Parceria entre o PJMC/CIEDS e o Instituto Tomie Ohtake disponibiliza cursos e atividades aos/às jovens monitores/as, dando a eles/as mais oportunidades de aprendizado e de experimentação cultural

Por Pedro Paulo Furlan

Isadora Mellado, coordenadora da equipe de ação e pesquisa educativa no Instituto Tomie Ohtake

“O nosso maior objetivo com a parceria era contribuir para a formação em gestão cultural que já é oferecida pelo programa”, é dessa maneira que Isadora Mellado, coordenadora da equipe de ação e pesquisa educativa no Instituto Tomie Ohtake, explica a motivação por trás da parceria com o Programa Jovem Monitor/a Cultural e o CIEDS. Em 2018, conversas entre a coordenadora do PJMC, Liduína Lins, e o Instituto começaram, e disso nasceu essa conexão, motivada pela vontade de oferecer mais experiências para os/as jovens monitores/as.

Com imensa disposição e empenho, a parceria se ampliou e o Instituto Tomie Ohtake ofereceu bolsas em cursos para JMC’s, possibilitou vagas para intercâmbio e para trabalho dentro de seus projetos. Essas atividades também colaboram com o Instituto, que consegue atuar com jovens dedicados/as e conhecer mais sobre lutas sociais e causas com as quais os/as JMC’s são muito conectados/as. “Eu acho que a boa vontade dos/as jovens e da coordenação do PJMC é fundamental para nossa parceria e o programa está sempre disposto a trabalhar conosco”, afirma Maiara Paiva, coordenadora de projetos socioculturais no Instituto Tomie Ohtake.

Maiara Paiva, coordenadora de projetos socioculturais no Instituto Tomie Ohtake

A construção e continuidade da parceria cultural

Em meio à escuta e conversas com os/as jovens monitores/as, o Instituto Tomie Ohtake e a equipe de PJMC no CIEDS combinaram quais atividades a colaboração envolveria. “Esse primeiro momento despertou diversos olhares e diversas possibilidades – nós todos/as vimos que nos beneficiaríamos muito desse trabalho em rede”, conta Fernando Cartago, agente de formação no programa.

A primeira parceria se deu com o oferecimento de vagas gratuitas para JMC’s e integrantes do Cieds, que trabalham com juventudes, no curso Elaboração de Projetos Culturais e Mobilização de Recursos. Em meio a outros agentes culturais, os/as jovens participantes aprenderam sobre a captação de recursos dentro do mundo da cultura e criaram seus próprios projetos. Com a dedicação dos/as jovens ao curso, sua habilidade, criatividade e amor à cultura, o Instituto Tomie Ohtake viu em primeira mão a potência dos JMC’s, resultando em novos horizontes para a parceria.

Fernando Cartago, agente de formação do PJMC

No ano passado, 2020, o Instituto desenvolveu uma parceria com a Plataforma P’la Arte e algumas universidades em Portugal, um intercâmbio no qual os participantes foram jovens monitores/as. Foram selecionados cinco para fazerem parte do projeto como estagiários/as e cursarem algumas disciplinas online na Universidade Nova de Lisboa e no Instituto Politécnico do Porto, envolvendo cursos de comunicação, história da arte e estudo da imagem. 

Em março de 2021, foram oferecidas aos/às jovens vagas no curso de fotografia, “Nicholas Nixon: olhar por dentro”, como parte da programação educativa da exposição do artista em cartaz no Instituto. “Sempre que a gente oferece uma atividade, recebemos uma disposição imensa dos jovens em participar”, Isadora comenta, acrescentando sobre a atividade: “Nesse curso, os jovens chegaram muito empolgados, já com produção fotográfica própria e um grande engajamento, o que é sempre o comum deles/as”.

Ex-JMC’s na equipe do Instituto Tomie Ohtake

Amanda Porto, foi JMC e parte da equipe do Instituto Tomie Ohtake

Entre os/as participantes do intercâmbio, estavam Amanda Porto e Dara Roberto, ex-JMC’s que agora integram ou já integraram a equipe do Instituto Tomie Ohtake, participando de processos seletivos com prioridade para eles/as. Assumindo posições diferentes, colocando em prática seus aprendizados no PJMC e habilidades pessoais, ambas tiveram ou estão tendo experiências formativas, que são possíveis devido à parceria. 

Amanda Porto ingressou no Instituto Tomie Ohtake em 2019, como produtora cultural em um curso de marcenaria. Ao ver a vaga, ela achou que não se encaixava, mas, após incentivo da equipe do PJMC, ela decidiu se candidatar: “Descobri que era um curso voltado a jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade, me senti mais confortável, porque essa sou eu”, conta Amanda: “Fiquei pensando que, mesmo se eu não entendesse marcenaria, de gente eu entendia”. A jovem aproveitou seu período atuando no Instituto para crescer como agente cultural e fechou esse capítulo de sua jornada no primeiro semestre de 2020 – depois foi convidada para participar do intercâmbio. 

Dara Roberto, ex-JMC e parte de um novo projeto no Instituto Tomie Ohtake

Dara, por sua vez, entrou na equipe do Instituto Tomie Ohtake no começo de 2021, em uma vaga para a produção de um novo projeto do Instituto, sobre lideranças femininas. Jovem continuísta na edição de 2019/20, Dara sempre foi muito ativa nas lutas sociais sobre cidadania e raça, o que refletiu em seu novo trabalho. Recebendo muitas indicações após se destacar no intercâmbio, a jovem assumiu sua nova posição na qual atua hoje em dia, levando consigo sua experiência cultural do PJMC. 

A entrada das jovens no Instituto ofereceu novos olhares e experiências para a equipe do Tomie Ohtake. “No fim, nós aprendemos muito mais com elas do que ensinamos eles”, comenta Isadora Mellado, falando de Amanda e Dara. Compartilhando muitas vivências com o público dos cursos e atividades, as jovens já se conectavam a seus colegas e alunos/as, criando um ambiente de trabalho confortável que beneficia muito o Instituto – “O período que elas passaram nos espaços culturais ajudou muito elas a terem essa habilidade humana fora de série”, Maiara conta.

PJMC e Instituto Tomie Ohtake: parceria cultural oferece ainda mais experiências dentro do programa
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support