Foto de Liduína Lins (coordenadora geral do PJMC) e Patrícia Piquera (gerente do Sesc Carmo)
Liduína Lins (coordenadora geral do PJMC) e Patrícia Piquera (gerente do Sesc Carmo)

O Sesc Carmo abriu as portas para receber os Jovens Monitores/as Culturais. No dia 22 de agosto, eles participaram de uma formação presencial na unidade. Colaboradores apresentaram a história do Sesc (Serviço Social do Comércio) – que possui mais de 70 anos – , as programações da unidade, como a entidade se financia e, principalmente, a parte que mais se conecta aos jovens: quais são as possibilidades para atuar no Sesc na área de cultura. 

“Ao longo desses anos, o Sesc inovou ao introduzir novos modelos de ação cultural que não são encontrados em nenhuma parte do mundo, tendo a educação como pressuposto para a transformação social”, explica Sandra Leibovici, coordenadora de programação, que conduziu uma das apresentações.

A formação contou com a participação de animadoras culturais do Sesc Carmo. Elas explicam que esse cargo costuma ser a “porta de entrada” na área de programação cultural do Sesc e que, portanto, oferece oportunidade aos jovens. Os/as animadores/as desenvolvem ações educativas em programas socioculturais, por meio de criação e gestão de projetos. A contratação se dá por meio de processos seletivos divulgados nos portais de cada unidade. 

Os jovens também têm a opção de enviar propostas de projetos culturais para serem construídos junto ao Sesc e integrar a programação da unidade. No caso do Sesc Carmo, propostas podem ser enviadas para o e-mail programacao.carmo@sescsp.org.br.

Wallace Farias, Jovem Monitor Cultural, afirma que o dia foi bem aproveitado: “O Sesc é um  grande empregador da classe artística e viabilizador de projetos, e nessa formação deu pra entender que isso se dá através de uma visão de gestão e aplicação dos recursos financeiros”, destaca.

Ator e bailarino, o jovem conta que saiu da formação pensando nas possibilidades de atuação no Sesc. “Isso me fez vibrar. Eu penso em ser um colaborador mais voltado para a área da programação cultural, que eu achei muito interessante”, diz. 

Confira algumas fotos do evento, por Wagner Francisco Pinho, fotógrafo do Sesc Carmo:

Sesc apresenta possibilidades profissionais para jovens monitores/as culturais
Tags: