Encabeçados/as por Luisa Rafacho, os/as JMC’s das Bibliotecas Padré José de Anchieta e Raul Bopp desenvolvem o projeto “Jardim das Crianças” para estimular a relação das crianças com a natureza

Por Pedro Paulo Furlan

Muitos/as jovens monitores/as utilizam seus projetos dentro do PJMC para conscientizar ou defender causas sociais, levando isso em conta, o “Jardim das Crianças” traz muito conhecimento e oportunidades de se conectar com a natureza e se apaixonar pela preservação dela. Criado pela jovem continuísta Luisa Rafacho, a ação cultural foi planejada para ser colocada em prática no presencial, no entanto isso não foi possível, logo, com a ajuda das ingressantes Michele Sousa e Camila Morais, que atuam com ela na Biblioteca Padre José de Anchieta, transferiram as brincadeiras e atividades do “Jardim das Crianças” em algo possível no cenário online.

O projeto teve uma chance de crescimento ainda maior, ao firmar parceria com a Biblioteca Raul Bopp, na região sudeste de São Paulo, que tem uma temática específica de meio-ambiente – recebendo apoio dos jovens Danilo de Carvalho e Jadson Gabriel. Conversamos com Luisa, como representante do “Jardim das Crianças”, para conhecer mais da ação cultural e dos mecanismos por trás dela.

“O maior valor do “Jardim das Crianças” é a natureza, o respeito ao natural, o sentimento de pertencimento à natureza em volta”, é dessa maneira que a jovem representante descreve o projeto – que é composto de vídeos nos IGTV’s das duas bibliotecas, propondo brincadeiras para crianças a partir de cinco anos, de maneira que elas possam brincar na natureza e interagir com as áreas naturais ao seu redor. Puxadas de livros com a temática da educação ambiental e das histórias indígenas, as atividades do projeto são planejadas para serem executadas com poucas pessoas e com a possibilidade de serem feitas em casa, respeitando as limitações da pandemia.

O “Jardim das Crianças” engloba essa causa de defender a natureza, que é muito presente na região preservada de Perus, onde está situada a Biblioteca Padre José de Anchieta, e nos parques em volta da Biblioteca Raul Bopp – mas também toca na luta indígena, por compreender a sua extrema importância. “A partir do momento que a gente fala sobre natureza, a gente fala dos guardiões dela, os próprios povos indígenas”, narra Luisa, acrescentando: “Então temos que apoiar essa luta, sempre que apoiamos a causa deles, estamos defendendo a natureza”.

Enquanto estava atuando presencialmente, Luisa viu muitas crianças brincando no jardim da Biblioteca Padre José de Anchieta e isso a inspirou a criar o projeto – com a pandemia e a transferência para o remoto, a jovem viu o tamanho possível do “Jardim das Crianças” e o estendeu para a Biblioteca Raul Bopp, ela e a equipe sempre criando conteúdos que utilizam uma linguagem compreensível a todos/as. Nascida no Jaraguá e sempre em contato próximo com a natureza durante sua infância, a jovem representante finaliza: “Isso tudo fez virar uma chavinha na minha cabeça, me inspirou muito sobre a necessidade de impulsionar essa relação infantil com a natureza, e é isso que eu quero fazer com o “Jardim das Crianças””.

Jardim das Crianças: jovens estão criando vídeos sobre brincadeiras infantis e ligadas à natureza
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support