Jovens do PJMC assistem live com embaixadoras do IYD para descobrir como expor seu potencial de mudança utilizando esse projeto!

Criado para celebrar o papel dos/as jovens do mundo todo na geração de mudanças e também para debater os desafios únicos que a juventude enfrenta, o Dia Internacional da Juventude (IYD) é uma iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas) que troca de tema anualmente – sendo o de 2020, “Engajamento Jovem para Ação Global”. Marcado, oficialmente, para o dia 12 de agosto, o IYD é um momento em que os/as jovens são os protagonistas – na criação e execução de ações e atividades ao redor do mundo inteiro e se mostrando capazes de mudar a situação mundial. 

De lives, podcasts, fóruns até bailes e festas, a juventude que participou das ações do IYD em 2019 fez cerca de 150 diferentes atividades somente no Brasil, em muitos dos estados do país. A movimentação para uma presença do IYD no Brasil começou em 2018 com somente dois jovens e poucos eventos só em São Paulo. Em 2020, já existem embaixadores/as da juventude em todos os estados do país e a meta de atividades é de 500 atividades pelo território nacional. 

As embaixadoras, o jovem monitor, a agente de formação e Liduína Lins, coordenadora do PJMC, durante a live de 27/07

Como um programa voltado para a juventude do município de São Paulo, o Programa Jovem Monitor/a Cultural se uniu com o IYD e deu a oportunidade para que Kauanne Patrocino e Hellen dos Santos, as embaixadoras do estado de São Paulo, falassem com os/as jovens monitores/as e os/as apresentassem ao Dia da Juventude, em uma live que aconteceu hoje, 27/07. As embaixadoras também contaram com a presença de Pedro Fernandes, jovem monitor cultural da região Centro-Oeste e ativista pelo direito de acesso à cidade, e Marcia Marci, agente de formação do CIEDS responsável pelo território Sul e ativista em diversas causas.

“Fazedores/as” são jovens que propõe atividades para o IYD, que acontece entre os dias 05/08 e 19/08. As embaixadoras explicaram as metas, objetivos e a mensagem do Dia da Juventude. “Queremos fazer do Brasil uma potência de engajamento jovem – para que tenhamos no Brasil mais atividades do que no resto do mundo somado”, falou Kauanne para os/as jovens que assistiam a live. 

Para participar, é necessário se inscrever como fazedor/a no site do IYD e propor uma atividade a ser executada nesse período. A juventude pode agir em volta de assuntos com os quais já trabalham, como muitos JMC’s já atuam diariamente por mudanças sociais. “Vocês são a primeira geração que pode acabar com a pobreza e a última que pode salvar o meio ambiente” é a frase de Ban Ki-moon, ex-secretário geral da ONU, que inspira o IYD e toda sua movimentação – reforçando a importância dos/as jovens nas ações globais.

Durante a live, os/as jovens monitores/as puderam fazer suas perguntas e descobrir mais sobre o IYD e sobre como é a experiência de participar dele. As falas de ambas embaixadoras reforçaram que é um período em que os holofotes devem estar completamente na juventude, para que ela consiga expor sua realidade e seja possível visualizar um mosaico completo da diversidade dos/as jovens brasileiros/as. Baseando-se nessa intenção, Pedro Fernandes, o jovem monitor, conectou o IYD com o PJMC, mostrando a avidez de nossos jovens, especialmente os vindos da periferia paulistana, e a potência de transformação social: “A juventude periférica já faz e produz, mas precisa de um incentivo – vejo o Programa Jovem Monitor/a Cultural como essa potência e o IYD como outra inspiração”. 

Você pode acompanhar o IYD e ler mais sobre o projeto nas suas redes sociais!

Instagram: @iyd.brasil

Facebook: Dia Internacional da Juventude

LinkedIn: IYD Brasil

Site: https://iydbrasil.com.br/

“O dia é completamente dos jovens – o foco é a juventude”
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support