Expediente
SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DE SÃO PAULO
Prefeito: RICARDO Nunes
Secretária de Cultura: ALINE Torres
Secretário adjunto de Cultura: BRUNO Modesto dos Santos
Chefe de gabinete: ROGÉRIO Custodio de Oliveira
Coordenadoria de Fomento e Cidadania Cultural – CFOC: VINICIUS do Nascimento
Supervisão da Formação (SFC): LÍGIA Jalantonio
PROGRAMA JOVEM MONITOR CULTURAL
Coordenação Geral: JULIANA Gervaes
Coordenação Pedagógica: AMILCAR Ferraz Farina
Estagiárias: LAÍSA Rodrigues Marcondes e Diego Santos Alves

Artista, professor e gestor cultural. Mestre em Teoria e Prática do Teatro pela ECA/USP. Atuou como Coordenador dos Programas Vocacional e PIÁ pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, contribuindo também na implementação das primeiras edições do Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância
(PIAPI) e do Território Hip-Hop.

Graduada em Artes Plásticas pela Faculdade Paulista de Artes, além da pós-graduação em Arte terapia e Psicopedagogia, Camilla também é atriz profissional e por 18 anos, atuou como professora. Foi coordenadora pedagógica na rede pública de Ensino, em destaque, na Comunidade do Heliópolis e integrou em pesquisas de linguagens teatrais em montagens independentes.

Produtora, Artista e Pesquisadora da Cidade de São Paulo nas
áreas de Artes. (Música, Teatro e Performance) e Ciências Humanas, Yonara é formada na UFSJ, doutora (USP) em Psicologia e possui pós-doutorado em Música. (ECA-USP). É também professora na
Escola Superior de Artes Cênicas – Célia Helena e
Fundação das Artes de São Caetano do Sul..

Formada em Licenciatura em Artes Visuais, Edméia também é graduada em Artes Dramáticas pelo Teatro-Escola Célia Helena. Por 16 anos, trabalhou na área administrativa e nas atividades pedagógicas da Casa do Teatro e atuou como Assistente de Produção em Audiovisual, de conteúdo digital e do
Grupo Musical – Ôctôctô.

Formado em Licenciatura em Artes Visuais e pós-graduando em Gestão de Projetos, foi atuante na educação há 5 anos, realizando facilitação da aprendizagem, orientação educacional para jovens. Como Professor no ensino formal, atuou em colégios particulares/ públicos e no ensino informal, como orientador em instituições de capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social.

Formada em Audiovisual pela ECA, Isadora já trabalhou com Comunicação e Audiovisual em Festivais de Cinema, Redações de Jornal, Produtoras e Agências de Publicidade nas áreas de coordenação, produção e redação..

Graduado em Ilustração e Design na Escola Pan-Americana de Artes, Cayo Eduardo ministrou Aulas de H.Q. em Escolas Públicas, atuou como Designer Multimídia em Agências de Publicidade, Redator para o Público Gamer em Sites de Tecnologia e ao longo dos anos, como Assistente de Produção Artística, produziu alguns espetáculos teatrais na ONG Ser em Cena – Teatro de Afásicos.

Especializada em Dados e Business Intelligence, Bia atua na área estratégica de Analytics Engineer. Antes, atuou como Publicitária e participou de diversas atividades artísticas como: grupos teatrais, Circo-Teatro, Dança e de Circo Performático em instituições como Fábricas de Cultura e Centro-Culturais. Participou do
Projeto Vocacional como aluna em 2006.

Atuante na área social desde a adolescência desenvolvendo diversas ações e graduada em Psicologia pela Universidade Braz Cubas em 2016, Suellen atuou como Psicóloga na Prefeitura de Itapevi e Galvão Engenharia prestando serviços para a Secretaria da Habitação de SP. Atualmente é voluntária em atendimentos clínicos.

Graduada em Serviço Social pela Universidade Brasil, Márcia é
pós-graduada em Psicopedagogia pela Faculdade Paschoal Dantas.
Durante 13 anos, atuou como Educadora Social em Serviço de Acolhimento Institucional para crianças e adolescentes e
Técnica Assistente Social no CEDESP especializada em Cursos Profissionalizantes para adolescentes, jovens e adultos.

