Foto de Liduína Lins (coordenadora geral do PJMC) e Patrícia Piquera (gerente do Sesc Carmo)
Liduína Lins (coordenadora geral do PJMC) e Patrícia Piquera (gerente do Sesc Carmo)

O Sesc Carmo abriu as portas para receber os Jovens Monitores/as Culturais. No dia 22 de agosto, eles participaram de uma formação presencial na unidade. Colaboradores apresentaram a história do Sesc (Serviço Social do Comércio) – que possui mais de 70 anos – , as programações da unidade, como a entidade se financia e, principalmente, a parte que mais se conecta aos jovens: quais são as possibilidades para atuar no Sesc na área de cultura. 

“Ao longo desses anos, o Sesc inovou ao introduzir novos modelos de ação cultural que não são encontrados em nenhuma parte do mundo, tendo a educação como pressuposto para a transformação social”, explica Sandra Leibovici, coordenadora de programação, que conduziu uma das apresentações.

A formação contou com a participação de animadoras culturais do Sesc Carmo. Elas explicam que esse cargo costuma ser a “porta de entrada” na área de programação cultural do Sesc e que, portanto, oferece oportunidade aos jovens. Os/as animadores/as desenvolvem ações educativas em programas socioculturais, por meio de criação e gestão de projetos. A contratação se dá por meio de processos seletivos divulgados nos portais de cada unidade. 

Os jovens também têm a opção de enviar propostas de projetos culturais para serem construídos junto ao Sesc e integrar a programação da unidade. No caso do Sesc Carmo, propostas podem ser enviadas para o e-mail programacao.carmo@sescsp.org.br.

Wallace Farias, Jovem Monitor Cultural, afirma que o dia foi bem aproveitado: “O Sesc é um  grande empregador da classe artística e viabilizador de projetos, e nessa formação deu pra entender que isso se dá através de uma visão de gestão e aplicação dos recursos financeiros”, destaca.

Ator e bailarino, o jovem conta que saiu da formação pensando nas possibilidades de atuação no Sesc. “Isso me fez vibrar. Eu penso em ser um colaborador mais voltado para a área da programação cultural, que eu achei muito interessante”, diz. 

Confira algumas fotos do evento, por Wagner Francisco Pinho, fotógrafo do Sesc Carmo:

Sesc apresenta possibilidades profissionais para jovens monitores/as culturais
Tags:         
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support