Expediente

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DE SÃO PAULO

Prefeito: RICARDO Nunes

Secretária de Cultura: LÍGIA Jalantonio

Secretário adjunto de Cultura: THIAGO Lobo

Chefe de gabinete: ROGÉRIO Custodio de Oliveira

Supervisão da Formação (SFC): LÍGIA Jalantonio


PROGRAMA JOVEM MONITOR CULTURAL

Coordenação Geral: JULIANA Gervaes

Coordenação Pedagógica: ARIELLE Paro

Estagiário: ENZO Lima


Equipe AEMC

MIGUEL Prata | Coordenador Geral
Artista, professor e gestor cultural. Mestre em Teoria e Prática do Teatro pela ECA/USP. Atuou como Coordenador dos Programas Vocacional e PIÁ pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, contribuindo também na implementação das primeiras edições do Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância
(PIAPI) e do Território Hip-Hop.

YONARA Dantas | Coordenadora Pedagógica
Produtora, Artista e Pesquisadora da Cidade de São Paulo nas
áreas de Artes. (Música, Teatro e Performance) e Ciências Humanas, Yonara é formada na UFSJ, doutora (USP) em Psicologia e possui pós-doutorado em Música. (ECA-USP). É também professora na
Escola Superior de Artes Cênicas – Célia Helena e
Fundação das Artes de São Caetano do Sul.

EDMÉIA Vieira Bernardo Rodrigues | Supervisora Pedagógica
Formada em Licenciatura em Artes Visuais, Edméia também é graduada em Artes Dramáticas pelo Teatro-Escola Célia Helena.  Por 16 anos, trabalhou na área administrativa e nas atividades pedagógicas da Casa do Teatro e atuou como Assistente de Produção em Audiovisual, de conteúdo digital e do
Grupo Musical – Ôctôctô.

WILL Lima | Analista de Gestão Pedagógica
Homem Preto, Mineiro e Plural. Pedagogo, Gestor Cultural, Professor, Artista Educador do Corpo, Dança e Movimento.
Pós Graduado em Dança e Consciência Corporal pela Universidade  Estácio de Sá. Facilitador e formador em arte educação pela Lei 11.645/2008 e  pesquisador das temáticas transversais em arte educação, cidadania, políticas públicas culturais e educação étnico racial para a negritude. Will atuou como formador cultural na rede SENAC/SP, SME-DRE Ipiranga, Fábrica de Cultura e em escolas particulares de ensino infantil, fundamental e médio. Íntegra a rede de pesquisa em Africanidades, Literatura Infantil e Circularidades da UFABC. Gestor da Sankofa Gestão e Produção Cultural. Coordenou o Programa de Iniciação Artística – PIÁ, nas edições 2020, 2021 e 2022 pela Secretaria Municipal de
Cultura de São Paulo.

ADYEL Beatriz | Analista de Comunicação
De Diadema, ABCD Paulista, Adyel é jornalista e comunicóloga social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi analista de comunicação do Nexo Jornal, também trabalhou na Rede de Observatórios da Segurança. Produziu o podcast Palimpsesto, além de reportagens para o Projeto Colabora. Pesquisa políticas públicas, segurança pública, cultura e cidades.

BRUNO Vaz | Agente de Formação Cultural
Butantã-Pinheiros
É ator, educador e gestor cultural, desde 2007. Formado na Escola de Arte Dramática da USP e pós-graduado em Interpretação para Musical na Célia Helena (SP), atuou como Artista-Educador no Programa de Iniciação Artística (PIÁ), no Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância (PIAPI) e nos Centros Culturais da Prefeitura de Diadema (SP).

