Expediente

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DE SÃO PAULO

Prefeito: RICARDO Nunes

Secretária de Cultura: REGINA Celia da Silveira Santana

Secretário adjunto de Cultura: THIAGO Lobo

Chefe de gabinete: ROGÉRIO Custodio de Oliveira

Supervisão da Formação (SFC): LÍGIA Jalantonio


PROGRAMA JOVEM MONITOR CULTURAL

Coordenação Geral: JULIANA Gervaes

Assessoria Técnica: ARIELLE Paro e LAÍSA Rodrigues Marcondes

Estagiários: CARLOS Henrique e ENZO Lima


Equipe AEMC

Psicóloga: SUELLEN Alves

Agente de Formação Capela do Socorro Parelheiros: ANDERSON Andrade

Designer: EDUARDO Soares

Analista de Dados: Ana Alice Nascimento

Assistente Social: ISOLDA Pereira dos Santos

CAROL Santos | Coordenadora Geral
Carol é mulher preta, mãe solo, candomblecista, graduada em Letras – Língua Portuguesa, pós graduada em Comunicação e está por finalizar uma especialização em Cozinha Brasileira pelo Senac. Atua com políticas públicas há mais de vinte e três anos, tendo começado a vida profissional na área de inclusão e cultura digital. Foi técnica da Supervisão de Fomentos da Secretaria Municipal de Cultura e Diretora de Economia Criativa na Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, além de integrar o time de implementação da Lei Paulo Gustavo no município.

MICHELE Hidalgo | Coordenadora Pedagógica
Michele, 43 anos, é pedagoga, pós graduada em Gestão de Políticas Públicas. O últimos 12 anos de sua trajetória profissional foi projetada na pedagogia social e cultural, tendo atuado na Proteção Social Especial da SMADS e como Coordenadora do Programa Jovem Monitor Cultural pela SMC, executando as políticas públicas no âmbito das proteções, garantias de direitos e promoção de dignidade humana, ligadas à profissionalização e empregabilidade das demandas específicas.

ADYEL Beatriz | Analista de Comunicação
De Diadema, ABCD Paulista, Adyel é jornalista e comunicóloga social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi analista de comunicação do Nexo Jornal, também trabalhou na Rede de Observatórios da Segurança. Produziu o podcast Palimpsesto, além de reportagens para o Projeto Colabora. Pesquisa políticas públicas, segurança pública, cultura e cidades.

ANDRESA Pauline | Produtora
Dêza
atua como artista, cantora, compositora e autogestora. É formada em Comunicação
Social – Relações Públicas pela Universidade Federal de Alagoas, fez curso de gestão de carreira
criativa para mulheres musicistas e tem pós-graduação em Canção Popular: Criação, Produção
Musical e Performance pela Faculdade Santa Marcelina. Possui deficiência auditiva moderada
unilateral e faz uso de aparelho auditivo.

DANIELA Dams | Agente de Formação Cultural
Santana, Jaçanã e Tremembé
Daniela é atriz há mais de 20 anos. Trabalha em Cinema, Teatro, TV e Arte-Educação desde 2001. Formada em Marketing pela Universidade Mackenzie em 2002, trabalhou como professora de inglês e teatro durante 18 anos na rede de escolas Red Balloon. Foi aluna da Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André, e  participou do curso “Introdução ao Método do Ator” dirigido pelo mestre Antunes Filho no CPT – Centro de Pesquisa Teatral. Em 2021, ganhou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no Festival Guarnicê de Cinema por sua atuação no filme “Ivan” , dirigido por Daniel Manzini. Pesquisa Teatro, Cinema,  Arte Educação e acredita na Cultura como ferramenta de transformação social.

GUSTAV Courbet | Agente de Formação Cultural

Gustav Courbet é travesti preta, multi-artista, coreógrafa, educadora, performer e preparadora corporal. Fez parte de companhias de dança e teatro em São Paulo e atualmente desenvolve o projeto independente “”Corpo Presente””. Foi educadora em diversas ONGs e Centros de Acolhimento para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social nas periferias de São Paulo, utilizando das linguagens artísticas para promover a reflexão sobre questões de gênero, identidade e pluralidades de corpos. Em 2023 assume o cargo de Coordenadora Artístico Pedagógica no PROGRAMA PIÁ de Iniciação Artística da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

JULIANA Alves Frade | Supervisora Pedagógica
Com formação em Ciências Sociais pela USP, Juliana Alves é pesquisadora na área de etnologia indígena com enfoque em Cosmopolítica Amazônica e questões ambientais. Faz parte do Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos (CEMA-USP) e com experiência em projetos culturais e políticas públicas, participou do PJMC em 2014-2015, acompanhando alguns coletivos
fomentados pelo Programa VAI.

LUCAS César Garcia | Analista de Pesquisa e Observatório
Gestor de Políticas Públicas pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH-USP), possui experiência em gestão de projetos de impacto social, atuando em processos de desenvolvimento de lideranças, coletivos e organizações sociais periféricas de todo o Brasil. Pesquisador e pedestre estuda a relação das pessoas com a cidade a fim de entnder comunidades e vivências urbanas.

MÔNICA Ramos | Agente de Formação Cultural
Ipiranga-Jabaquara
Licenciando Artes Visuais pela FMU, a formada em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi, Monica trabalhou como arte educadora e educadora social em CCA’s e CDCM nas regiões da zona sul e zona oeste. Atuou como narradora de histórias de vida, de mulheres feministas com uma pesquisa que aliava histórias e artes manuais. Pesquisa a intervenção urbana através do crochê, e acredita que linhas e novelos também podem ser uma maneira de colorir a cidade.

THIAGO Silva | Agente de Formação Cultural
Freguesia-Brasilândia
Morador da Vila Brasilândia. Arte-Educador, Agitador Cultural, Dramaturgo e Ator nas periferias de São Paulo. Formado em Teatro com pós-graduação nas áreas de Educação Social e Gestão de Projetos com foco no Terceiro Setor. Já foi Jovem-Monitor e Gestor de espaços culturais. Dedica sua pesquisa e carreira para a valorização da cultura popular e ao reconhecimento da cultura periférica como linguagem.

ALEX Mendes | Psicólogue
Profissional de Psicologia, Psicanálista, Artista e Articuladore Social. Atualmente, integra coletivos de psicologia e artísticos e realiza rodas de conversa, sensibilizações e pesquisas sobre a temática de identidade de gênero, sexualidades e suas intersecções. Atuou na articulação social do Centro de Cidadania LGBTI Sul, oferecendo atendimento à população LGBTQIAPN+.

BRUNO Vaz | Agente de Formação Cultural
Butantã-Pinheiros
É ator, educador e gestor cultural, desde 2007. Formado na Escola de Arte Dramática da USP e pós-graduado em Interpretação para Musical na Célia Helena (SP), atuou como Artista-Educador no Programa de Iniciação Artística (PIÁ), no Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância (PIAPI) e nos Centros Culturais da Prefeitura de Diadema (SP).

ELAINE Maria da Silva | Agente de Formação Cultural
Itaquera, Guaianases e Cidade Tiradentes

Elaine é mestra em educação (UFAL), especialista em educação musical (FPA) e licenciada em Música (UFAL). Desde 2008 atua profissionalmente como musicista, educadora e formadora. Já participou em 7 edições do Piá como artista educadora de música, área artística pedagógica e em 2022 foi coordenadora artística pedagógica. No ano de 2021 participou da equipe de implementação do Piapi na função de coordenadora artística pedagógica. Atualmente pesquisa sobre educação infantil e educação musical na linha formação, culturas, infâncias e multilinguagens.

JHOAO Junnior | Agente de Formação Cultural.
Penha-Mooca

É contador de histórias, ator e diretor Teatral. Formado em Artes cênicas pela UFRN e com especialização narração artística pela Casa Tombada – São Paulo dirigiu e atuou em diversos espetáculos para crianças. É fundador e ex-membro do Coletivo Estopo Balaio dirigindo os espetáculos A cidade dos rios invisíveis e Nos trilhos abertos de um leste migrante. É idealizador e gestor do projeto O Jardim voltado para a relação entre infâncias, natureza e cultura.

JULIANA Monteiro | Produtora
Juliana iniciou sua trajetória participando do Programa Jovem Monitor no CCJ em 2010. Gestora cultural formada pelo SESC CPF em 2023, produtora de exposições de obras de arte e produtora cultural de diversos eventos, entre eles FLIMUJ, FLI, CHA Maranhão Itaú cultural. Como brincante mediadora literária fez parte dos coletivos Trio Ibaré e FestERE, atualmente segue com o projeto Paisagens Imaginárias e ateliê do pequeno artista. Na Fábrica de Cultura cachoeirinha atuou como analista de biblioteca, em Iguape foi analista de articulação e difusão, onde foi curadora dos festivais LGBTQUÉ ISSO? (2022) e festival do dia da Mulher Negra (2023).

LETICIA Cunha | Assistente de Comunicação
Formada em Design de Moda e atualmente realizando sua pós graduação em Comunicação e Marketing Digital na Universidade Belas Artes de São Paulo. Nascida na Penha, na zona leste da capital paulista. Já trabalhou na cobertura da Virada Cultural da cidade de São Paulo e entre outros eventos das Casas de Cultura Municipais de São Paulo.
Atualmente compõe a equipe de comunicação da PJMC.

