A importância da terra e da espiritualidade fizeram parte das experiências da formação.

O 9 de agosto marca o Dia Internacional dos Povos Indígenas, data instituída pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), somente em 1994, para dar visibilidade às lutas pelos direitos e dignidade dos povos originários. De acordo com o IBGE, 13 mil indígenas vivem na cidade de São Paulo, sendo 3 mil em 13 aldeias mapeadas, do povo Guarani, e os demais em contexto urbano, de diferentes etnias. 

Para sensibilizar os/as Jovens Monitores/as Culturais sobre esse recorte da população, tivemos nesta segunda-feira (08) uma visita aos territórios indígenas Kalipety e Tape Mirim, na Zona Sul, e Tekoá Pyau, na Zona Norte. 

Os participantes foram muito bem acolhidos nas aldeias, tiveram oportunidade de conhecer, a partir das vivências e dos relatos das lideranças indígenas, sobre a preservação da cultura, da língua, da sobrevivência, os aspectos políticos, de demarcação terras, questões sobre saúde, pandemia, educação e espiritualidade. 

Para Thamires de Oliveira Rodrigues Braga, que atua na Coordenação de Programação da Secretaria Municipal de Cultura (CPROG), a experiência mexeu com a percepção dos jovens. “Hoje a gente teve uma vivência incrível na aldeia Tape Mirim. Algumas formações, como essa, batem muito forte na questão de sentimentos, de vivências, e a gente acaba descobrindo coisas, compartilhando com outras pessoas, que a gente não imaginava. São vivências e trocas diferentes, que com certeza enriquecem o nosso o dia-a-dia, nossa atuação nos equipamentos também”. 

A agente de formação do Programa Jovem Monitor/a Cultural, Roberta Stein, também deu um relato emocionado sobre o encontro. Com a voz embargada, contou sobre a beleza e a riqueza do encontro no território Tekoá Pyau: “O Sergio, cacique, e o Michael, liderança indígena, além de outras pessoas falaram sobre a educação na aldeia, a preservação da língua, dos costumes, da cultura, do desafio de viver em território urbano. Vimos um pouco das suas rezas, comemos da mesma comida, experimentamos o arco e flecha… Tento explicar, mas nada vai traduzir o que é você ir pessoalmente e visitar a aldeia indígena. A gente sempre aprende muito com os saberes, com tudo o que eles passam pra gente, da forma de vida mesmo”. 

Confira alguns momentos na galeria:

Formação Agosto Indígena proporciona vivências
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support