Expediente
SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DE SÃO PAULO
Prefeito: RICARDO Nunes
Secretário de Cultura: JOSÉ Antônio Silva Parente – Totó Parente
Secretário adjunto de Cultura: THIAGO Lobo
Chefe de gabinete: ROGÉRIO Custodio de Oliveira
Supervisão da Formação (SFC): LÍGIA Jalantonio
PROGRAMA JOVEM MONITOR CULTURAL
Coordenação Geral: JULIANA Gervaes
Assessoria Técnica: ARIELLE Paro e LAÍSA Rodrigues Marcondes
Estagiário: ENZO Lima
Equipe AEMC
Agente de Formação Tatuapé, Mooca: ANDERSON Andrade
Agente de Formação Parelheiros, M’Boi Mirim: ELAINE Lima
Agente de Formação Lapa, Perus: FERNANDA Peis
Agente de Formação Santana, Vila Guilherme: PRISCILA Mastroroso
Agente de Formação Cultural Penha, Aricanduva: SAMUEL Porfirio
Designer: EDUARDO Soares

CAROL Santos | Coordenadora Geral
Carol é mulher preta, mãe solo, candomblecista, graduada em Letras – Língua Portuguesa, pós graduada em Comunicação e está por finalizar uma especialização em Cozinha Brasileira pelo Senac. Atua com políticas públicas há mais de vinte e três anos, tendo começado a vida profissional na área de inclusão e cultura digital. Foi técnica da Supervisão de Fomentos da Secretaria Municipal de Cultura e Diretora de Economia Criativa na Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, além de integrar o time de implementação da Lei Paulo Gustavo no município.

MICHELE Hidalgo | Coordenadora Pedagógica
Michele, 43 anos, é pedagoga, pós graduada em Gestão de Políticas Públicas. O últimos 12 anos de sua trajetória profissional foi projetada na pedagogia social e cultural, tendo atuado na Proteção Social Especial da SMADS e como Coordenadora do Programa Jovem Monitor Cultural pela SMC, executando as políticas públicas no âmbito das proteções, garantias de direitos e promoção de dignidade humana, ligadas à profissionalização e empregabilidade das demandas específicas.

ADYEL Beatriz | Analista de Comunicação
De Diadema, ABCD Paulista, Adyel é jornalista e comunicóloga social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi analista de comunicação do Nexo Jornal, também trabalhou na Rede de Observatórios da Segurança. Produziu o podcast Palimpsesto, além de reportagens para o Projeto Colabora. Pesquisa políticas públicas, segurança pública, cultura e cidades.

ANDRÉ Klering | Assistente Administrativo – Apoio Coordenação
Formado pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP em administração, com ênfase em Gestão de Serviços. Atuou como Coordenador de Prestação de Contas pela Unisau e pela Associação Educacional Maria do Carmo, contribuindo em ambas para implantação de processos, procedimentos e metodologias.

CHIDI Portuguez | Assistente Administrativa
Chidi é atriz peruana, formada no Brasil no curso técnico em Teatro pela Etec de Artes e sendo da Formação 25 na Escola Livre de Teatro de Santo André. É Assistente administrativa do PJMC. Produtora executiva do Festival de Cenas Curtas Dona Bete, em 2023 foi estagiária no espetáculo teatral infanto-juvenil “Zebra sem nome” e ex-JMC da edição 2021/2022 e 2022/2023 da Coordenadoria de Centros Culturais e Teatros na Secretaria Municipal de Cultura.

EDMÉIA Vieira Bernardo Rodrigues | Supervisora Pedagógica
Formada em Licenciatura em Artes Visuais, Edméia também é graduada em Artes Dramáticas pelo Teatro-Escola Célia Helena. Por 16 anos, trabalhou na área administrativa e nas atividades pedagógicas da Casa do Teatro e atuou como Assistente de Produção em Audiovisual, de conteúdo digital e do
Grupo Musical – Ôctôctô.

