Os meses de agosto e setembro foram marcados por dinâmicas em grupo e entrevistas com jovens candidatos que participam do processo seletivo da edição 2025/2026 do Programa Jovem Monitor Cultural. As dinâmicas foram realizadas nas quatro regiões da cidade de São Paulo, e visaram identificar jovens talentos para o Programa. As dinâmicas de avaliação ocorreram em quatro centros culturais: Centro Cultural de Santo Amaro, Centro Cultural Olido, Centro Cultural da Juventude e Centro Cultural da Penha.
As avaliações abordaram quatro áreas principais: liderança, colaboração, engajamento e comunicação. A análise focou-se na capacidade dos candidatos de liderar e motivar equipes, trabalhar em grupo, se envolver ativamente nas atividades culturais e comunicar-se de forma eficaz:
- Liderança: Avaliação da capacidade dos candidatos de liderar e motivar equipes, além de sua habilidade em tomar decisões eficazes e resolver problemas.
- Colaboração: Análise da habilidade dos jovens em trabalhar em equipe, promovendo um ambiente de cooperação e apoio mútuo.
- Engajamento: Verificação do interesse e da disposição dos candidatos em se envolver ativamente nas atividades culturais e sociais propostas pelo programa.
- Comunicação: Avaliação da eficácia na transmissão de ideias e informações, além da capacidade de ouvir e compreender diferentes perspectivas.
Essas avaliações foram essenciais para garantir que os jovens selecionados possuam as qualidades necessárias para contribuir de forma significativa para o Programa Jovem Monitor Cultural, promovendo uma maior inclusão e enriquecimento cultural nas comunidades locais.
O processo de dinâmicas envolveu a participação de mais de 1.300 jovens e foi realizado de forma descentralizada, um formato novo para o programa. A mudança visou avaliar os candidatos em locais próximos às suas futuras áreas de atuação. As comissões do Poder Público e da Sociedade Civil, junto com a equipe de gestão do programa, conduziram as avaliações.
Juliana Gervaes, coordenadora geral do Programa, destacou que a nova abordagem objetiva identificar as potencialidades dos candidatos com base em critérios específicos e a importância da presença dos gestores em todo o processo para a política pública.
Já as entrevistas com jovens aconteceram no mês de setembro e foram guiadas por gestores-orientadores de diversos espaços culturais, onde os candidatos puderam compartilhar suas experiências e perspectivas, e aconteceram na Sede do PJMC e no Centro Cultural Olido, no centro de São Paulo.
A equipe do Programa Jovem Monitor Cultural agradece a todos os participantes e a dedicação das comissões envolvidas. Mais informações sobre o andamento do processo seletivo serão divulgadas em breve.