Bailarina desde a infância e continuísta do Programa Jovem Monitor/a Cultural, Vitória Mbengue tem aprendido sobre outros aspectos da linguagem artística que escolheu como profissão

Por Maíra Brandão

Uma visita despretensiosa à uma exposição no Centro Cultural Olido, em 2018, rendeu muita conversa com uma Jovem Monitora Cultural (JMC) que trabalhava no espaço, à época, e acabou se convertendo no interesse da bailarina e arte-educadora, Vitória Mbengue, pelo Programa Jovem Monitor/a Cultural (PJMC). Em uma tentativa de resumir o percurso da aprendiz até o acesso a esta política pública, certamente foram omitidos nesta breve introdução vários percalços, etapas e obstáculos, mas o fato é que, na avaliação da própria jovem, esse caminho tem sido de muitas conquistas.

Pra quem se apresenta como “dançarina de berço”, pois desde os 5 anos de idade já sonhava em movimentar o corpo instigada pelos ritmos, ser selecionada para ingressar no PJMC, em 2019, e ainda atuar no Centro de Referência da Dança (CRD), foi uma realização. “Pra mim foi uma grande vitória, porque antes de ser JMC eu sou bailarina, atuo com dança e arte-educação, então, estar no CRD foi uma oportunidade de aprender um pouco mais sobre um dos centros culturais que eu tanto amava e frequentava, e isso também foi muito importante pra minha carreira enquanto dançarina. Me ajudou bastante a entender um outro lado do fazer dança”, conta a Jovem.

A história de Vitória com o PJMC passou por um hiato, mas ela retornou. Atualmente com 25 anos, a jovem atua como continuísta no Centro Cultural São Paulo (CCSP), e tem curtido muito aprender junto ao seu “segundo centro cultural favorito da cidade”. A bailarina elogia o coordenador da Ação Cultural do CCSP, Ramon Soares: “Ele me ensina muito sobre resistência e sobre essa coisa de trazer o papel dos pedagogos que somos pra administrar bem a cultura, poder organizar tudo e fazer com que as pessoas consigam acessar os espaços culturais”.

Como referências importantes na sua trajetória, Vitória cita também a coordenadora do PJMC na Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Juliana Gervaes, a dançarina Sylvia Aragão, e a gestora do Centro de Referência da Dança, Sulla Andreato. “A Sílvia e Juliana nem preciso falar muito porque elas são minha primeira identificação. São duas mulheres pretas poderosíssimas, fazedoras de cultura e arte, que me ajudaram muito a lidar até com algumas inseguranças que eu tinha, só por ser uma mulher preta, periférica e estar nesses espaços. E elas me mostraram que era lá mesmo que eu tinha que estar e era fazendo cultura que eu tinha que estar. Isso foi muito importante pra mim”, Mbengue continua, “Com Sulla eu aprendi sobre organização e pulso firme”. 

As experiências vão construindo conhecimentos com o passar do tempo, mas uma das principais lições que Vitória tira do Programa Jovem Monitor Cultural tem a ver com o cuidado com as relações interpessoais. “Você precisa aprender a lidar com o público, tanto o que frequenta o Centro Cultural, que vai consumir arte, quanto lidar com o artista, fazedor de arte, lidar com os funcionários… Então acho que nesses quase dois anos que estou no programa, ouvir o outro e conversar para buscar a melhor solução são os maiores aprendizados. O quanto você ter paciência e uma escuta ativa pode te ajudar a resolver problemas e manter a sua comunidade unida. O PJMC tem me ensinado a ter autonomia e poder de comunicação”, reflete Vitória.

Além de pretender seguir estudando, como caminho para ser mais assertiva em suas decisões, Vitória Mbengue carrega consigo aspirações para o futuro legítimas de quem vive em um momento histórico, econômico e social tão complexo. “Meu maior sonho é conseguir estabilidade financeira e emocional através da minha arte. Quero viver bem, que não me falte nada tanto em aspectos de sobrevivência, ter o básico, pagar o aluguel, comprar comida… até conseguir acessar novos lugares com o que a dança me proporciona. Fazer uma viagem internacional pra estudar uma técnica diferente, com o dinheiro que eu consegui com um trabalho feito com dança. Esses são os meus sonhos… E claro, dançar com a Beyoncé”, responde Vitória, entre risos. 

Vitória estuda, ensaia e aprende outros movimentos da dança
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support