ISOLDA Pereira | Assistente Social
Isolda, 30 anos, Formada em Serviço Social pela Universidade Jorge Amado – Bahia, Pós Graduanda em Projetos sociais e Políticas públicas pelo SENAC, Educadora Social com formação na defesa e direitos humanos, mediadora de leitura e Promotora legal popular, com atuação em projetos sociais no território do Grajaú. Atuou na proteção social especial da SMADS como assistente social técnica na viabilização de direitos sociais das pessoas em situação de violência e/ou vulnerabilidade social.

JONATAN Oliveira | Agente de Formação Jaçanã, Tremembé
Jonathan Oliveira, 28 anos, iniciou sua jornada artística aos 14 anos, quando entrou para uma escola de dança, onde permaneceu por dois anos. Aos 17 anos, seguiu para a escola de teatro, dedicando-se a esse campo por três anos. Em seguida, se aventurou no mundo da música, integrando um grupo de rap, até decidir seguir sua carreira solo. Atualmente, Jonathan é vocalista de uma banda de pagode, onde continua a explorar e desenvolver seu talento musical.

LARISSA Pina | Analista Pedagógica
Artista visual e arte educadora, licenciada em Artes Visuais e técnica em Processos Fotográficos, ex-jovem monitora cultural, lecionou durante 5 anos como professora de Artes na rede municipal de Ilhabela, idealizadora projeto Reciclados de Skate (2016) onde também produz oficinas culturais, atualmente é professora de Processos Fotográficos na ETEC – Tiquatira e
Agente de Formação Cultural no PJMC.

MAYARA Souza | Agente de Formação Cultural
Santo Amaro, Campo Limpo
Maya, 29 anos, é formada em Letras e Pedagogia, com especialização em Gestão Cultural. Atuando como educadora, batuqueira, articuladora e produtora cultural, tem trajetória consolidada no terceiro setor, com foco em educação não formal. Faz parte do coletivo Ludofé, que desenvolve jogos de tabuleiro com foco na ancestralidade, promovendo a democratização do acesso à cultura e ao conhecimento em comunidades periféricas.

SUELLEN Alves | Psicóloga
Graduada em Psicologia pela Universidade Braz Cubas em 2016, Suellen possui uma sólida trajetória de atuação na área social, iniciada ainda na adolescência, com diversas ações voluntárias. Como Psicóloga Social, fez parte do Programa de Urbanização de Favelas desenvolvido pela Secretaria Municipal de Habitação de São Paulo (SEHAB), contribuindo para o desenvolvimento de mais de 3.860 famílias da Zona Sul da capital.

VIVIAN Melo | Produtora
Vivi é Travesti preta, periférica, produtora, apresentadora, palestrante e ativista LGBTQIAP+ e educadora com 7 anos de experiência, dedicados a transformar vidas através da educação desde adolescente. Atuando em ONGs e instituições de ensino público e particular nas periferias da Zona Sul de São Paulo, sempre orientando e acolhendo crianças, jovens e adolescentes no processo de autodescoberta e desenvolvimento pessoal, profissional e acadêmico.

ALICE Nascimento | Analista de Dados
Moradora da Zona Sul de São Paulo, Alice tem sua trajetória profundamente conectada ao espaço urbano e suas dinâmicas de vulnerabilidade. Estudante de Bacharelado em Planejamento Territorial e Políticas Públicas na Universidade Federal do ABC, possui experiência com pesquisa qualitativa, análise de dados e processos participativos, além de ter atuado no acompanhamento de processos deliberativos e articulações institucionais. Seu percurso inclui projetos voltados para cultura, ciência cidadã e a relação entre territórios e políticas públicas.

BEATRIZ Andrade | Agente de Formação Itaim Paulista, Guaianases
Coordenadora Executiva de Projetos, da Zona Leste de SP, Curadora, Produtora Cultural e Audiovisual do Corre

DANIELA Dams | Agente de Formação Cultural
Pinheiros
Daniela é atriz há mais de 20 anos. Trabalha em Cinema, Teatro, TV e Arte-Educação desde 2001. Formada em Marketing pela Universidade Mackenzie em 2002, trabalhou como professora de inglês e teatro durante 18 anos na rede de escolas Red Balloon. Foi aluna da Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André, e participou do curso “Introdução ao Método do Ator” dirigido pelo mestre Antunes Filho no CPT – Centro de Pesquisa Teatral. Em 2021, ganhou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no Festival Guarnicê de Cinema por sua atuação no filme “Ivan” , dirigido por Daniel Manzini. Pesquisa Teatro, Cinema, Arte Educação e acredita na Cultura como ferramenta de transformação social.