GUSTAV Courbet | Agente de Formação Cultural
Capela do Socorro-Parelheiros
Gustav Courbet é travesti preta, multi-artista, coreógrafa, educadora, performer e preparadora corporal. Fez parte de companhias de dança e teatro em São Paulo e atualmente desenvolve o projeto independente “”Corpo Presente””. Foi educadora em diversas ONGs e Centros de Acolhimento para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social nas periferias de São Paulo, utilizando das linguagens artísticas para promover a reflexão sobre questões de gênero, identidade e pluralidades de corpos. Em 2023 assume o cargo de Coordenadora Artístico Pedagógica no PROGRAMA PIÁ de Iniciação Artística da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

LARISSA Pina | Agente de Formação Cultural

Artista visual e arte educadora, licenciada em Artes Visuais e técnica em Processos Fotográficos, ex-jovem monitora cultural, lecionou durante 5 anos como professora de Artes na rede municipal de Ilhabela, idealizadora projeto Reciclados de Skate (2016) onde também produz oficinas culturais, atualmente é professora de Processos Fotográficos na ETEC – Tiquatira e
Agente de Formação Cultural no PJMC.

MARIA Gabriela Felipe | Agente de Formação Cultural
Líbero
Artista do teatro e educadora. Graduada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto. Maria Gabi estudou Teatro durante um semestre na Escola Superior de Música e Artes Espetáculo, na cidade do Porto- Portugal.
Mineira, vivendo em São Paulo há dez anos. Desde 2016 é integrante e co-fundadora do Núcleo Negro de Pesquisa e Criação (NNPC). Atualmente dirige o espetáculo Despedida- o que acontece quando crianças e bonecas crescem?, do coletivo DazAves.

NICOLE Pinheiro | Historiadora e Produtora
Nicole é formada em História da Arte pela UNIFESP e mestranda em estudos culturais pela EACH/USP, atua como produtora cultural, educadora, pesquisadora e artista visual. Coordenadora do projeto EmpoderArte de residência artística e produção de exposições de artes visuais de artistas mulheres negras guarulhenses, cidade onde nasceu e cresceu.

VITOR Beira Fernandes | Analista de Projetos
Formado em Licenciatura em Artes Visuais e pós-graduando em Gestão de Projetos, Vitor foi atuante na educação há 5 anos, realizando facilitação da aprendizagem, orientação educacional para jovens. Como Professor no ensino formal, atuou em colégios particulares/ públicos e no ensino informal, como orientador em instituições de capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social.

ALEX Mendes | Psicólogue
Profissional de Psicologia, Psicanálista, Artista e Articuladore Social. Atualmente, integra coletivos de psicologia e artísticos e realiza rodas de conversa, sensibilizações e pesquisas sobre a temática de identidade de gênero, sexualidades e suas intersecções.. Atuou na articulação social do Centro de Cidadania LGBTI Sul, oferecendo atendimento à população LGBTQIAPN+. trabalhou como arte-educador em CCAs e projetos sociais na região de Heliópolis e realizou trabalhos em hospitais e instituições de Psicologia, com foco na violência doméstica e no atendimento clínico.

DANIELA Dams | Agente de Formação Cultural
Santana, Jaçanã e Tremembé
Daniela é atriz há mais de 20 anos. Trabalha em Cinema, Teatro, TV e Arte-Educação desde 2001. Formada em Marketing pela Universidade Mackenzie em 2002, trabalhou como professora de inglês e teatro durante 18 anos na rede de escolas Red Balloon. Foi aluna da Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André, e  participou do curso “Introdução ao Método do Ator” dirigido pelo mestre Antunes Filho no CPT – Centro de Pesquisa Teatral. Em 2021, ganhou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no Festival Guarnicê de Cinema por sua atuação no filme “Ivan” , dirigido por Daniel Manzini. Pesquisa Teatro, Cinema,  Arte Educação e acredita na Cultura como ferramenta de transformação social.

JHOAO Junnior | Agente de Formação Cultural.
Penha-Mooca

É contador de histórias, ator e diretor Teatral. Formado em Artes cênicas pela UFRN e com especialização narração artística pela Casa Tombada – São Paulo dirigiu e atuou em diversos espetáculos para crianças. É fundador e ex-membro do Coletivo Estopo Balaio dirigindo os espetáculos A cidade dos rios invisíveis e Nos trilhos abertos de um leste migrante. É idealizador e gestor do projeto O Jardim voltado para a relação entre infâncias, natureza e cultura.

