O Programa Jovem Monitor Cultural (PJMC) é um programa de formação da Secretaria Municipal de Cultural (SMC) realizado por meio de gestão compartilhada, atualmente, com a Associação Educacional Maria do Carmo (AEMC).

O programa oferece formação na área da cultura para 330 jovens de 18 a 29 anos, preferencialmente de baixa renda, garantindo bolsa (auxílio pecuniário), vale-transporte, vale-alimentação/refeição e auxílio para atividades remotas. Em sua seleção de jovens monitores/as culturais (JMCs), o programa também realiza ações afirmativas étnico-raciais, de diversidade de gênero e de inclusão de pessoas com deficiências.

O PJMC é estabelecido pela lei 14.968/2009 e regulamentado pelo decreto 51.121/2009. A formação oferecida se divide entre (i) formações teóricas, que visam refletir e ampliar o repertório cultural, teórico e experiencial de jovens e (ii) formações práticas, em que jovens vivenciam o dia a dia da atuação como monitores nos mais variados espaços culturais e departamentos da Secretaria Municipal de Cultura.

Formação Teórica do dia 15 de maio com Diretores, Produtores e Atores do Teatro de Contêiner Mungunzá – Centro da Cidade de São Paulo.

As formações teóricas contemplam diversas áreas que compõem o fazer cultural entre criação, produção e gestão (Artes/Cultura, Cidade, Políticas Públicas, Gestão Governamental e Oficinas instrumentais) refletindo sobre os três setores da sociedade (público, privado e sem fins lucrativos), permitindo a interação de JMCs com espaços culturais e departamentos da SMC, instituições e iniciativas independentes, núcleos, grupos ou coletivos.

Os conteúdos das formações procuram promover os mais diversos saberes, perspectivas e habilidades, em atenção à garantia dos direitos da juventude, à promoção da igualdade racial, aos acessos e garantia de direitos da pessoa com deficiência, à promoção da equidade de gênero e garantia de direitos para pessoas LGBTQIAP+. Dessa maneira, a execução do programa busca garantir representatividade, pertencimento, inclusão social e profissional da juventude em toda a sua diversidade.

Nas formações práticas, JMCs atuam em espaços culturais e/ou departamentos da SMC, a partir de plano de formação e orientação de gestores e gestoras da Cultura, vivenciando e aprendendo as atividades que compõem o dia-a-dia e o fazer daquele espaço ou departamento de cultura.

Ao final do percurso formativo, JMCs desenvolvem um Plano de Intervenção Artístico Pedagógica (PIAC), no qual planejam e implementam uma proposta artística/cultural a partir de sua vocação criativa, sua trajetória no programa e as especificidades e potencialidades do território onde atua. O PIAC é orientado, discutido e fomentado por diversos profissionais do mercado cultural e incentiva em cada JMC seu protagonismo na produção cultural.

Em todo o seu percurso dentro do programa, JMCs contam com o acompanhamento e apoio de agentes de formação, de uma equipe pedagógica e psicossocial. Profissionais que orientam, acolhem questões, propõem atividades e mediam relações entre todas as pessoas que compõem o PJMC. Essa estrutura oferece o apoio necessário para que cada JMC atue de forma consistente, ampliando seus horizontes de reflexão sobre a realidade e fomentando oportunidades para uma atuação profissional no campo da cultura, seja no primeiro, segundo ou terceiro setor.