Os/as jovens Caio, Andreza, Julia e Jaqueline estão criando um documento completo com instruções e explicações desse processo – com base em sua atuação na SMC

Por Pedro Paulo Furlan

Jaqueline Santana, jovem ingressante na SFA

Os/as jovens monitores/as também atuam em muitos dos departamentos da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e alguns trabalham na contratação de artistas e ajudam no desenvolvimento de projetos. Em relação a isso, uma equipe de quatro jovens, Andreza Maciel Figueiredo, que atua na EMIA, Caio Avelino Fukamizu, da Supervisão do Fomento às Artes (SFA), Julia Porto, da SFA, e Jaqueline Santana, também da SFA, estão desenvolvendo um documento para auxiliar os/as artistas e produtores/as culturais que querem entrar nas políticas públicas, o “Manual de Projetos Para Editais Culturais da Cidade de São Paulo e Produtores Independentes”.

Andreza Maciel, jovem continuísta no EMIA

Na edição 2019/20, Caio e Andreza, jovens continuístas, estavam pensando juntos/as sobre fazer um projeto conectado com sua atuação em departamentos. Decidiram desenvolver oficinas para artistas e produtores/as culturais, ensinando-os a preencher projetos e completá-los com o que viam que faltava no dia a dia. No entanto, com a pandemia e a mudança para o modo remoto, o projeto da oficina ficou em segundo plano, ressurgindo com a implementação dos PIAC’s – planos de intervenção artístico-cultural – só que agora em um formato diferente: um manual para auxiliar o trabalho da Secretaria e ainda mais artistas.

Julia Porto, jovem ingressante na SFA

Durante reuniões na SFA, as jovens ingressantes Julia e Jaqueline se interessaram e entraram na equipe – já se jogando direto no trabalho. “A pesquisa foi meio natural no nosso trampo, aprendemos muito no nosso trabalho”, nos contou Caio, com Jaqueline completando: “Quando temos algo errado dentro do projeto, temos que mandar de volta para o artista e isso exige retrabalho nosso e deles”. Aprendendo diretamente na atuação, os/as JMC’s organizaram os maiores assuntos sobre os quais precisavam falar dentro do manual e enquanto iam ‘trampando’ foram adicionando apontamentos que se provavam necessários. 

Caio Fukamizu, jovem continuísta na SFA

Ao ingressar no PJMC, a jovem Julia comentou que ficou ainda mais empolgada para trabalhar com cultura no futuro, acrescentando sobre isso: “Muitos jovens monitores querem trabalhar com arte, cultura e editais também e, enquanto estamos em formação, aprendemos muito e queremos compartilhar”. Com isso em mente, e a missão que a equipe assumiu de auxiliar os departamentos e democratizar a cultura, Julia afirma: “O manual é a nossa maneira de fazer isso”.

“Se você começa a olhar os editais, é o mesmo pessoal que já é profissional que passa”, Caio observou em sua atuação, contando: “Esperamos que o manual seja um pontapé para artistas que estão começando agora, para facilitar a entrada deles nesses projetos e editais”. Andreza, Caio, Julia e Jaqueline se uniram para desenvolver esse documento que estará auxiliando a própria secretaria, mas também servindo como ferramenta de aprendizado para artistas e produtores/as culturais. “Queremos que o manual chegue às pessoas e que ele inspire esses proponentes a acreditarem que é possível”, Julia finaliza.

JMC’s pretendem ajudar artistas e produtores/as culturais com seu manual para a criação de projetos e o ingresso em editais
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support