Evento foi realizado de forma virtual, no dia 24 de janeiro, com a presença de jovens continuístas e ingressantes.

Por Maíra Brandão

No dia 24 de janeiro os/as participantes do Programa Jovem Monitor/a Cultural (PJMC) estiveram reunidos virtualmente no “Encontrão Abrindo Caminhos”, o segundo da edição 2021/2022, marcando um novo ciclo de atividades de formação. O encontro começou esquentando a chapa com uma homenagem à cantora Elza Soares, que faleceu no dia 20, com a música “Exu nas Escolas”. 

Os MCs do Encontrão: Kash MC e Alê Barreto.

Para conduzir a programação, estiveram à frente os jovens Mestres de Cerimônia Alê Barreto, 24 anos, poeta e organizadora do Slam Capão, e Kash MC, jovem monitor da Casa de Cultura Hip Hop Leste.

A coordenadora do PJMC no CIEDS, Liduína Lins, abriu as falas previstas para o encontro com uma breve saudação. “Saudemos uns aos outros, pela vida, no sentido literal e no sentido metafórico. Estamos vives, estamos juntes nessa batalha, que é o mais importante. E que possamos trilhar mais caminhos pelo PJMC e pelas juventudes que fazem esse país. Como começamos com a nossa saudosa e majestosa Elza Soares, saudemos essa estrela e saudemos todas as Elzas que cultivamos, habitamos e trazemos dentro de nós, para que a nossa luta seja mais poética e coerente”, disse a gestora. 

Na sequência, a coordenadora do PJMC na Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Juliana Gervaes, fez informes importantes sobre o momento, em especial as adequações

Juliana Gervaes, coordenadora do PJMC na Secretaria Municipal de Cultura.

feitas no Programa, devido ao aumento de casos de Covid-19. “Tivemos que nos readaptar de novo ao formato semipresencial. Também tivemos que dar uma acalmada nas formações dos continuístas, nesse momento, porque no presencial tem o contato com mesa de som, mesa de luz, com os equipamentos… então esperamos que a partir de março a gente possa voltar com essas ações, que já estão desenhadas”, comentou Gervaes. 

Durante a atividade, a analista de Projetos do PJMC, Lilian Maria Silva, apresentou algumas informações sobre as pesquisas realizadas ao longo do Programa, sendo os principais levantamentos as pesquisas de Perfil, de Efeito e a avaliação das formações teóricas no AVA. “A pesquisa de perfil, por exemplo, é realizada em todas as edições do PJMC, de forma anônima, e no intuito de entender quem são os jovens que estão envolvidos com aquela edição do programa. São analisadas questões como escolaridade, renda, moradia, movimentos e associativismo, hábitos, práticas culturais e qualidade de vida.”, ilustrou a analista.

Após esse momento, a Jovem Monitora Cultural Monique da Silva, perguntou qual a importância desse tipo de pesquisa para uma política pública. A explicação veio por parte do supervisor de Formação da SMC, Pedro Granato, que falou sobre o esforço que vem sendo feito pela gestão para estabelecer um observatório que forneça dados, de forma transversal, sobre todos os programas desenvolvidos nos territórios de São Paulo. “Informação é conhecimento e a gente quer conhecimento para pautar o caminho das políticas públicas. A informação é muito importante pra gente avaliar se a gente está fazendo bem, chegando em quem precisa, e nos ajudando a construir os caminhos para o futuro”, falou Granato.

A performance artística Mundinha, com Eri Sá, foi uma das atrações do encontro.

O Encontrão contou ainda com uma apresentação artística de “Mundinha”, com a dança de Eri Sá, e uma versão pocket do Slam do Grajaú, comandado por Luiz Semblantes, daquele jeitão! A batalha de poesias faladas teve participação des poetes: All Ice, Ana Beatriz, Matheus Vinicius e Ariex.

Para finalizar, os JMCs tiveram um momento em que es interessades em integrar as cadeiras disponíveis para o Comitê Consultivo PJMC 2022, puderam se apresentar e falar um pouco sobre seu interesse em fazer parte desse espaço de participação nas políticas públicas. 

Encontrão abriu caminhos para um novo ciclo no PJMC
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support