Expediente
SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DE SÃO PAULO
Prefeito: RICARDO Nunes
Secretária de Cultura: ALINE Torres
Secretário adjunto de Cultura: THIAGO Lobo
Chefe de gabinete: ROGÉRIO Custodio de Oliveira
Coordenadoria de Fomento e Cidadania Cultural – CFOC: VINICIUS do Nascimento
Supervisão da Formação (SFC): LÍGIA Jalantonio
PROGRAMA JOVEM MONITOR CULTURAL
Coordenação Geral: JULIANA Gervaes
Coordenação Pedagógica: AMILCAR Ferraz Farina
Estagiárias: LAÍSA Rodrigues Marcondes e Diego Santos Alves

Artista, professor e gestor cultural. Mestre em Teoria e Prática do Teatro pela ECA/USP. Atuou como Coordenador dos Programas Vocacional e PIÁ pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, contribuindo também na implementação das primeiras edições do Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância
(PIAPI) e do Território Hip-Hop.

Produtora, Artista e Pesquisadora da Cidade de São Paulo nas
áreas de Artes. (Música, Teatro e Performance) e Ciências Humanas, Yonara é formada na UFSJ, doutora (USP) em Psicologia e possui pós-doutorado em Música. (ECA-USP). É também professora na
Escola Superior de Artes Cênicas – Célia Helena e
Fundação das Artes de São Caetano do Sul.

Formada em Licenciatura em Artes Visuais, Edméia também é graduada em Artes Dramáticas pelo Teatro-Escola Célia Helena. Por 16 anos, trabalhou na área administrativa e nas atividades pedagógicas da Casa do Teatro e atuou como Assistente de Produção em Audiovisual, de conteúdo digital e do
Grupo Musical – Ôctôctô.

Educadora, atuou por 8 anos em espaços de educação não formais com crianças, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade social. Graduada em pedagogia pela Universidade Virtual do Estado de SP (UNIVESP), atualmente está se especializando em Formação das Infâncias em Territórios Periféricos pela Universidade Federal do ABC em parceria com a UNAS – União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região.

Formado em Licenciatura em Artes Visuais e pós-graduando em Gestão de Projetos, foi atuante na educação há 5 anos, realizando facilitação da aprendizagem, orientação educacional para jovens. Como Professor no ensino formal, atuou em colégios particulares/ públicos e no ensino informal, como orientador em instituições de capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social.

Formada em Audiovisual pela ECA, Isadora já trabalhou com Comunicação e Audiovisual em Festivais de Cinema, Redações de Jornal, Produtoras e Agências de Publicidade nas áreas de coordenação, produção e redação..

Graduado em Ilustração e Design na Escola Pan-Americana de Artes, Cayo Eduardo ministrou Aulas de H.Q. em Escolas Públicas, atuou como Designer Multimídia em Agências de Publicidade, Redator para o Público Gamer em Sites de Tecnologia e ao longo dos anos, como Assistente de Produção Artística, produziu alguns espetáculos teatrais na ONG Ser em Cena – Teatro de Afásicos.

Atuante na área social desde a adolescência desenvolvendo diversas ações e graduada em Psicologia pela Universidade Braz Cubas em 2016, Suellen atuou como Psicóloga na Prefeitura de Itapevi e Galvão Engenharia prestando serviços para a Secretaria da Habitação de SP. Atualmente é voluntária em atendimentos clínicos

Graduada em Serviço Social pela Universidade Brasil, Márcia é
pós-graduada em Psicopedagogia pela Faculdade Paschoal Dantas.
Durante 13 anos, atuou como Educadora Social em Serviço de Acolhimento Institucional para crianças e adolescentes e
Técnica Assistente Social no CEDESP especializada em Cursos Profissionalizantes para adolescentes, jovens e adultos.

Graduanda em Rádio, TV e Internet pela Faculdade Paulista de Comunicação e em Marketing pela Estácio atuou como
estrategista digital em agências de publicidade e como
produtora em eventos e teatros.

Nathalia possui boa experiência na área administrativa, com atendimento ao público e responsável no controle de agendamentos de carros, telefonista, controle de processos, protocolos, rotina de departamento de pessoal e produção.

