COMO POSSO FAZER A INSCRIÇÃO?

As inscrições devem ser feitas, exclusivamente online, no endereço https://sp156.prefeitura.sp.gov.br, de qualquer computador ou dispositivo com internet. 

Alternativamente, no período da inscrição e processo seletivo, os jovens poderão, com agendamento prévio pelo site https://agendadesc.prefeitura.sp.gov.br/agendamento ou pelo telefone 156, utilizar os computadores das unidades Descomplica SP para acessar o formulário de inscrição e/ou realizar as dinâmicas/entrevistas da segunda fase (se forem remotas, conforme convocação).


PRECISO TER EXPERIÊNCIA NA ÁREA DA CULTURA PARA PARTICIPAR?
Não. Por se tratar de um programa de formação, não é necessário ter experiência na área cultural. Porém, é essencial que haja interesse pela área, para que a formação oferecida seja significativa para tod@s.


VOU FAZER 18 ANOS EM 2022, POSSO ME CANDIDATAR?
Você poderá se candidatar desde que você tenha 18 anos completos até o último dia das inscrições, ou seja, até o dia 04 de maio de 2022.


VOU FAZER 30 ANOS EM 2022, POSSO ME CANDIDATAR?
Poderá somente se você completar 30 anos após o último dia de inscrição, dia 04 de maio de 2022.


O QUE FAZ UM/A JOVEM MONITOR/A CULTURAL?
O jovem que ingressa no programa participa de formação voltada à experimentação profissional no campo da cultura. Ele recebe formação teórica e prática sobre políticas públicas e gestão da cultura na cidade; políticas públicas para a juventude; linguagens e expressões artísticas nos territórios; além de realizar atividades práticas relacionadas à rotina dos espaços culturais da rede da Secretaria Municipal de Cultura.


COMO SE DÁ A FORMAÇÃO OFERECIDA E QUAL SUA CARGA HORÁRIA? 
O jovem monitor cultural tem uma carga horária de 30 horas semanais. As atividades de formação teórica, de no mínimo 6 horas semanais, podem incluir rodas de conversa, vivências, laboratórios, espaços de apreciação artística, grupos temáticos entre outras modalidades, em encontros, gerais ou segmentados, no centro, territórios ou em modo remoto (online). As atividades de formação prática, de até 24 horas semanais, são definidas no plano de ação cultural do espaço onde o jovem atua, como por exemplo: atendimento ao público, atividades de programação e produção cultural de cada local.


JÁ FUI ESTAGIÁRIO/A NA PREFEITURA DE SÃO PAULO, POSSO ME CANDIDATAR?    
Sim, o processo formativo do estágio e do Jovem Monitor Cultural são diferentes e complementares, não havendo outros impedimentos legais. Vale lembrar que o jovem não poderá acumular o estágio com a bolsa-auxílio do Programa.


JÁ FUI JOVEM MONITOR/A CULTURAL, POSSO ME CANDIDATAR?     
Depende do período. O Jovem Monitor que tenha mantido vínculo com o Programa superior a 15 meses em edições passadas, não poderá participar de novo credenciamento do Programa Jovem Monitor Cultural.


QUAL É A MELHOR FORMA PARA ACOMPANHAR OS RESULTADOS E CONVOCAÇÕES DO PROCESSO SELETIVO?    
Cheque o cronograma do edital e fique atento às publicações no Diário Oficial do município e acesse regularmente o site http://jovemmonitorcultural.prefeitura.sp.gov.br para acompanhar as convocações e notificações de cada etapa e os resultados das fases do processo seletivo.


QUANDO SAEM OS RESULTADOS?     
O cronograma previsto para as publicações e convocações, sujeito a alterações, é o seguinte: 
17 de maio – Resultado primeira fase 
De 17 a 23 de maio – Prazo recursal (primeira fase)
31 de maio – Resultado dos recursos 
31 de maio – Convocação segunda fase 
De 13 a 30 de junho – Dinâmicas/entrevistas 
14 de julho – Resultado segunda fase 
De 14 a 20 de julho – Prazo recursal (segunda fase) 
02 de agosto – Resultado final (pós recurso)
Agosto/Setembro – Primeira convocação 


QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS OFERECIDOS?     
O Programa oferece os seguintes auxílios:
Auxílio pecuniário mensal de R$ 1.000,00 (hum mil reais);
Auxílio refeição de R$ 15,00 (quinze) por dia de atuação;
Auxílio transporte no valor vigente de um bilhete único mensal integrado entre metrô e ônibus;
Seguro de vida coletivo;
Auxílio atividade remota tendo como referência o valor médio de serviços de banda larga residencial.


