Fernanda Lellis
Conheça um pouco da história de Fernanda Lellis Vieira, ex-Jovem Monitora Cultural que segue entusiasmada com as possibilidades de atuação no segmento cultural.

Por Maíra Brandão

Tem conhecimento que se propaga, define valores e direciona trajetórias. E a Cultura é um desses saberes contagiantes. Criada em solo fértil, a jovem Fernanda Lellis Vieira, de 26 anos, ex-Jovem Monitora Cultural, teve contato desde cedo, através dos pais artistas, com expressões como a música, o canto e o teatro, e a partir daí foi se encontrando com e em outras linguagens artísticas, responsáveis por aguçar a sua criatividade e impulsionar as suas diversas formas de comunicação.

Foi o pai de Fernanda quem tomou conhecimento do edital do Programa Jovem Monitor Cultural (PJMC) por meio das redes sociais e compartilhou a novidade com ela. Para quem já tinha os sentidos despertados pela Cultura, as possibilidades proporcionadas pelo programa, de travessias e conexões com outras pessoas e redes a partir dos espaços culturais da cidade, se revelaram como caminho. 

Atuando na Biblioteca Ricardo Ramos, na Vila Prudente, entre 2019 e 2020, Fernanda foi se dando conta de que estava correta em sua intuição e foi colhendo os aprendizados ao longo da experiência. “Dentre as maiores lições que aprendi, está o quanto a gente se desloca e passa despercebido por vários lugares incríveis que nosso bairro ou cidade abraça, o quanto é importante ocupar os espaços culturais para que eles se mantenham latentes, vivos. O quanto o deslocamento é importante também para conhecer espaços distantes e entender a particularidade cultural de cada local da cidade. O quanto conhecer nossos direitos nos faz entender que podemos estar nestes espaços e principalmente contribuir para as mudanças deles.”, reflete a jovem.

Motivada, Vieira pretende continuar atuando na Cultura, desenvolvendo habilidades e ampliando conexões no setor da produção cultural, com o objetivo de atuar como ponte para tornar realidade diferentes projetos. “O meu maior sonho dentro da Cultura é continuar através dela: comunicar, inquietar e afetar as pessoas. É através do impulso que a Cultura proporciona que pretendo estabelecer trocas profundas com cada pessoa que por ela também se sentir atravessada.”, compartilha Fernanda. 

Inscrições – O próximo edital do Programa Jovem Monitor deverá ser lançado no primeiro semestre de 2022. Acompanhe as novidades nas redes sociais do PJMC e no site, para saber mais.

Cultura que promove pontes e atravessamentos
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support