
No dia primeiro de abril, mais um encontro importante do Programa Jovem Monitor Cultural aconteceu. Jovens eleitos para compor o Comitê Consultivo 2025 foram oficialmente nomeados. A reunião contou com a presença dos novos titulares e suplentes, além de jovens que participaram da gestão anterior do Comitê, equipe de Gestão Pedagógica da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e da Associação Educacional Maria do Carmo, assim como representantes gestores de equipamentos culturais.
A primeira reunião do Comitê teve como principais pautas a organização interna, a apresentação dos fluxos dos processos, as primeiras discussões e a identificação de pontos de atenção para aprimorar ainda mais essa política pública. O encontro reforçou o compromisso com a construção coletiva e a participação ativa das juventudes na cultura da cidade.
Diferente de um comitê deliberativo, que tem poder de decisão e pode aprovar ou modificar normas e diretrizes, um Comitê Consultivo atua como um espaço de diálogo e aconselhamento. Seu papel principal é fornecer recomendações e levantar questões relevantes para aprimorar processos da política pública. Dessa forma, ele funciona como um canal de participação ativa, contribuindo com a construção coletiva sem, no entanto, possuir caráter vinculativo sobre as decisões finais.
Representantes eleitos para o Comitê Consultivo 2025:
Zona Sul:
Titular: Tayna Sousa (Tayó) – Biblioteca Helena Silveira
Suplente: Jonatan Felipe – Centro Cultural Grajaú
Centro/Oeste:
Titular: Higor Barbosa – Supervisão de Fomentos às Artes e da Pluralidade Cultural
Suplente: Carol Petrucci – EMIA Chácara do Jockey
Zona Norte:
Titular: Gabriela Queiroz – Arquivo Histórico Municipal
Suplente: Jonathan Thomaz – Biblioteca Érico Veríssimo
Zona Leste:
Titular: Railton Fernandes – Casa de Cultura Hip Hop Leste
Suplente: Leticia DeAngelo Santos – CEU Quinta do Sol
A formação do Comitê Consultivo é um passo essencial para garantir que as vozes das juventudes do Programa sejam ouvidas na formulação e implementação de políticas culturais. A nova gestão já iniciou sua atuação com o compromisso de fortalecer o diálogo e a participação dos jovens monitores no desenvolvimento cultural da cidade.