Renata Prado é formada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Idealizadora e Articuladora Nacional da Frente Nacional de Mulheres no Funk, Dançarina/coreógrafa e Professora de Funk, idealizadora do projeto Academia do Funk e ativista da organização política Coalizão Negra Por Direitos.

(Leste 2)
Beatriz Silvério é trabalhadora da Cultura, educadora, historiadora e pesquisadora em temas relacionadas à história das mulheres e do trabalho. Foi Jovem Monitora Cultural entre 2018 e 2020.

Cursando Pós em Arteterapia Sistêmica, desde 2016, Nancy atua na execução de programas na área da cultura, educação e social, tendo como base a Cultura Brasileira. Atuante em Artes visuais na SMC, a arte educadora é integrante do Batakerê – Grupo de Dança e Pesquisa que dialoga com a Cultura Popular a partir da Capoeira e
o diálogo entre o tradicional, popular e urbano.

Artista visual, arte educadora e licenciada em Artes Visuais,
Larissa lecionou durante 5 anos como Professora de Artes na
Rede Municipal de Ilhabela. Atualmente é professora de Processos Fotográficos na ETEC – Tiquatira e como idealizadora do Projeto Reciclados de Skate (2016), ela produz oficinas culturais.

Conhecida como Drika, a recém-formada em Administração Pública na Fundação Getúlio Vargas – Edrini atuou como Assistente de Gestão de Projetos e Captação de Recursos no Terceiro Setor, participou do Coletivo 20 de Novembro realizando ações conjuntas sobre diversidade/ inclusão e hoje, busca desenvolver
novos projetos voltado a economia criativa.

Bacharel/ Licenciada em Teatro pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduanda em Arte Educação pela USP, a atriz e arte-educadora Danielle possui experiência com teatro de grupo independente, na cidade de Guarulhos, onde executou atividades como atriz, coreógrafa e diretora musical.

É ator, educador e gestor cultural, desde 2007. Formado na Escola de Arte Dramática da USP e pós-graduado em Interpretação para Musical na Célia Helena (SP), atuou como Artista-Educador no Programa de Iniciação Artística (PIÁ), no Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância (PIAPI) e nos Centros Culturais da Prefeitura de Diadema (SP).

Arte-Educador, Agitador Cultural e Dramaturgo nas periferias de São Paulo. Formado em Teatro com pós-graduação nas áreas de Educação Social e Gestão de Projetos com foco no Terceiro Setor. Dedica sua pesquisa e carreira para a valorização da cultura popular e ao reconhecimento da cultura periférica como linguagem.

Rafael Guerche é ator, diretor e poeta. Formado pels Escola Livre de Teatro, SP Escola de Teatro e Universidade Federal de São Paulo.
É diretor do coletivo A Inacabada Cia., onde dirigiu o espetáculo Meninos também amam. Em 2016 e 2017 atuou como Jovem Monitor Cultural. Atualmente também leciona literatura na
Rede Pública Estadual de Ensino.

Com formação em Ciências Sociais pela USP, é pesquisadora na área de etnologia indígena e questões ambientais. Com vasta experiência em projetos culturais e políticas públicas, Juliana participou do PJMC em 2014-2015, acompanhando coletivos fomentados pelo Programa VAI e hoje, faz parte do Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos (CEMA-USP).

Graduado em Produção Audiovisual no centro Universitário SENAC com Pós-graduação em Gestão de Projetos Culturais no CELACC, Paulo trabalhou em diversas organizações sociais (Canal Futura, Cidade Escola Aprendiz, Poesis, Museu Judaico de SP, SESC), com o público jovem em projetos sobre memórias, fotografia, produção audiovisual, produção cultural, diversidade e cultura popular.

Licenciando Artes Visuais pela FMU e formada em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi, Monica trabalhou como arte educadora e educadora social em CCA’s e CDCM nas regiões da zona sul e zona oeste de SP. Atuou como narradora de histórias de vida, de mulheres feministas com uma pesquisa que aliava
histórias e artes manuais.