O PROGRAMA OFERECE CERTIFICAÇÃO?     
Sim, para receber o certificado é preciso atuar por pelo menos 9 (nove) meses como jovem monitor/a cultural. Vale lembrar que a certificação expedida pelo PJMC NÃO é do tipo técnica/profissional, já que NÃO possui regulamentação específica e nem exigência de certificação reconhecida pelo MEC. O Certificado de participação do PJMC se enquadra na modalidade de formação livre, atestando carga horária total e conteúdos gerais do percurso formativo experimentado pelo jovem.  


COMO SE DÁ A ESCOLHA DO LOCAL ONDE ATUAREI?     
No momento da inscrição, você deverá escolher até 3 (três) opções de locais em que deseja atuar, por ordem de prioridade. A definição do local se dará conforme o resultado classificatório final do processo seletivo, seguindo as orientações da Comissão de Seleção. O candidato poderá ainda ser convidado a atuar em outro equipamento diferente de suas opções prioritárias, em situações específicas avaliadas pela Comissão.


POR QUANTO TEMPO POSSO ATUAR NO PROGRAMA?     
Quando ingressar no Programa, você assinará um termo de compromisso que tem validade de 1 (um) ano, podendo ser prorrogado por igual período, totalizando 2 (dois) anos. É importante lembrar que ele não gera qualquer tipo de vínculo empregatício, nem com a Prefeitura e nem com a organização parceira.


PRECISO ESTAR CURSANDO (OU TER CURSADO) O ENSINO SUPERIOR PARA PARTICIPAR?    
Não. O Ensino Superior não é requisito para se inscrever e participar do Programa. É necessário, apenas, atestar o Ensino Médio completo até o fim das inscrições.


EU AINDA NÃO SAÍ DA ESCOLA, POSSO ME CANDIDATAR?     
Apenas se você atestar o ensino médio completo até o final da data de inscrição, isto é, até o dia 04 de maio de 2022. O comprovante de conclusão do ensino médio é um dos documentos obrigatórios para entrar no Programa.


NÃO TENHO COMPROVANTE DE ENDEREÇO NO MEU NOME. COMO FAÇO PARA APRESENTAR ESSE DOCUMENTO?     
Caso você não tenha um comprovante de endereço no seu nome, você deverá entregar, somente no momento da convocação para assinatura do termo de compromisso, um comprovante de endereço, além de uma carta escrita à mão assinada pela pessoa que consta neste documento, informando que você mora no mesmo local.


EU POSSO DESENVOLVER ATIVIDADES REMUNERADAS E SER JOVEM MONITOR/A CULTURAL AO MESMO TEMPO?     
Sim, desde que não haja prejuízo para a disponibilidade de 30 horas semanais exigidas pelo Programa. Vale lembrar que A/o candidata/o que for chamada/o para atendimento das vagas, no ato do ingresso e durante toda a eventual permanência no Programa, não poderá acumular outros auxílios pecuniários que possam ser caracterizados como “bolsas continuadas”, ou recursos de contratações artísticas da Secretaria Municipal de Cultura, ou de programas ou projetos municipais de quaisquer secretarias, ou ainda outras remunerações permanentes, vindas por meio de recursos públicos municipais, direta ou indiretamente. Por outro lado, os jovens chamados poderão acumular com o Programa Jovem Monitor Cultural, outras bolsas de formação estudantis e programas técnicos profissionalizantes e universitários, como Pronatec, PROUNI, FIES, dentre outros desta natureza, e, também benefícios sociais.


COMO RECORRER DOS RESULTADOS? QUAL O PRAZO DE RECURSO?   
O prazo para recurso será de 5 (cinco) dias úteis, contados da data da divulgação das listas de chamada em quaisquer das 2 (duas) fases que compõem o processo seletivo. Os pedidos de recursos deverão ser escritos a próprio punho, datados, assinados, digitalizados e endereçados à Coordenação do Programa Jovem Monitor Cultural no email: jovemmonitorcultural@gmail.com, com o  assunto: RECURSO PJMC 2022-2023.

perguntas frequentes
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support