Expediente

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DE SÃO PAULO

Prefeito: RICARDO Nunes

Secretária de Cultura: ALINE Torres

Secretário adjunto de Cultura: THIAGO Lobo

Chefe de gabinete: ROGÉRIO Custodio de Oliveira

Supervisão da Formação (SFC): LÍGIA Jalantonio


PROGRAMA JOVEM MONITOR CULTURAL

Coordenação Geral: JULIANA Gervaes

Coordenação Pedagógica: AMILCAR Ferraz Farina

Estagiárias: LAÍSA Rodrigues Marcondes e Diego Santos Alves

MIGUEL Prata | Coordenador Geral
Artista, professor e gestor cultural. Mestre em Teoria e Prática do Teatro pela ECA/USP. Atuou como Coordenador dos Programas Vocacional e PIÁ pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, contribuindo também na implementação das primeiras edições do Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância
(PIAPI) e do Território Hip-Hop.
YONARA Dantas | Coordenadora Pedagógica
Produtora, Artista e Pesquisadora da Cidade de São Paulo nas
áreas de Artes. (Música, Teatro e Performance) e Ciências Humanas, Yonara é formada na UFSJ, doutora (USP) em Psicologia e possui pós-doutorado em Música. (ECA-USP). É também professora na
Escola Superior de Artes Cênicas – Célia Helena e
Fundação das Artes de São Caetano do Sul.
EDMÉIA Vieira Bernardo Rodrigues | Supervisora Pedagógica
Formada em Licenciatura em Artes Visuais, Edméia também é graduada em Artes Dramáticas pelo Teatro-Escola Célia Helena.  Por 16 anos, trabalhou na área administrativa e nas atividades pedagógicas da Casa do Teatro e atuou como Assistente de Produção em Audiovisual, de conteúdo digital e do
Grupo Musical – Ôctôctô.
BRUNO Dantas | Analista de Dados
Artista, graduado Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela UAM (Anhembi Morumbi). Cursou Introdução a Ciência de Computação (CC50), Iniciação Teatral em Múltiplas Linguagens pelo SESI, e Teatro Profissionalizante pelo ETA (Estúdio de Treinamento Artístico). Atuou como analista, e atualmente está cursando Técnico de Iluminação no Teatro Maria Della Costa..
VITOR Beira Fernandes | Analista de Projetos
Formado em Licenciatura em Artes Visuais e pós-graduando em Gestão de Projetos, Vitor foi atuante na educação há 5 anos, realizando facilitação da aprendizagem, orientação educacional para jovens. Como Professor no ensino formal, atuou em colégios particulares/ públicos e no ensino informal, como orientador em instituições de capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social.
WILL Lima | Analista de Formação
Homem Preto, Mineiro e Plural. Pedagogo, Administrador, Professor, Artista Educador do Corpo, Dança e Movimento.
Pós Graduado em Dança e Consciência Corporal pela Universidade  Estácio de Sá. Facilitador e formador em arte educação pela Lei 11.645/2008 e  pesquisador das temáticas transversais em arte educação, cidadania, políticas públicas culturais e educação étnico racial para a negritude. Will atuou como formador cultural na rede SENAC/SP, SME-DRE Ipiranga, Fábrica de Cultura e em escolas particulares de ensino infantil, fundamental e médio. Íntegra a rede de pesquisa em Africanidades, Literatura Infantil e Circularidades da UFABC. Gestor da Sankofa Gestão e Produção Cultural. Coordenou o Programa de Iniciação Artística – PIÁ, nas edições 2020, 2021 e 2022 pela Secretaria Municipal de
Cultura de São Paulo.
ISADORA Maldonado | Analista de Comunicação
Formada em Audiovisual pela ECA, Isadora já trabalhou com Comunicação e Audiovisual em Festivais de Cinema, Redações de Jornal, Produtoras e Agências de Publicidade nas áreas de coordenação, produção e redação.
NATHALIA Yohana Makiyama | Auxiliar Administrativo
Nathalia possui boa experiência na área administrativa, com atendimento ao público e responsável no controle de agendamentos de carros, telefonista, controle de processos, protocolos, rotina de departamento de pessoal e produção.
BRUNO Vaz | Agente de Formação Cultural.
(Butantã Pinheiros)
É ator, educador e gestor cultural, desde 2007. Formado na Escola de Arte Dramática da USP e pós-graduado em Interpretação para Musical na Célia Helena (SP), atuou como Artista-Educador no Programa de Iniciação Artística (PIÁ), no Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância (PIAPI) e nos Centros Culturais da Prefeitura de Diadema (SP).
ELAINE Maria da Silva | Agente de Formação Cultural.
(Leste Itaquera Guaianases Cidade Tiradentes)

Elaine Maria é mestra em educação (UFAL), especialista em educação musical (FPA) e licenciada em Música (UFAL). Desde 2008 atua profissionalmente como musicista, educadora e formadora. Já participou em 7 edições do Piá como artista educadora de música, área artística pedagógica e em 2022 foi coordenadora artística pedagógica. No ano de 2021 participou da equipe de implementação do Piapi na função de coordenadora artística pedagógica. Atualmente pesquisa sobre educação infantil e educação musical na linha formação, culturas, infâncias e multilinguagens.
GUSTAV Courbet | Agente de Formação Cultural.
(Capela do Socorro Parelheiros)
Gustav Courbet é travesti preta, multi-artista, coreógrafa, educadora, performer e preparadora corporal. Fez parte de companhias de dança e teatro em São Paulo e atualmente desenvolve o projeto independente “”Corpo Presente””. Foi educadora em diversas ONGs e Centros de Acolhimento para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social nas periferias de São Paulo, utilizando das linguagens artísticas para promover a reflexão sobre questões de gênero, identidade e pluralidades de corpos. Em 2023 assume o cargo de Coordenadora Artístico Pedagógica no PROGRAMA PIÁ de Iniciação Artística da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo..
JHOAO Junnior | Agente de Formação Cultural.
(Penha Mooca)

