CIEDS e Secretaria Municipal de Cultura-SP: execução é compartilhada

Por Bruna Santamarina do CIEDS

O PJMC (Programa Jovem Monitor/a Cultural), política pública de cultura da SMC-SP (Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo) executada em parceria com o CIEDS, realizou um Encontrão para celebrar o fim da edição 2020/2021, marcada pelos desafios em função da pandemia de Covid-19, e o início do próximo ciclo. O evento online, realizado no último mês com transmissão ao vivo pelo YouTube, contou com a participação de jovens e ex-jovens monitores/as culturais, coordenadores, gestores, formadores e artistas, que fizeram apresentações ao vivo. Independente da modalidade ou da região, eles se reuniram para celebrar e compartilhar suas aprendizagens e conquistas ao final do ciclo formativo.

A programação começou às 14h, com a abertura dos mestres de cerimônia Thaline e Vitor Martins (CIEDS/SMC), seguido por uma fala do Coordenador Geral da Supervisão de Formação Cultural, Pedro Granato. Na sequência, teve contribuições da coordenadora da Biblioteca Raul Bopp, Charlene Kathlen de Lemos, e da coordenadora do Centro de Referência da Dança (CRD), Sulla Andreato, seguidas pelo formador Renato Almeida.

Falaram também os coordenadores da Casa de Cultura do Campo Limpo, Fernanda Péis; da Biblioteca Monteiro Lobato, Marta Nosé Ferreira; da Casa de Cultura Tremembé, Nilson Luiz da Silva Martins (DJ Rizada); e do Centro Cultural Flávio Império, Edson Paulo Souza.

Print do Encontrão de 04/10

As atrações culturais ficaram por conta dos shows de Lunna Black, no meio do Encontrão, e de Danuza Novaes, no encerramento. Participaram ainda os jovens monitores/as Drico (Adriano Freitas), da Casa de Cultura Vila Guilherme; Guilherme Andrade, da Biblioteca Mario de Andrade; e Helena Pandora, do Centro Cultural Grajaú; além das formadoras Elânia Francisca e Ciça Pereira.

A programação contou ainda com uma fala inspiradora de Marcia Marci (ex-agente da Zona Sul e ex-jovem monitora do Centro Cultural Grajaú), que trouxe um trecho do conto “O Mundo”, de Eduardo Galeano, que diz: “Cada pessoa brilha com luz própria entre todas as outras. Não existem duas fogueiras iguais. Existem fogueiras grandes e fogueiras pequenas e fogueiras de todas as cores. Existe gente de fogo sereno, que nem percebe o vento, e gente de fogo louco, que enche o ar de chispas. Alguns fogos, fogos bobos, não alumiam nem queimam; mas outros incendeiam a vida com tamanha vontade que é impossível olhar para eles sem pestanejar, e quem chegar perto pega fogo”.

“Quem finaliza essa edição está começando uma grande jornada. Todo mundo aqui aprende muito, eu aprendi muito. Parabéns a todos que chegaram até aqui e para quem continua. Bem-vindos(as) a essa nova etapa. Só a luta muda a vida.”, completou Marcia.

Sobre o Programa Jovem Monitor/a Cultural

O Programa Jovem Monitor/a Cultural é uma política pública que inova ao promover uma formação combinada em que as/os jovens ampliam seu repertório e experimentam, na prática, os diversos aspectos da gestão cultural. A Lei 14.968/09, posteriormente regulamentada pelo Decreto 51.121/09, cria regras e procedimentos do programa. O CIEDS está à frente do programa com execução compartilhada com a Secretaria Municipal de Cultural de São Paulo desde 2017 e já foi selecionado para seguir também na próxima edição.

Voltado para o desenvolvimento artístico e atendimento ao público, o PJMC começou em 2008, na cidade de São Paulo, focado na formação de jovens de 18 a 29 anos para atuação em equipamentos e departamentos culturais. A partir de 2013, o programa passou a ser executado por meio de convênio e expandiu para outros espaços culturais, como teatros, bibliotecas, casas de cultura, museus e centros culturais. Jovens de todas as regiões de São Paulo, do centro às periferias, passam a interagir em equipamentos da Prefeitura. 

Clique aqui para assistir ao Encontrão completo.

Programa Jovem Monitor/a Cultural realiza Encontrão online
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support