Agente cultural e agente de formação, Leandro vê o Programa Jovem Monitor/a Cultural como uma maneira de fortalecer seus vínculos com a cultura de SP

Com os pés na cultura desde muito jovem, Leandro Senna Cardoso Gomes é, atualmente, o agente de formação responsável pelos/as jovens monitores/as culturais do território Leste do Programa Jovem Monitor/a Cultural. Sua dedicação imensa aos/às JMC’s e sua confiança na mensagem e motivação do PJMC são duas formas de descrever o Leandro como um agente de formação incrível. Vem conhecer mais dele!

Primeiro, o que é um agente de formação?

“Eles e elas guiam os JMC’s durante sua jornada no programa. Além de auxiliar os jovens na criação e construção dos seus projetos (PIAC e Plano de Ação), esses/as agentes também contribuem na mediação das relações e diálogos entre os jovens e a gestão do espaço cultural/departamento, junto à Secretaria de Cultura”, descrevemos em nosso post sobre essas/es profissionais fundamentais para o programa.

Junto a isto, os agentes também colaboram sempre com os gestores dos espaços públicos da SMC, desta maneira, articulando e potencializando as ações dos jovens.

Mas mesmo assim, ser agente de formação é muito mais. Diretamente em contato com es jovens, os/as agentes estão conversando com a diversidade completa dos/as jovens sob seus cuidados, e aprendendo muito com elus, como diz Leandro mesmo.

Acredito que nós agentes vivemos um cotidiano de aprendizado constante pelo contato permanente com a diversidade das juventudes paulistanas”, conta o responsável pelo território Leste, continuando: “Considero um desafio extremamente enriquecedor a busca por uma articulação positiva entre as infinitas potencialidades trazidas pelos jovens monitores culturais”.

Mais sobre o Leandro

“Como jovem periférico, cresci no transporte público entre os bairros do Capão Redondo e Bela Vista”, Leandro contou para a gente em nossa conversa com ele. Narrando que seu primeiro contato com a cultura foi em uma época em que não haviam muitas políticas públicas culturais, como o PJMC, para a periferia, ele lembra que seu ingresso foi em uma dessas poucas: o Programa Vocacional na Biblioteca Monteiro Lobato.

Com 33 anos agora, o agente de formação atuou e atua hoje em dia como palhaço, já tendo feito palhaçarias por inúmeros locais de São Paulo, profissional de teatro, como diretor, ator e até professor, e músico, integrando o coletivo Samba dos 7×1. 

Segundo Leandro, a experiência de agente de formação é uma continuação de sua atuação direta na cultura: “Estar no PJMC como agente de formação é uma oportunidade de me manter envolvido com este circuito criativo que emerge das periferias e contribuir para a formação de novos agentes culturais”.

Relembrando o Encontrão, uma das marcas da formação de jovens monitores/as, da edição 2019/2020, Leandro vê até hoje, de perto, a potência cultural destes futuros agentes da cultura. Em nossa entrevista, ele descreveu este momento como uma cerimônia cheia de alegria e significado.

“Foi um grande festival com apresentações de jovens monitores em diversas linguagens artísticas, festival que terminou em um grande baile, também produzido pelos próprios jovens, celebrando, na batida do funk, a força de transformação da cultura”, narrou.

“O Programa Jovem Monitor Cultural possibilita às juventudes que permaneçam em seus territórios e fortaleçam o vínculo com a sua comunidade, além de lhes propiciar uma formação nas áreas de gestão e produção cultural”.

“Contato permanente com a diversidade das juventudes paulistanas”: conheça o agente de formação do território leste, Leandro Senna!
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support