ELAINE Maria da Silva | Analista Pedagógica
Elaine é mestra em educação (UFAL), especialista em educação musical (FPA) e licenciada em Música (UFAL). Desde 2008 atua profissionalmente como musicista, educadora e formadora. Já participou em 7 edições do Piá como artista educadora de música, área artística pedagógica e em 2022 foi coordenadora artística pedagógica. No ano de 2021 participou da equipe de implementação do Piapi na função de coordenadora artística pedagógica. Atualmente pesquisa sobre educação infantil e educação musical na linha formação, culturas, infâncias e multilinguagens.

JHOAO Junnior | Agente de Formação Cultural.
Centro
É contador de histórias, ator e diretor Teatral. Formado em Artes cênicas pela UFRN e com especialização narração artística pela Casa Tombada – São Paulo dirigiu e atuou em diversos espetáculos para crianças. É fundador e ex-membro do Coletivo Estopo Balaio dirigindo os espetáculos A cidade dos rios invisíveis e Nos trilhos abertos de um leste migrante. É idealizador e gestor do projeto O Jardim voltado para a relação entre infâncias, natureza e cultura.

JULIANA Alves Frade | Supervisora Pedagógica
Com formação em Ciências Sociais pela USP, Juliana Alves é pesquisadora na área de etnologia indígena com enfoque em Cosmopolítica Amazônica e questões ambientais. Faz parte do Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos (CEMA-USP) e com experiência em projetos culturais e políticas públicas, participou do PJMC em 2014-2015, acompanhando alguns coletivos
fomentados pelo Programa VAI.

LUCAS César Garcia | Analista de Pesquisa e Observatório
Gestor de Políticas Públicas pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH-USP), possui experiência em gestão de projetos de impacto social, atuando em processos de desenvolvimento de lideranças, coletivos e organizações sociais periféricas de todo o Brasil. Pesquisador e pedestre estuda a relação das pessoas com a cidade a fim de entender comunidades e vivências urbanas.

MÔNICA Ramos | Agente de Formação Cultural
Ipiranga, Jabaquara
Licenciando Artes Visuais pela FMU, a formada em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi, Monica trabalhou como arte educadora e educadora social em CCA’s e CDCM nas regiões da zona sul e zona oeste. Atuou como narradora de histórias de vida, de mulheres feministas com uma pesquisa que aliava histórias e artes manuais. Pesquisa a intervenção urbana através do crochê, e acredita que linhas e novelos também podem ser uma maneira de colorir a cidade.

THIAGO Silva | Agente de Formação Cultural
Freguesia, Brasilândia
Morador da Vila Brasilândia. Arte-Educador, Agitador Cultural, Dramaturgo e Ator nas periferias de São Paulo. Formado em Teatro com pós-graduação nas áreas de Educação Social e Gestão de Projetos com foco no Terceiro Setor. Já foi Jovem-Monitor e Gestor de espaços culturais. Dedica sua pesquisa e carreira para a valorização da cultura popular e ao reconhecimento da cultura periférica como linguagem.

ALEX Mendes | Profissional de Psicologia
Profissional de Psicologia, Psicanálista, Artista e Articuladore Social. Atualmente, integra coletivos de psicologia e artísticos e realiza rodas de conversa, sensibilizações e pesquisas sobre a temática de identidade de gênero, sexualidades e suas intersecções. Atuou na articulação social do Centro de Cidadania LGBTI Sul, oferecendo atendimento à população LGBTQIAPN+.

BRUNO Vaz | Agente de Formação Cultural
Butantã
É ator, educador e gestor cultural, desde 2007. Formado na Escola de Arte Dramática da USP e pós-graduado em Interpretação para Musical na Célia Helena (SP), atuou como Artista-Educador no Programa de Iniciação Artística (PIÁ), no Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância (PIAPI) e nos Centros Culturais da Prefeitura de Diadema (SP).

EDUARDO Luiz | Agente de Formação Itaquera, Cidade Tiradentes
Eduardo Luiz, 47 anos, é formado em Letras, com especialização em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) e estudante de Serviço Social. Atuando como Educador Social, intérprete e professor de português a pessoas surdas, tem trajetória consolidada no terceiro setor, com foco em educação formal e não formal. Faz parte do grupo de teatro amador “Falando com as mãos”, promovendo a democratização do acesso à cultura e ao conhecimento em comunidades periféricas e atua como interprete em Libras de forma voluntária, atendendo a população surda que vive em extrema vulnerabilidade.

GUSTAV Courbet | Agente de Formação Cultural
Sé
Gustav Courbet é travesti preta, multi-artista, coreógrafa, educadora, performer e preparadora corporal. Fez parte de companhias de dança e teatro em São Paulo e atualmente desenvolve o projeto independente “”Corpo Presente””. Foi educadora em diversas ONGs e Centros de Acolhimento para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social nas periferias de São Paulo, utilizando das linguagens artísticas para promover a reflexão sobre questões de gênero, identidade e pluralidades de corpos. Em 2023 assume o cargo de Coordenadora Artístico Pedagógica no PROGRAMA PIÁ de Iniciação Artística da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

JHONAS Araújo | Agente de Formação Cultural
Vila Prudente, São Mateus
Jhonas Araújo é formando em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC Salvador), Jhonas concluiu o Curso Técnico-Profissionalizante Formação de Atores pela Sitorne – Estúdio de Artes Cênicas, em Salvador, com coordenação de Teresa Costalima, no ano de 2008. Atualmente, compõe o núcleo artístico-performático do Coletivo Legítima Defesa e da JAH – Junta de Arte Humanista e estuda licenciatura em História.

JULIANA Monteiro | Produtora
Juliana iniciou sua trajetória participando do Programa Jovem Monitor no CCJ em 2010. Gestora cultural formada pelo SESC CPF em 2023, produtora de exposições de obras de arte e produtora cultural de diversos eventos, entre eles FLIMUJ, FLI, CHA Maranhão Itaú cultural. Como brincante mediadora literária fez parte dos coletivos Trio Ibaré e FestERE, atualmente segue com o projeto Paisagens Imaginárias e ateliê do pequeno artista. Na Fábrica de Cultura cachoeirinha atuou como analista de biblioteca, em Iguape foi analista de articulação e difusão, onde foi curadora dos festivais LGBTQUÉ ISSO? (2022) e festival do dia da Mulher Negra (2023).

MARIA Gabriela Felipe | Agente de Formação Cultural Líbero
Artista do teatro e educadora. Graduada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto. Maria Gabi estudou Teatro durante um semestre na Escola Superior de Música e Artes Espetáculo, na cidade do Porto- Portugal.
Mineira, vivendo em São Paulo há dez anos. Desde 2016 é integrante e co-fundadora do Núcleo Negro de Pesquisa e Criação (NNPC). Atualmente dirige o espetáculo Despedida- o que acontece quando crianças e bonecas crescem?, do coletivo DazAves.

NATHALIA Yohana Makiyama | Auxiliar Administrativa
Nathalia possui boa experiência na área administrativa, com atendimento ao público e responsável no controle de agendamentos de carros, telefonista, controle de processos, protocolos, rotina de departamento de pessoal e produção.

VITOR Beira Fernandes | Analista Pedagógico
Formado em Licenciatura em Artes Visuais e pós-graduando em Gestão de Projetos, Vitor foi atuante na educação há 5 anos, realizando facilitação da aprendizagem, orientação educacional para jovens. Como Professor no ensino formal, atuou em colégios particulares/ públicos e no ensino informal, como orientador em instituições de capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social.