Cerimônia de formatura e Mostra PIAC marcam encerramento do ciclo formativo de jovens continuístas

No último mês, o Programa Jovem Monitor Cultural (PJMC) realizou a cerimônia de encerramento do ciclo formativo dos jovens continuístas. O Centro Cultural da Cidade de São Paulo (CCSP) foi o palco dessa celebração, que destacou a importância da formação cultural para as juventudes da cidade.

O PJMC, que completou 15 anos em 2024, é uma política pública da Supervisão de Formação Cultural, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, atualmente executada pela Associação Educacional Maria do Carmo. Desde sua criação, o programa tem buscado capacitar jovens para atuar na gestão cultural, proporcionando conhecimentos e experiências que ampliam suas perspectivas e habilidades.

A cerimônia iniciou com as boas-vindas dos mestres de cerimônia Daniela Dams e Jhoão Junior, agentes de formação do Programa. Em seguida, falas institucionais e agradecimentos a toda comunidade. A Secretária Municipal de Cultura, Regina Célia da Silveira Santana, ressaltou a relevância da participação dos jovens em espaços culturais, enfatizando a importância do aprimoramento de conhecimentos e talentos. Juliana Gervaes, coordenadora geral do PJMC, e Lígia Jalantonio, supervisora de formação cultural, também reconheceram o esforço dos jovens que, ao concluírem o ciclo formativo, se preparam para novos desafios e conquistas na produção cultural.

Celso Divino Lemes, diretor da Associação Educacional Maria do Carmo, destacou a importância do investimento em cultura e educação, assim como o fortalecimento das juventudes na construção de um cenário cultural mais robusto. A presença de Paula Stefanny Felice, representante da Secretaria Municipal de Educação, foi um marco importante, pois anunciou uma nova parceria entre as secretarias, com o objetivo de expandir o programa na cidade.

Após as intervenções das autoridades, os jovens formandos foram chamados ao palco por macrorregiões, onde receberam seus canudos e certificados. Esse momento simbolizou a conclusão de um ciclo e o início de novas jornadas para os participantes.

O evento também incluiu uma retrospectiva produzida pelos próprios jovens monitores, que trouxe à tona suas experiências e conquistas ao longo do programa. Essa apresentação gerou um ambiente de emoção e celebração, evidenciando o engajamento dos jovens para além das atividades formativas.

Mostra PIAC
Na sequência, ocorreu a Mostra PIAC, onde os jovens puderam apresentar seus Planos de Intervenção Artísticos-Culturais (PIACs) às instituições parceiras presentes, como Itaú Cultural, Museu do Ipiranga, Museu das Favelas, CPROG, Perifacon e Santa Marcelina Cultura. Gestores-orientadores e agentes de formação também participaram, acompanhando o processo e proporcionando feedback aos jovens.

Durante o evento, os jovens continuístas tiveram a oportunidade de compartilhar suas vivências e aprendizados. Apresentações artísticas e depoimentos emocionantes destacaram o impacto do programa em suas trajetórias pessoais e profissionais. A troca de experiências não apenas celebrou as conquistas individuais, mas também ressaltou a importância da cultura como um instrumento de transformação social. A produção foi realizada em colaboração entre a equipe do PJMC e jovens ingressantes, reforçando a importância do trabalho conjunto e do aprendizado coletivo.

Carolina Oliveira, coordenadora geral, e Michele Hidalgo, coordenadora pedagógica, ambas da Associação Educacional Maria do Carmo, desejaram sucesso aos jovens em suas jornadas profissionais.

Com 15 anos de história, o PJMC é a maior política pública de formação cultural de jovens da América Latina e segue reafirmando seu compromisso, incentivando o protagonismo juvenil e o desenvolvimento de habilidades essenciais para a vida em sociedade. A cerimônia de encerramento da turma da edição 2022/2023 foi um reflexo do trabalho realizado ao longo dos anos e um convite à continuidade desse importante percurso.