Miriane, Rayanny, Tatiane e Daniel, JMC’s atuando na Supervisão de Centros Culturais e Teatros, criaram o “Guia básico para realização de processos nas plataformas IGSIS e SEI” para apoiar outros jovens, gestores e funcionários públicos.

Miriane Borges, jovem continuísta na Supervisão de Centros Culturais e Teatros

Desde o momento em que entram no Programa Jovem Monitor/a Cultural, os/as jovens já começam a aprender – seja como é a rotina em um teatro, como organizar o acervo de uma biblioteca, ou até mesmo como é o processo de contratação de artistas e produtores culturais. Essa última parte de sua atuação requer, muitas vezes, o uso dos sistemas digitais IGSIS e SEI, e normalmente fica nas mãos des JMC’s que atuam dentro da Secretaria Municipal de Cultura, em seus departamentos. 

Foi para guiar outros/as através dessas plataformas que Rayanny Salgado, Daniel Batista, Miriane Valle e Tatiane de Moura, jovens da Supervisão de Centros Culturais e Teatros, se juntaram e criaram o PIAC “Guia básico para realização de processos nas plataformas IGSIS e SEI”. Desenvolvendo um documento dinâmico, com inúmeras instruções detalhadas sobre como fazer uma contratação, eles/as esperam que muites possam aprender com ele. “Ficamos pensando que, como é um sistema que está incluído em todos espaços culturais, então esses processos têm que estar claros para todo mundo, não só para o pessoal de departamento”, conta Daniel. 

Tatiane Moura, jovem monitora continuísta na Supervisão de Centros Culturais e Teatros

Nascendo nas mãos de Miriane e Tatiane, jovens continuístas – que depois convidaram os outros dois para participar – o projeto  surgiu após uma oficina criada por elas para gestores, jovens e funcionários/as públicos/as. Esse evento, que aconteceu em janeiro, era um aulão destinado a esses profissionais para ensinar o que viria a estar no guia, focando na contratação de oficinas – que acontece naquela época do ano. Com mais de oitenta pessoas comparecendo, elas perceberam que muitas pessoas iriam se beneficiar desses ensinamentos e decidiram fazer seu PIAC – Planos de Intervenção Artístico-Cultural – sobre isso. 

Daniel Batista, jovem ingressante na Supervisão de Centros Culturais e Teatros

Os quatro se uniram e decidiram criar vídeos explicando cada pedaço do processo, guiando qualquer pessoa que precisasse mexer nas plataformas – mas essa ideia acabou não dando certo. Perceberam que desenvolver um documento escrito, tendo inclusive uma opção em vídeo, caso o leitor preferir, seria uma forma mais acessível e fácil de auxiliar o público esperado. “Eu acredito que qualquer pessoa que tiver o documento vai entender completamente esse processo de contratação”, afirma Miriane, acrescentando: “O guia foi projetado de maneira que até uma pessoa que nunca tenha visto o IGSIS ou o SEI consiga aprender a mexer na plataforma”.

Rayanny Salgado, jovem monitora ingressante na Supervisão de Centros Culturais e Teatros

Além de todas essas boas intenções por trás do “Guia básico para realização de processos nas plataformas IGSIS e SEI”, os/as jovens também conseguiram criar uma união orgânica entre a equipe – tornando-se amigos/as e desenvolvendo o projeto naturalmente, com base na atuação deles. Com reuniões constantes, Miriane, Tatiane, Daniel e Rayanny conseguiram atuar no PIAC e conhecer-se mais. Rayanny comentou: “Acho que acabando a edição, a gente fica mais tranquilo sabendo que criamos um projeto que vai se manter por muito tempo, é realmente um legado”.

Os/as jovens ficaram muito tocados/as com a recepção que o guia teve nas reuniões do NUTRE, um momento em que eles/as se juntam para trocar experiências e crescer juntos, com diversos/as jovens e gestores/as se interessando pelo projeto. “É muito maneiro ver a expectativa de todo mundo para o nosso projeto, nós não esperávamos, mas foi algo que nos encorajou muito”, narrou Daniel. 

Atualmente o projeto está finalizado, com todas as informações que eles planejavam incluir, além de um design criado por Daniel e Rayanny. Uma oportunidade de auxiliar jovens monitores/as futuros/as, misturada com a criação de uma união inquebrável entre essa equipe, o “Guia básico para realização de processos nas plataformas IGSIS e SEI” marcou muito o período de atuação de Miriane, Tatiane, Rayanny e Daniel.

Jovens monitores encontram forma de ensinar como usar as plataformas IGSIS e SEI em seu PIAC
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support