Expediente

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DE SÃO PAULO

Prefeito: RICARDO Nunes

Secretária de Cultura: LÍGIA Jalantonio

Secretário adjunto de Cultura: THIAGO Lobo

Chefe de gabinete: ROGÉRIO Custodio de Oliveira

Supervisão da Formação (SFC): LÍGIA Jalantonio

PROGRAMA JOVEM MONITOR CULTURAL

Coordenação Geral: JULIANA Gervaes

Coordenação Pedagógica: ARIELLE Paro

MIGUEL Prata | Coordenador Geral
Artista, professor e gestor cultural. Mestre em Teoria e Prática do Teatro pela ECA/USP. Atuou como Coordenador dos Programas Vocacional e PIÁ pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, contribuindo também na implementação das primeiras edições do Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância
(PIAPI) e do Território Hip-Hop.
YONARA Dantas | Coordenadora Pedagógica
Produtora, Artista e Pesquisadora da Cidade de São Paulo nas
áreas de Artes. (Música, Teatro e Performance) e Ciências Humanas, Yonara é formada na UFSJ, doutora (USP) em Psicologia e possui pós-doutorado em Música. (ECA-USP). É também professora na
Escola Superior de Artes Cênicas – Célia Helena e
Fundação das Artes de São Caetano do Sul.
EDMÉIA Vieira Bernardo Rodrigues | Supervisora Pedagógica
Formada em Licenciatura em Artes Visuais, Edméia também é graduada em Artes Dramáticas pelo Teatro-Escola Célia Helena.  Por 16 anos, trabalhou na área administrativa e nas atividades pedagógicas da Casa do Teatro e atuou como Assistente de Produção em Audiovisual, de conteúdo digital e do
Grupo Musical – Ôctôctô.
WILL Lima | Analista de Gestão Pedagógica
Homem Preto, Mineiro e Plural. Pedagogo, Gestor Cultural, Professor, Artista Educador do Corpo, Dança e Movimento.
Pós Graduado em Dança e Consciência Corporal pela Universidade  Estácio de Sá. Facilitador e formador em arte educação pela Lei 11.645/2008 e  pesquisador das temáticas transversais em arte educação, cidadania, políticas públicas culturais e educação étnico racial para a negritude. Will atuou como formador cultural na rede SENAC/SP, SME-DRE Ipiranga, Fábrica de Cultura e em escolas particulares de ensino infantil, fundamental e médio. Íntegra a rede de pesquisa em Africanidades, Literatura Infantil e Circularidades da UFABC. Gestor da Sankofa Gestão e Produção Cultural. Coordenou o Programa de Iniciação Artística – PIÁ, nas edições 2020, 2021 e 2022 pela Secretaria Municipal de
Cultura de São Paulo.
VITOR Beira Fernandes | Analista de Projetos
Formado em Licenciatura em Artes Visuais e pós-graduando em Gestão de Projetos, Vitor foi atuante na educação há 5 anos, realizando facilitação da aprendizagem, orientação educacional para jovens. Como Professor no ensino formal, atuou em colégios particulares/ públicos e no ensino informal, como orientador em instituições de capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social.
NATHALIA Yohana Makiyama | Auxiliar Administrativo
Nathalia possui boa experiência na área administrativa, com atendimento ao público e responsável no controle de agendamentos de carros, telefonista, controle de processos, protocolos, rotina de departamento de pessoal e produção.
ALEX Mendes | Psicólogue
Profissional de Psicologia, Psicanálista, Artista e Articuladore Social. Atualmente, integra coletivos de psicologia e artísticos e realiza rodas de conversa, sensibilizações e pesquisas sobre a temática de identidade de gênero, sexualidades e suas intersecções.. Atuou na articulação social do Centro de Cidadania LGBTI Sul, oferecendo atendimento à população LGBTQIAPN+. trabalhou como arte-educador em CCAs e projetos sociais na região de Heliópolis e realizou trabalhos em hospitais e instituições de Psicologia, com foco na violência doméstica e no atendimento clínico.
LUCAS César Garcia | Analista de Pesquisa e Observatório
Gestor de Políticas Públicas pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH-USP), possui experiência em gestão de projetos de impacto social, atuando em processos de desenvolvimento de lideranças, coletivos e organizações sociais periféricas de todo o Brasil. Pesquisador e pedestre estuda a relação das pessoas com a cidade a fim de entender comunidades e vivências urbanas.
BRUNO Vaz | Agente de Formação Cultural
Butantã Pinheiros
É ator, educador e gestor cultural, desde 2007. Formado na Escola de Arte Dramática da USP e pós-graduado em Interpretação para Musical na Célia Helena (SP), atuou como Artista-Educador no Programa de Iniciação Artística (PIÁ), no Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância (PIAPI) e nos Centros Culturais da Prefeitura de Diadema (SP).
DANIELA Dams | Agente de Formação Cultural
Santana Jaçanã Tremembé
Daniela Dams é atriz há mais de 20 anos. Trabalha em Cinema, Teatro, TV e Arte-Educação desde 2001. Formada em Marketing pela Universidade Mackenzie em 2002, trabalhou como professora de inglês e teatro durante 18 anos na rede de escolas Red Balloon. Foi aluna da Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André, e  participou do curso “Introdução ao Método do Ator” dirigido pelo mestre Antunes Filho no CPT – Centro de Pesquisa Teatral. Em 2021, ganhou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no Festival Guarnicê de Cinema por sua atuação no filme “Ivan” , dirigido por Daniel Manzini. Pesquisa Teatro, Cinema,  Arte Educação e acredita na Cultura como ferramenta de transformação social.
ELAINE Maria da Silva | Agente de Formação Cultural
Itaquera Guaianases Cidade Tiradentes