Jhoao Junnior
é contador de histórias, ator e diretor Teatral. Formado em Artes cênicas pela UFRN e com especialização narração artística pela Casa Tombada – São Paulo dirigiu e atuou em diversos espetáculos para crianças. É fundador e ex-membro do Coletivo Estopo Balaio dirigindo os espetáculos A cidade dos rios invisíveis e Nos trilhos abertos de um leste migrante. É idealizador e gestor do projeto O Jardim voltado para a relação entre infâncias, natureza e cultura..
JULIANA Alves Frade | Agente de Formação Cultural.
(Lapa Pirituba Perus)
Com formação em Ciências Sociais pela USP, Juliana Alves é pesquisadora na área de etnologia indígena com enfoque em Cosmopolítica Amazônica e questões ambientais. Faz parte do Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos (CEMA-USP) e com experiência em projetos culturais e políticas públicas, participou do PJMC em 2014-2015, acompanhando alguns coletivos
fomentados pelo Programa VAI.
KARIN Luz | Agente de Formação Cultural.
(Santana Jaçanã Tremembé)
A Agente de Formação Cultural da região Santana Jaçanã Tremembé, é Coordenadora Técnica indisciplinar há 10 anos. Atualmente está graduando em Serviço Social, com intenção de Pós em Ciências Sociais.
LARISA Pina | Agente de Formação Cultural.
(Sé)
Artista visual e arte educadora, licenciada em Artes Visuais e técnica em Processos Fotográficos, ex-jovem monitora cultural, lecionou durante 5 anos como professora de Artes na rede municipal de Ilhabela, idealizadora projeto Reciclados de Skate (2016) onde também produz oficinas culturais, atualmente é professora de Processos Fotográficos na ETEC – Tiquatira e
Agente de Formação Cultural no PJMC.
MÔNICA Ramos | Agente de Formação Cultural.
(Ipiranga Jabaquara)
Licenciando Artes Visuais pela FMU, a formada em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi, Monica trabalhou como arte educadora e educadora social em CCA’s e CDCM nas regiões da zona sul e zona oeste. Atuou como narradora de histórias de vida, de mulheres feministas com uma pesquisa que aliava histórias e artes manuais. Pesquisa a intervenção urbana através do crochê, e acredita que linhas e novelos também podem ser uma maneira de colorir a cidade.
NANCY Teixeira | Agente de Formação Cultural.
(Itaim São Miguel)
Cursando Pós em Arte terapia Sistêmica, Nancy é Aprendiz Griô pela Pedagogia Griô. Desde 2016 atua na execução de programas na área da cultura, educação e social, tendo como base de estudo a Cultura Tradicional Brasileira. Arte educadora desde 2018, e atuante em Artes Visuais na SMC, Nany é integrante do Batakerê – Grupo de Dança e Pesquisa da Cultura Popular Brasileira a partir da a capoeira e o diálogo entre o tradicional, popular e urbano..
PAULO Emílio | Agente de Formação Cultural.
(Santo Amaro Campo Limpo M’boi)
Graduado em Produção Audiovisual no centro Universitário SENAC com Pós-graduação em Gestão de Projetos Culturais no CELACC e Comunicação da ECA, Paulo Emílio atua há 15 anos como coordenador, produtor e educador em projetos culturais no terceiro setor. Trabalhou em diversas organizações sociais (Canal Futura, Cidade Escola Aprendiz, Poesis, Viração, Museu Judaico de SP, SESC, CENPEC, CEDECA), com o público jovem em projetos sobre memórias, fotografia, produção audiovisual, produção cultural, diversidade e cultura popular.
RAFAEL Guerche | Agente de Formação Cultural.
(Líbero Badaró)
Rafael Guerche é ator, diretor e poeta. Formado pela Escola Livre de Teatro, SP Escola de Teatro e Universidade Federal de São Paulo. É diretor do coletivo A Inacabada Cia., onde dirigiu o espetáculo Meninos também amam. Em 2016 e 2017 atuou como Jovem Monitor Cultural. Atualmente também leciona literatura na Rede Pública Estadual de Ensino..
THIAGO Silva | Agente de Formação Cultural.
(Freguesia Brasilândia)
Morador da Vila Brasilândia. Arte-Educador, Agitador Cultural, Dramaturgo e Ator nas periferias de São Paulo. Formado em Teatro com pós-graduação nas áreas de Educação Social e Gestão de Projetos com foco no Terceiro Setor. Já foi Jovem-Monitor e Gestor de espaços culturais. Dedica sua pesquisa e carreira para a valorização da cultura popular e ao reconhecimento da cultura periférica como linguagem.
Vinícius Bernardo | Agente de Formação Cultural.
(Aricanduva Sapopemba)
Vinícius Bernardo é curioso do movimento, da poesia e da imaginação. Também é ator (EAD/ECA/USP), professor de teatro (FPA-SP) e de Ioga. Estuda no Programa Avançado em Gestão Pública do INSPER. É pesquisador na Associação Redes da Maré (RJ) e dança no projeto “Amor Catastrófico” de Luciane Ramos-Silva. Foi Coordenador Artístico Pedagógico no Programa Vocacional da prefeitura de SP.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support