JHONAS Araújo | Agente de Formação Cultural
Aricanduva, São Matheus e Sapopemba

Jhonas
Araújo é formando em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC Salvador), Jhonas concluiu o Curso Técnico-Profissionalizante Formação de Atores pela Sitorne – Estúdio de Artes Cênicas, em Salvador, com coordenação de Teresa Costalima, no ano de 2008.
Em 2009, ingressou no Curso Livre de Teatro da UFBa, tendo como montagem final o espetáculo “Vestido de Noiva” de Nelson Rodrigues e direção de Paulo Cunha. Atualmente, compõe o núcleo artístico-performático do Coletivo Legítima Defesa e da JAH – Junta de Arte Humanista e estuda licenciatura em História.

MÔNICA Ramos | Agente de Formação Cultural
Ipiranga-Jabaquara
Licenciando Artes Visuais pela FMU, a formada em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi, Monica trabalhou como arte educadora e educadora social em CCA’s e CDCM nas regiões da zona sul e zona oeste. Atuou como narradora de histórias de vida, de mulheres feministas com uma pesquisa que aliava histórias e artes manuais. Pesquisa a intervenção urbana através do crochê, e acredita que linhas e novelos também podem ser uma maneira de colorir a cidade.

THIAGO Silva | Agente de Formação Cultural
Freguesia-Brasilândia
Morador da Vila Brasilândia. Arte-Educador, Agitador Cultural, Dramaturgo e Ator nas periferias de São Paulo. Formado em Teatro com pós-graduação nas áreas de Educação Social e Gestão de Projetos com foco no Terceiro Setor. Já foi Jovem-Monitor e Gestor de espaços culturais. Dedica sua pesquisa e carreira para a valorização da cultura popular e ao reconhecimento da cultura periférica como linguagem.

NATHALIA Yohana Makiyama | Auxiliar Administrativa
Nathalia possui boa experiência na área administrativa, com atendimento ao público e responsável no controle de agendamentos de carros, telefonista, controle de processos, protocolos, rotina de departamento de pessoal e produção.


CATARINA Cruz | Assistente Social

É formada pela Faculdade Paulista de Serviço Social de São Paulo, pesquisadora no Race.Id (Grupo de Pesquisa em Saúde da População Negra da Faculdade de Medicina da USP) e coordenadora do Coletivo Residência Preta. Desenvolve ações e pesquisas pautadas nas relações étnico-raciais.

ELAINE Maria da Silva | Agente de Formação Cultural
Itaquera, Guaianases e Cidade Tiradentes

Elaine é mestra em educação (UFAL), especialista em educação musical (FPA) e licenciada em Música (UFAL). Desde 2008 atua profissionalmente como musicista, educadora e formadora. Já participou em 7 edições do Piá como artista educadora de música, área artística pedagógica e em 2022 foi coordenadora artística pedagógica. No ano de 2021 participou da equipe de implementação do Piapi na função de coordenadora artística pedagógica. Atualmente pesquisa sobre educação infantil e educação musical na linha formação, culturas, infâncias e multilinguagens.

LAÍSA Rodrigues Marcondes | Auxiliar Administrativa
Da zona leste de São Paulo, Laísa é formada em psicologia (USP), cursa licenciatura em psicologia (USP) e é uma das fundadoras do coletivo Escuta Preta. Atualmente, compõe a equipe administrativa do PJMC.

JULIANA Alves Frade | Agente de Formação Cultural
Lapa, Pirituba e Perus
Com formação em Ciências Sociais pela USP, Juliana Alves é pesquisadora na área de etnologia indígena com enfoque em Cosmopolítica Amazônica e questões ambientais. Faz parte do Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos (CEMA-USP) e com experiência em projetos culturais e políticas públicas, participou do PJMC em 2014-2015, acompanhando alguns coletivos
fomentados pelo Programa VAI.

NANCY Teixeira | Agente de Formação Cultural
Itaim-São Miguel
Cursando Pós em Arte terapia Sistêmica, Nancy é Aprendiz Griô pela Pedagogia Griô. Desde 2016 atua na execução de programas na área da cultura, educação e social, tendo como base de estudo a Cultura Tradicional Brasileira. Arte educadora desde 2018, e atuante em Artes Visuais na SMC, Nany é integrante do Batakerê – Grupo de Dança e Pesquisa da Cultura Popular Brasileira a partir da a capoeira e o diálogo entre o tradicional, popular e urbano.