Elaine Maria é mestra em educação (UFAL), especialista em educação musical (FPA) e licenciada em Música (UFAL). Desde 2008 atua profissionalmente como musicista, educadora e formadora. Já participou em 7 edições do Piá como artista educadora de música, área artística pedagógica e em 2022 foi coordenadora artística pedagógica. No ano de 2021 participou da equipe de implementação do Piapi na função de coordenadora artística pedagógica. Atualmente pesquisa sobre educação infantil e educação musical na linha formação, culturas, infâncias e multilinguagens.
GUSTAV Courbet | Agente de Formação Cultural
Capela do Socorro Parelheiros
Gustav Courbet é travesti preta, multi-artista, coreógrafa, educadora, performer e preparadora corporal. Fez parte de companhias de dança e teatro em São Paulo e atualmente desenvolve o projeto independente “”Corpo Presente””. Foi educadora em diversas ONGs e Centros de Acolhimento para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social nas periferias de São Paulo, utilizando das linguagens artísticas para promover a reflexão sobre questões de gênero, identidade e pluralidades de corpos. Em 2023 assume o cargo de Coordenadora Artístico Pedagógica no PROGRAMA PIÁ de Iniciação Artística da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo..
JHOAO Junnior | Agente de Formação Cultural.
Penha Mooca

Jhoao Junnior
é contador de histórias, ator e diretor Teatral. Formado em Artes cênicas pela UFRN e com especialização narração artística pela Casa Tombada – São Paulo dirigiu e atuou em diversos espetáculos para crianças. É fundador e ex-membro do Coletivo Estopo Balaio dirigindo os espetáculos A cidade dos rios invisíveis e Nos trilhos abertos de um leste migrante. É idealizador e gestor do projeto O Jardim voltado para a relação entre infâncias, natureza e cultura..
JULIANA Alves Frade | Agente de Formação Cultural
Lapa Pirituba Perus
Com formação em Ciências Sociais pela USP, Juliana Alves é pesquisadora na área de etnologia indígena com enfoque em Cosmopolítica Amazônica e questões ambientais. Faz parte do Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos (CEMA-USP) e com experiência em projetos culturais e políticas públicas, participou do PJMC em 2014-2015, acompanhando alguns coletivos
fomentados pelo Programa VAI.
LARISSA Pina | Agente de Formação Cultural

Artista visual e arte educadora, licenciada em Artes Visuais e técnica em Processos Fotográficos, ex-jovem monitora cultural, lecionou durante 5 anos como professora de Artes na rede municipal de Ilhabela, idealizadora projeto Reciclados de Skate (2016) onde também produz oficinas culturais, atualmente é professora de Processos Fotográficos na ETEC – Tiquatira e
Agente de Formação Cultural no PJMC.
MÔNICA Ramos | Agente de Formação Cultural.
Ipiranga Jabaquara
Licenciando Artes Visuais pela FMU, a formada em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi, Monica trabalhou como arte educadora e educadora social em CCA’s e CDCM nas regiões da zona sul e zona oeste. Atuou como narradora de histórias de vida, de mulheres feministas com uma pesquisa que aliava histórias e artes manuais. Pesquisa a intervenção urbana através do crochê, e acredita que linhas e novelos também podem ser uma maneira de colorir a cidade.
NANCY Teixeira | Agente de Formação Cultural.
Itaim São Miguel
Cursando Pós em Arte terapia Sistêmica, Nancy é Aprendiz Griô pela Pedagogia Griô. Desde 2016 atua na execução de programas na área da cultura, educação e social, tendo como base de estudo a Cultura Tradicional Brasileira. Arte educadora desde 2018, e atuante em Artes Visuais na SMC, Nany é integrante do Batakerê – Grupo de Dança e Pesquisa da Cultura Popular Brasileira a partir da a capoeira e o diálogo entre o tradicional, popular e urbano..
PAULO Emílio | Agente de Formação Cultural
Santo Amaro Campo Limpo M’boi
Graduado em Produção Audiovisual no centro Universitário SENAC com Pós-graduação em Gestão de Projetos Culturais no CELACC e Comunicação da ECA, Paulo Emílio atua há 15 anos como coordenador, produtor e educador em projetos culturais no terceiro setor. Trabalhou em diversas organizações sociais (Canal Futura, Cidade Escola Aprendiz, Poesis, Viração, Museu Judaico de SP, SESC, CENPEC, CEDECA), com o público jovem em projetos sobre memórias, fotografia, produção audiovisual, produção cultural, diversidade e cultura popular.
RAFAEL Guerche | Agente de Formação Cultural
Líbero Badaró
Rafael Guerche é ator, diretor e poeta. Formado pela Escola Livre de Teatro, SP Escola de Teatro e Universidade Federal de São Paulo. É diretor do coletivo A Inacabada Cia., onde dirigiu o espetáculo Meninos também amam. Em 2016 e 2017 atuou como Jovem Monitor Cultural. Atualmente também leciona literatura na Rede Pública Estadual de Ensino..
THIAGO Silva | Agente de Formação Cultural
Freguesia Brasilândia
Morador da Vila Brasilândia. Arte-Educador, Agitador Cultural, Dramaturgo e Ator nas periferias de São Paulo. Formado em Teatro com pós-graduação nas áreas de Educação Social e Gestão de Projetos com foco no Terceiro Setor. Já foi Jovem-Monitor e Gestor de espaços culturais. Dedica sua pesquisa e carreira para a valorização da cultura popular e ao reconhecimento da cultura periférica como linguagem.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support