NANCY Teixeira | Agente de Formação Cultural
Itaim-São Miguel
Cursando Pós em Arte terapia Sistêmica, Nancy é Aprendiz Griô pela Pedagogia Griô. Desde 2016 atua na execução de programas na área da cultura, educação e social, tendo como base de estudo a Cultura Tradicional Brasileira. Arte educadora desde 2018, e atuante em Artes Visuais na SMC, Nany é integrante do Batakerê – Grupo de Dança e Pesquisa da Cultura Popular Brasileira a partir da a capoeira e o diálogo entre o tradicional, popular e urbano.

VITOR Beira Fernandes | Analista Pedagógico
Formado em Licenciatura em Artes Visuais e pós-graduando em Gestão de Projetos, Vitor foi atuante na educação há 5 anos, realizando facilitação da aprendizagem, orientação educacional para jovens. Como Professor no ensino formal, atuou em colégios particulares/ públicos e no ensino informal, como orientador em instituições de capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social.


ANDRÉ Klering | Assistente Administrativo – Apoio Coordenação

Formado pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP em administração, com ênfase em Gestão de Serviços. Atuou como Coordenador de Prestação de Contas pela Unisau e pela Associação Educacional Maria do Carmo, contribuindo em ambas para implantação de processos, procedimentos e metodologias.

CHIDI Portuguez | Assistente Administrativa
Chidi é atriz peruana, formada no Brasil no curso técnico em Teatro pela Etec de Artes e sendo da Formação 25 na Escola Livre de Teatro de Santo André. É Assistente administrativa do PJMC. Produtora executiva do Festival de Cenas Curtas Dona Bete, em 2023 foi estagiária no espetáculo teatral infanto-juvenil “Zebra sem nome” e ex-JMC da edição 2021/2022 e 2022/2023 da Coordenadoria de Centros Culturais e Teatros na Secretaria Municipal de Cultura.

EDMÉIA Vieira Bernardo Rodrigues | Supervisora Pedagógica
Formada em Licenciatura em Artes Visuais, Edméia também é graduada em Artes Dramáticas pelo Teatro-Escola Célia Helena.  Por 16 anos, trabalhou na área administrativa e nas atividades pedagógicas da Casa do Teatro e atuou como Assistente de Produção em Audiovisual, de conteúdo digital e do
Grupo Musical – Ôctôctô.

JHONAS Araújo | Agente de Formação Cultural
Aricanduva, São Matheus e Sapopemba

Jhonas
Araújo é formando em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC Salvador), Jhonas concluiu o Curso Técnico-Profissionalizante Formação de Atores pela Sitorne – Estúdio de Artes Cênicas, em Salvador, com coordenação de Teresa Costalima, no ano de 2008. Atualmente, compõe o núcleo artístico-performático do Coletivo Legítima Defesa e da JAH – Junta de Arte Humanista e estuda licenciatura em História.

LARISSA Pina | Analista Pedagógica
Artista visual e arte educadora, licenciada em Artes Visuais e técnica em Processos Fotográficos, ex-jovem monitora cultural, lecionou durante 5 anos como professora de Artes na rede municipal de Ilhabela, idealizadora projeto Reciclados de Skate (2016) onde também produz oficinas culturais, atualmente é professora de Processos Fotográficos na ETEC – Tiquatira e
Agente de Formação Cultural no PJMC.

MARIA Gabriela Felipe | Agente de Formação Cultural
Líbero
Artista do teatro e educadora. Graduada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto. Maria Gabi estudou Teatro durante um semestre na Escola Superior de Música e Artes Espetáculo, na cidade do Porto- Portugal.
Mineira, vivendo em São Paulo há dez anos. Desde 2016 é integrante e co-fundadora do Núcleo Negro de Pesquisa e Criação (NNPC). Atualmente dirige o espetáculo Despedida- o que acontece quando crianças e bonecas crescem?, do coletivo DazAves.

NATHALIA Yohana Makiyama | Auxiliar Administrativa
Nathalia possui boa experiência na área administrativa, com atendimento ao público e responsável no controle de agendamentos de carros, telefonista, controle de processos, protocolos, rotina de departamento de pessoal e produção.

VIVIAN Melo | Agente de Formação Cultural
Santo Amaro Campo Limpo M’boi
Vivi
é Travesti preta, periférica, produtora, apresentadora, palestrante e ativista LGBTQIAP+ e educadora com 7 anos de experiência, dedicados a transformar vidas através da educação desde adolescente. Atuando em ONGs e instituições de ensino público e particular nas periferias da Zona Sul de São Paulo, sempre orientando e acolhendo crianças, jovens e adolescentes no processo de auto-descobrimento e desenvolvimento pessoal, profissional e acadêmico.