Os jovens monitores resgataram as redes sociais do equipamento e agora as usam no seu projeto para popularizar a biblioteca

Atrair público para os equipamentos culturais é um desafio que jovens monitores enfrentam durante sua atuação, mas Rafael da Silva e Ingrid Menezes Avancini, da Biblioteca Alceu Amoroso Lima, estão apostando na divulgação pelas redes sociais como solução para isso. 

O movimento nas redes da biblioteca começou com a intenção de trazer novos visitantes, mas com as novas publicações e linguagem informal que eles usam, o engajamento também aumentou muito. “Estamos movimentando o Instagram e o Facebook, a Ingrid com as publicações das contações [de história] e eu com meus flyers e stories das atividades e eventos”, conta Rafael sobre essa nova abordagem de comunicação. “Quando a gente entrou, o Instagram tinha cerca de 300 seguidores, agora temos quase 600”. 

Jovens monitores Ingrid e Rafael na Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Jovens monitores Ingrid e Rafael na Biblioteca Alceu Amoroso Lima (Foto: Augusto Cesar)

Além disso, os jovens monitores estão inovando ao usar uma das redes sociais mais acessadas do momento, o TikTok, para trazer pessoas para a biblioteca. Rafael criou um concurso dos pequenos vídeos: quem fizer o melhor Tik Tok sobre o equipamento, recebe como prêmio livros. “Enquanto você faz seu TikTok dentro da biblioteca, você interage com o ambiente, talvez pega um livro, leva pra casa, talvez gosta do ambiente e depois volta”, o jovem explica o raciocínio por trás.

A parte mais importante de sua atuação para os dois é provar que o equipamento público é realmente público e aberto para todos os tipos de pessoas. “Eu sinto que, às vezes, o espaço público é privado, de quem trabalha lá. A gente está tentando escutar todo mundo e tentando fazer com que o público sinta que lá é a casa deles”, Ingrid conta suas impressões sobre o acolhimento na biblioteca. Ambos querem que, onde atuam, seja um espaço de reunião e interação dos frequentadores. Os jovens monitores criam atividades que vão trazer das pessoas de classe média/alta, que são em grande número no bairro onde se encontra o equipamento, Pinheiros, até o público de pessoas em situação de rua, mostrando que eles também são bem-vindos lá. 

Um ótimo exemplo desse aumento de audiência que a divulgação está trazendo foi o evento sobre direitos universais, do dia 14/02, que uniu setenta dos jovens do CAMPPinheiros e os jovens de uma escola internacional de italiano, oferecendo essa interação bem-organizada entre periferia e elite. Um momento em que ambos grupos ofereciam duas perspectivas diferentes sobre direitos universais. 

Na biblioteca, eles têm público em situação de rua muito frequente e ativo, por isso Rafael e Ingrid começaram a criar atividades para eles também. Essa nova conexão começou depois de Ingrid convidá-los para um evento sobre ocupações. O equipamento ficou cheio e eles tinham muito a falar sobre a história, política e prédios de São Paulo, oferecendo uma discussão muito rica. “Encaram eles e fazem com que eles achem que não pertencem à biblioteca, mas eles pertencem sim”, comenta Rafael sobre essa fatia do público.

Além dos eventos que os dois jovens monitores fazem na biblioteca, como parte de um plano dos/as monitores/as da região Centro-Oeste, eles também, algumas vezes, fazem e organizam eventos em equipamentos nos quais eles não atuam. Ingrid já foi fazer sua Contação na Biblioteca Anne Frank, por exemplo, e o jovem monitor Augusto César da Biblioteca Álvaro Guerra vai fazer um evento sobre animes na Alceu. Isso possibilita uma troca de experiências e oferta de temas diferentes aos públicos dos vários equipamentos.

Rafael e Ingrid, por serem de origem periférica, desejam com seus eventos, dar plataforma para ONGs e movimentos dessa população, como no sarau que Rafael organizou, que vai contar com a presença da ONG Projeto Casulo, fazendo com que todos os tipos de público da biblioteca consigam conversar e entender que o espaço é primeiramente deles. “Ao invés de esperar o público, a gente mudou a estratégia, vamos fazer as atividades e com as redes atrair público para elas”, contam os dois monitores. Com sua posição inovadora, eles criaram esse novo sistema de divulgação e comunicação que já causa grande impacto na biblioteca.

Foto de capa: Joaquim Queiroga

(11/03/2020)

Ingrid Menezes e Rafael da Silva inovam na comunicação e divulgação da Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support