Ser um jovem monitor cultural é colocar em prática o protagonismo juvenil para transformação social e política. São jovens de 18 a 29 anos com ensino médio completo, pertencentes preferencialmente a famílias de baixa renda de São Paulo, que recebem formação e recurso pecuniário. Para participar é preciso se inscrever e estar aprovado/a pelos editais públicos da SMC, abertos anualmente.
O programa oferece aos participantes formações que envolvem aspectos da produção e gestão cultural, da diversidade e das manifestações culturais. As formações também envolvem atividades práticas nas áreas de recepção, produção e difusão cultural nos equipamentos e departamentos culturais pertencentes à Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
O/A Jovem Monitor/a Cultural pode seguir em diferentes focos de atuação, para além do processo de formação junto ao trabalho, podendo realizar articulação para potencializar as atividades dos equipamentos e departamentos públicos, como também desenvolver projetos junto aos atores sociais dos territórios.
Conheça algumas histórias: