Com dois projetos completamente diferentes, as jovens monitoras Gabrielli Matiotta, Andrea Passos e Paloma Alecrim desenvolveram encontros e conteúdos cheios de positividade nas ações “Canal de Jogos da Helena Silveira” e “POR ONDE ANDO?”

Por Pedro Paulo Furlan

Na edição 2020/21 do Programa Jovem Monitor/a Cultural, os/as jovens monitores/as continuístas – que estão em seu segundo ano de formação – estão desenvolvendo, em grupos ou de maneira individual, seus próprios PIAC’s (Planos de Intervenção Artístico-Cultural). Criando oficinas, eventos, guias e quadros nas redes sociais, os/as JMC’s têm colaborado intensamente para com os espaços culturais onde atuam – diversificando suas programações, auxiliando outros/as jovens e fornecendo novos conteúdos e conhecimentos.

De maneira a celebrar essas ações, estamos produzindo matérias e posts que apresentam alguns dos muitos PIAC’s des jovens monitores/as culturais. Continue lendo para conhecer mais sobre dois desses projetos!

“CANAL DE JOGOS DA HELENA SILVEIRA”

Gabrielli Matiotta, jovem monitora continuísta na Biblioteca Helena Silveira

“Desde o início busquei realizar um projeto que permitisse que eu conhecesse e interagisse com os participantes mesmo que virtualmente”, comenta Gabrielli Matiotta, 22 anos, criadora do PIAC “Canal de Jogos da Helena Silveira”. Entrando no fim de 2019 no PJMC e atuando no modo remoto durante sua edição como continuísta, a jovem decidiu desenvolver um projeto que permitisse a criação de vínculos online entre o público da Biblioteca Helena Silveira.

Com apoio de sua gestora, Gabrielli organizou esses encontros semanais virtuais para jogar diversos games online – como “Among Us” e “Gartic” – criando esse ambiente no qual as pessoas podiam interagir, conhecer-se melhor e se divertir constantemente nessas jogatinas propostas. A jovem monitora passou um formulário para inscrição do público interessado, que obteve muitas respostas, inclusive de pessoas que conheceram as páginas da biblioteca através do PIAC, e depois criou um grupo no WhatsApp e um canal no Discord, dando início às vídeo-chamadas, ligações de áudio e trocas de mensagens fundamentais para a ação.

A adesão ao “Canal de Jogos” foi tão positiva que a atividade continuou mesmo após o período planejado por Gabrielli – que havia sugerido um cronograma de cinco encontros em primeiro momento. 

O PIAC significa muito para a JMC – que conta: “Foi o primeiro que pensei e produzi sozinha como jovem monitora”, complementando: “Consegui colocar em prática muito das formações teóricas do Programa, desde o planejamento até o momento do registro”. Além disso, ela espera que o projeto cresça cada vez mais, e que ela tenha a oportunidade de transformar o “Canal” em uma oficina presencial e conhecer em pessoa todes que jogaram com ela durante esses encontros de sua ação.

“POR ONDE ANDO?”

Andrea Passos, jovem monitora continuísta no Centro Cultural Olido

A pandemia foi e ainda é um período que impactou muito nossas vidas, trazendo grandes mudanças, emoções e dificuldades – foi sabendo dessa intensidade de sentimentos que as jovens Andrea Passos, 20 anos, e Paloma Alecrim, 25 anos, do Centro Cultural Olido, criaram seu PIAC “POR ONDE ANDO?”. Sobre o projeto, Andrea comentou: “Chegamos à conclusão de que mesmo que o dia-a-dia da pandemia tenha sido uma loucura, também vimos muitas delicadezas no nosso cotidiano, que nos fazem nos sentir bem”, acrescentando: “e daí veio a ideia de criar um PIAC com base em poesias de poetas brasileiros”.

Paloma Alecrim, jovem monitora continuísta no Centro Cultural Olido

Juntando a beleza dos pequenos momentos com poemas brasileiros, como obras autorais de Elisa Lucinda e da própria Paloma, as duas JMC’s criaram vídeos postados no Instagram do espaço cultural (@ccolido) com gravações de episódios delicados de seu cotidiano – de maneira a mostrar uma parte bonita desse período de tempo tão difícil para todes. Nos conteúdos audiovisuais do projeto, elas expuseram um pouco de seu dia-a-dia dentro da pandemia e traduziram essas muitas imagens para o público usando da forma de arte poética – incentivando as pessoas a encontrarem a poesia em todos os seus dias.

Andrea e Paloma se uniram por compartilharem de muitas experiências e já terem uma conexão entre elas, atuando juntas por dois anos já – além de seu período no Centro Cultural Olido, as duas são atrizes e pesquisadoras com imenso potencial artístico. 

A JMC Andrea Passos nos contou que ao iniciar o PIAC, ela não conhecia muito do mundo audiovisual – mas estava determinada a aprender e colocar as mãos na massa em relação ao “POR ONDE ANDO?”. Mas junto com as lições técnicas, a jovem também aprendeu muitas outras, tanto que ela nos contou: “Conheci muito nesse projeto, especialmente sobre o benefício de identificar momentos e detalhes sentimentais nas nossas vidas, com uma grande abertura de minha observação”.

Jovens monitoras oferecem um ambiente positivo dentro da pandemia com seus PIAC’s
Tags:     
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support