Na segunda-feira (15), as turmas de Jovens Monitores Culturais espalharam-se novamente por São Paulo para a etapa de formação teórica presencial do programa.

Um dos grupos visitou o Teatro de Contêiner, espaço fundado em 2016 pela Cia Mungunzá de Teatro, no bairro da Santa Ifigênia, região central da cidade. A proposta era debater com profundidade e complexidade as questões que permeiam esse território.

A turma foi recebida com uma performance de Lucas Bêdo, ator e integrante da companhia, que também contou sobre o processo de fundação do Teatro. Antes da intervenção da Cia, o terreno municipal estava desassistido e não exercia função pública. Surgiu então a ideia de ocupá-lo autonomamente com um equipamento cultural plural, em diálogo com outros coletivos que já atuavam na região.

Lucas explicou as dificuldades e particularidades da construção do espaço, que foi literalmente montado a partir de contêiners, e convidou representantes de todos os coletivos que agora colaboram com o Teatro.

Um dos coletivos, o Centro de Convivência – É de Lei, que atua na Sé e no Teatro, começou a conversa trazendo a perspectiva da redução de danos no tratamento e acompanhamento de pessoas com dependência química.

Em seguida, um representante do Seminário “Cracolândia em Emergência” fez um apanhado histórico sobre a região da Luz, explicando todas as disputas imobiliárias e narrativas travadas no território.

À tarde, Raphael Escobar & Átila, dos grupos Pagode Na Lata, Paulestinos e Birico destacaram a importância de retomar a autonomia das pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade. Organizando rodas de pagode e apresentações com artistas de diferentes condições sociais que convivem no território, os coletivos formam uma rede solidária que contribui para a independência financeira de cada integrante.


Movido pela pergunta “Você tem fome de quê?”, o Instituto Luz Do Faroeste veio logo depois e contou que também atua na região de forma abrangente, misturando distribuição de alimentos e eventos culturais para saciar “todos os tipos de apetite”, inclusive o cultural.

Dando continuidade às apresentações, o Coletivo Tem Sentimento participou em grande estilo com um desfile de roupas produzidos em oficinas de costura que são oferecidas para mulheres cis e trans da região. A organização busca, através da capacitação em corte, costura e economia criativa, criar alternativas de geração de renda para as suas alunas.

Para finalizar o encontro, o coletivo, Teto Trampo e Tratamento explicou o modelo de políticas públicas de assistência social conhecido como housing first (moradia em primeiro lugar), e se apresentou com performances dos integrantes, em um show que contou com palhaçaria, rap e soul e animou toda a plateia.

Jovens Monitores participam de formação teórica no Teatro de Contêiner, no centro da cidade
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support