Encontrão abriu caminhos para um novo ciclo no PJMC

Evento foi realizado de forma virtual, no dia 24 de janeiro, com a presença de jovens continuístas e ingressantes.

Por Maíra Brandão

No dia 24 de janeiro os/as participantes do Programa Jovem Monitor/a Cultural (PJMC) estiveram reunidos virtualmente no “Encontrão Abrindo Caminhos”, o segundo da edição 2021/2022, marcando um novo ciclo de atividades de formação. O encontro começou esquentando a chapa com uma homenagem à cantora Elza Soares, que faleceu no dia 20, com a música “Exu nas Escolas”.

Os MCs do Encontrão: Kash MC e Alê Barreto.

Para conduzir a programação, estiveram à frente os jovens Mestres de Cerimônia Alê Barreto, 24 anos, poeta e organizadora do Slam Capão, e Kash MC, jovem monitor da Casa de Cultura Hip Hop Leste.

A coordenadora do PJMC no CIEDS, Liduína Lins, abriu as falas previstas para o encontro com uma breve saudação. “Saudemos uns aos outros, pela vida, no sentido literal e no sentido metafórico. Estamos vives, estamos juntes nessa batalha, que é o mais importante. E que possamos trilhar mais caminhos pelo PJMC e pelas juventudes que fazem esse país. Como começamos com a nossa saudosa e majestosa Elza Soares, saudemos essa estrela e saudemos todas as Elzas que cultivamos, habitamos e trazemos dentro de nós, para que a nossa luta seja mais poética e coerente”, disse a gestora.

Na sequência, a coordenadora do PJMC na Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Juliana Gervaes, fez informes importantes sobre o momento, em especial as adequações

Juliana Gervaes, coordenadora do PJMC na Secretaria Municipal de Cultura.

feitas no Programa, devido ao aumento de casos de Covid-19. “Tivemos que nos readaptar de novo ao formato semipresencial. Também tivemos que dar uma acalmada nas formações dos continuístas, nesse momento, porque no presencial tem o contato com mesa de som, mesa de luz, com os equipamentos… então esperamos que a partir de março a gente possa voltar com essas ações, que já estão desenhadas”, comentou Gervaes.

Durante a atividade, a analista de Projetos do PJMC, Lilian Maria Silva, apresentou algumas informações sobre as pesquisas realizadas ao longo do Programa, sendo os principais levantamentos as pesquisas de Perfil, de Efeito e a avaliação das formações teóricas no AVA. “A pesquisa de perfil, por exemplo, é realizada em todas as edições do PJMC, de forma anônima, e no intuito de entender quem são os jovens que estão envolvidos com aquela edição do programa. São analisadas questões como escolaridade, renda, moradia, movimentos e associativismo, hábitos, práticas culturais e qualidade de vida.”, ilustrou a analista.

Após esse momento, a Jovem Monitora Cultural Monique da Silva, perguntou qual a importância desse tipo de pesquisa para uma política pública. A explicação veio por parte do supervisor de Formação da SMC, Pedro Granato, que falou sobre o esforço que vem sendo feito pela gestão para estabelecer um observatório que forneça dados, de forma transversal, sobre todos os programas desenvolvidos nos territórios de São Paulo. “Informação é conhecimento e a gente quer conhecimento para pautar o caminho das políticas públicas. A informação é muito importante pra gente avaliar se a gente está fazendo bem, chegando em quem precisa, e nos ajudando a construir os caminhos para o futuro”, falou Granato.

A performance artística Mundinha, com Eri Sá, foi uma das atrações do encontro.

O Encontrão contou ainda com uma apresentação artística de “Mundinha”, com a dança de Eri Sá, e uma versão pocket do Slam do Grajaú, comandado por Luiz Semblantes, daquele jeitão! A batalha de poesias faladas teve participação des poetes: All Ice, Ana Beatriz, Matheus Vinicius e Ariex.

Para finalizar, os JMCs tiveram um momento em que es interessades em integrar as cadeiras disponíveis para o Comitê Consultivo PJMC 2022, puderam se apresentar e falar um pouco sobre seu interesse em fazer parte desse espaço de participação nas políticas públicas.

Encontrão abriu caminhos para um novo ciclo no PJMC