O que são os PIACs?

Os Planos de Intervenção Artísticos-Culturais são uma oportunidade para jovens continuístas colocarem em prática os ensinamentos adquiridos durante a formação do PJMC, visando o futuro da gestão e produção cultural e das políticas públicas.

Durante o processo de criação, jovens monitores continuístas passam por mentorias que auxiliam no desenvolvimento de seus projetos, buscando estruturar os temas e metodologias.

Em setembro de 2024, jovens monitores continuístas que estavam finalizando seu ciclo formativo tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos a instituições culturais na Mostra PIAC. Confira abaixo alguns vídeos produzidos pelos JMCs, onde eles compartilham suas ideias inovadoras:

Conheça outros projetos:

O projeto “Griôs e as Infâncias – Ouvir e Contar Histórias”, de Gleice Kelle, propôs realizar rodas de oralidade e aprendizagem através do Jongo, com o intuito de compartilhar histórias de luta, memória e pertencimento sobre o território de Perus.

  • Perus – Território de Luta e Memória
  • Oralidade e aprendizagem
  • Jongo do Coreto – Quilombaque

“Cora e Guaianases” é um curta-metragem, feito por Kaio Andrade, totalmente independente que conta a história de três assuntos: a Biblioteca Cora Coralina, a poetisa Cora Coralina e o bairro de Guaianases.


O projeto surgiu da vontade de Gabriel Miranda e Henrique Teles tocarem violão juntos, fazendo com que criassem o Duo Gabriel &
Teles.


“A ideia do jogo veio em um momento de atuação na biblioteca Jayme Cortez, onde acontece toda sexta uma oficina de jogos, em uma dessas oficinas nos foi apresentado esse jogo “Modern Art”, que é um leilão de artes que contém artes diversas em diferentes versões em todo o mundo, com obras consagradas e famosas. Foi aí que veio um start na mente de: “E se tivesse um jogo desse com as
artes de Jovens Monitores”. Buscamos então adaptar a ideia para a nossa realidade, como artistas da cidade de São Paulo, aproveitando a quantidade de artistas visuais quem compõem o programa.”

Beatriz dos Santos e Nico Scalabrim


Esse projeto é um Documentário, produzido por Rafael Lowell, sobre artistas educadores da Escola Municipal de Iniciação Artística,
suas trajetórias pessoais e o impacto da escola, com depoimentos de apoiadores do projeto antes da inauguração. Assista:


Nesta reflexão, a autora Kelen nascimento explora o conceito de “direito à cidade” e compartilha sua experiência como jovem monitora na Casa de Cultura da Brasilândia, na zona norte de São Paulo, ao buscar a cidade dos seus sonhos. Através dessa vivência, ela discute como a cultura e a participação comunitária moldam o espaço urbano ideal.

Este PIAC é um documentário, produzido pelo JMC Marcos Vinicius Oliveira de Souza, que visa mostrar o cotidiano e
contexto histórico das bandas marciais presentes na
capital de SP; ideia originada pela falta de visibilidade
que o ramo possui na área da cultura pública. O objetivo primordial é conquistar visibilidade das entidades para o ramo das bandas e fanfarras que estão potencialmente ativas e que os artistas da área se sintam. finalmente, representados.


Slam Pretagonista, promovido pela JMC Irawó, é um evento literário altamente esperado que realizou a sua primeira edição do dia 07/09/2024 na Casa de Cultura Chico Science. Nesta emocionante
competição de poesia, os participantes tiveram a
oportunidade de expressar suas vozes e compartilhar
suas histórias de uma forma única e poderosa.
Com uma combinação de palavras, ritmo e emoção, o
Slam Pretagonista foi uma plataforma inclusiva
para poetas de todas as origens e experiências. Desde
poesias que falam sobre questões sociais e políticas até
reflexões pessoais e íntimas, cada participante teve a
chance de deixar sua marca e cativar a plateia.
Este evento histórico buscou amplificar as vozes
marginalizadas e oferecer um espaço seguro para a
expressão artística. O Slam Pretagonista foi um convite
para que todos compartilhem suas experiências, desafios
e esperanças através da poesia.


A exposição “Cultura em Formação”, de Maisa Henrique, é um projeto da produtora e fotógrafa Maisa Henrique, em que é apresentado fotos autorais que representam os Jovens Monitores Culturais em diversas fases da produção, e que comumente passam despercebidos no resultado final dos eventos produzidos, promovendo uma reflexão sobre o reconhecimento e a contribuição de cada envolvido.


O projeto “Cultura de Todos”, de JMC Bernardo Dos Santos Correia Neto, propõe uma ação cultural no Museu da Cidade de São
Paulo para pessoas em situação de rua na região da Sé. Em parceria com a organização “É de Lei”, a iniciativa visa entender as
necessidades dessas pessoas e promover o acesso à cultura, começando com atividades no Solar da Marquesa de Santos, Casa da Imagem e Beco do Pinto. O objetivo é integrar esses indivíduos como cidadãos ativos na vida cultural da cidade.


A iniciativa consistiu na exibição de obras cinematográficas e debates na Biblioteca Álvares de Azevedo, buscando aproximar contextos sociopolíticos e culturais de uma forma descontraída, prezando pela importância da dinâmica de compartilhamento sobre vivências junto à sociedade.


O objetivo foi destacar a significativa ausência de todas as mulheres nas áreas técnicas, partindo de uma perspectiva de produções artísticas, pesquisas, referências e vivências.


O jovem analisou os assuntos mais presentes na chegada de livros ao acervo e as pautas mais discutidas no momento, dentro da temática da Biblioteca Raul Bopp. Facilmente, chegou-se às mudanças climáticas.

O principal objetivo deste trabalho é fazer com que, através da ludicidade das contações de histórias, as crianças possam despertar o interesse pela leitura. Além disso, visa estimular a imaginação, favorecer a oralidade e fortalecer os vínculos familiares. Jovens Monitoras: Carolina Farias de Lima e Mariana Rosa Neves dos Santos Equipamento: Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato

A proposta consiste em produzir um mapa cultural e uma série de publicações para as redes sociais do Centro de Memória do Circo, relacionadas aos lugares por onde o circo passou no Centro de São Paulo, como o Largo do Paissandu e a Praça da República. Jovem Monitora: Ingrid Reis Santos Equipamento: Centro de Memória do Circo

O projeto é um guia de passo a passo a fim de orientar jovens monitores/as e/ou funcionários/as a produzirem as artes de divulgação dos espetáculos com a identidade visual da Secretaria Municipal de Cultura, além de informar como utilizar ferramentas para publicar e programar postagens. Jovens Monitores: Sarah Halabi Viana Santos, Camila Hatano Lopes Nunes, Nathalia Eleoterio dos Santos Equipamentos: Centro Cultural Municipal da Vila Formosa e Centro Cultural Municipal da Penha