Graduanda em Rádio, TV e Internet pela Faculdade Paulista de Comunicação e em Marketing pela Estácio atuou como
estrategista digital em agências de publicidade e como
produtora em eventos e teatros.

Nathalia possui boa experiência na área administrativa, com atendimento ao público e responsável no controle de agendamentos de carros, telefonista, controle de processos, protocolos, rotina de departamento de pessoal e produção.

Renata Prado é formada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Idealizadora e Articuladora Nacional da Frente Nacional de Mulheres no Funk, Dançarina/coreógrafa e Professora de Funk, idealizadora do projeto Academia do Funk e ativista da organização política Coalizão Negra Por Direitos..

(Leste 2)
Beatriz Silvério é trabalhadora da Cultura, educadora, historiadora e pesquisadora em temas relacionadas à história das mulheres e do trabalho. Foi Jovem Monitora Cultural entre 2018 e 2020.

Cursando Pós em Arteterapia Sistêmica, desde 2016, Nancy atua na execução de programas na área da cultura, educação e social, tendo como base a Cultura Brasileira. Atuante em Artes visuais na SMC, a arte educadora é integrante do Batakerê – Grupo de Dança e Pesquisa que dialoga com a Cultura Popular a partir da Capoeira e
o diálogo entre o tradicional, popular e urbano.

Artista visual, arte educadora e licenciada em Artes Visuais,
Larissa lecionou durante 5 anos como Professora de Artes na
Rede Municipal de Ilhabela. Atualmente é professora de Processos Fotográficos na ETEC – Tiquatira e como idealizadora do Projeto Reciclados de Skate (2016), ela produz oficinas culturais.

Conhecida como Drika, a recém-formada em Administração Pública na Fundação Getúlio Vargas – Edrini atuou como Assistente de Gestão de Projetos e Captação de Recursos no Terceiro Setor, participou do Coletivo 20 de Novembro realizando ações conjuntas sobre diversidade/ inclusão e hoje, busca desenvolver
novos projetos voltado a economia criativa.

Bacharel/ Licenciada em Teatro pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduanda em Arte Educação pela USP, a atriz e arte-educadora Danielle possui experiência com teatro de grupo independente, na cidade de Guarulhos, onde executou atividades como atriz, coreógrafa e diretora musical.

É ator, educador e gestor cultural, desde 2007. Formado na Escola de Arte Dramática da USP e pós-graduado em Interpretação para Musical na Célia Helena (SP), atuou como Artista-Educador no Programa de Iniciação Artística (PIÁ), no Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância (PIAPI) e nos Centros Culturais da Prefeitura de Diadema (SP).

Arte-Educador, Agitador Cultural e Dramaturgo nas periferias de São Paulo. Formado em Teatro com pós-graduação nas áreas de Educação Social e Gestão de Projetos com foco no Terceiro Setor. Dedica sua pesquisa e carreira para a valorização da cultura popular e ao reconhecimento da cultura periférica como linguagem.

Rafael Guerche é ator, diretor e poeta. Formado pels Escola Livre de Teatro, SP Escola de Teatro e Universidade Federal de São Paulo.
É diretor do coletivo A Inacabada Cia., onde dirigiu o espetáculo Meninos também amam. Em 2016 e 2017 atuou como Jovem Monitor Cultural. Atualmente também leciona literatura na
Rede Pública Estadual de Ensino.

Com formação em Ciências Sociais pela USP, é pesquisadora na área de etnologia indígena e questões ambientais. Com vasta experiência em projetos culturais e políticas públicas, Juliana participou do PJMC em 2014-2015, acompanhando coletivos fomentados pelo Programa VAI e hoje, faz parte do Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos (CEMA-USP).

Graduado em Produção Audiovisual no centro Universitário SENAC com Pós-graduação em Gestão de Projetos Culturais no CELACC, Paulo trabalhou em diversas organizações sociais (Canal Futura, Cidade Escola Aprendiz, Poesis, Museu Judaico de SP, SESC), com o público jovem em projetos sobre memórias, fotografia, produção audiovisual, produção cultural, diversidade e cultura popular.

Licenciando Artes Visuais pela FMU e formada em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi, Monica trabalhou como arte educadora e educadora social em CCA’s e CDCM nas regiões da zona sul e zona oeste de SP. Atuou como narradora de histórias de vida, de mulheres feministas com uma pesquisa que aliava
histórias e artes manuais.