Ingrid Menezes, Jovem Monitora Cultural (JMC) Ingressante da região Centro-Oeste, narra seu projeto na Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Ingrid Menezes na Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Ingrid desenvolveu “Contação de Histórias na Alceu” na sua formação do PJMC com o público do equipamento em que atua, Biblioteca Alceu Amoroso. O projeto gira em torno da leitura e contos infantis de forma a envolver outros jovens monitores com o público participante dos encontros, por exemplo, na criação de uma história de terror em grupo com base no conto popular “Campo Santo”. As suas atividades compõem-se de sessões de leitura que ocorrem de uma a duas vezes por mês com temáticas conectadas às datas relevantes e por isso diferentes entre cada uma. Ela, junto com seus colegas Monitores Isabela Mohana e Rafael Silva, estão agora implementando essa sua ideia.

A Jovem Monitora também comenta sobre como o PJMC foi o lugar ideal para a execução da contação de histórias: O Programa Jovem Monitor/a Cultural oferece um local onde o jovem tem a oportunidade de experimentar as suas habilidades e de colocar suas idéias em prática dentro de equipamentos públicos que possuem uma boa rotatividade de pessoas”. 

“Ao iniciar no equipamento percebi a atuação do público infantil trazido pelas educadoras do CCA SÃO PAULO DA CRUZ.” e isso foi o que inspirou o projeto de Ingrid, e, para ela, a Biblioteca Alceu Amoroso Lima foi o lugar ideal para iniciá-lo, e também para educar os leitores que andam por lá: “Acredito que a biblioteca seja um espaço para todos e se, desde pequenas, as crianças forem estimuladas e ler, investigar, conhecer e criar dramaturgias formaremos uma sociedade mais desenvolvida, crítica e justa”

Os encontros abordam temas como racismo, inclusão, acessibilidade e diversidade, assuntos importantes para serem discutidos, e a partir deles os frequentadores aprendem a se expressar de inúmeras formas, proporcionando a troca de experiência nesse ambiente criado por ela. Ingrid espera que as crianças levem o que aprenderam para a sua volta, de forma a desenvolverem sua autonomia e o seu empoderamento. Além disso, os aprendizados também viram material para quem retorna as outras atividades: “a cada encontro um tema é abordado e isso vira material para as crianças pesquisarem a sua volta e trazer outras histórias sobre o assunto do próximo encontro”.

Os temas e as atividades são todos propostos por Ingrid Menezes, com o acompanhamento da gestora responsável pela biblioteca. A Jovem Monitora desenvolve as suas atividades observando onde atua, ou seja, observando o que a biblioteca e seus visitantes precisam ou desejam fazer. Ela tem contato direto com o público por gerir todos os encontros pessoalmente, o que contribui em seu desenvolvimento pessoal e também amplia seus conhecimentos na área de gestão cultural. 

Essa proximidade fez com que ela experienciasse de perto o impacto do seu projeto, que acabou atendendo 200 pessoas, sendo elas crianças e jovens. Os momentos que a marcaram também foram diversos: um exemplo deles é quando adolescentes do camping CCA São Paulo da Cruz fizeram uma visita espontânea, no encontro de novembro sobre o Dia da Consciência Negra, depois de conhecerem a Contação de Histórias na Alceu pelas redes sociais. “Todos participaram e se entrosaram durante a mediação de leitura. Isso me fez perceber que o projeto tem a potência  de ter continuidade assídua durante a minha formação prática como jovem monitora do PJMC” conta ela mesma, sobre o resultado positivo que ela percebeu sobre esses encontros.

“O projeto continua. Uma a duas vezes por mês teremos a contação de histórias junto com a mediação de leitura” Ingrid planeja continuar oferecendo um lugar para as pessoas contribuírem com suas próprias histórias e aprenderem com seu projeto e suas atividades. 

“Estar dentro de um equipamento público é poder conhecer todas as possibilidades dele, é diferente de você ter um projeto e oferecê-lo. Atuando na formação é possível, conhecer o público, entender a necessidade de cada núcleo e aplicar cada projeto com mais intimidade com quem vai recebê-lo e executá-lo”.

Ingrid Menezes, jovem monitora

(07/01/2020)

Jovem Monitora Cultural Ingrid Menezes cria projeto de Contação de Histórias

Uma ideia sobre “Jovem Monitora Cultural Ingrid Menezes cria projeto de Contação de Histórias

  • 19 de janeiro de 2022 em 08:33
    Permalink

    Que legal…!!
    Esta foi uma visita excelente, gostei muito, voltarei assim
    que puder… Boa sorte..!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support