens monitoras costuram o mundo da leitura em seu novo podcast