Estão abertas as inscrições para o Programa Jovem Monitor/a Cultural 2022-2023. Até o dia 04 de maio os/as jovens entre 18 e 29 anos poderão aplicar candidatura para atuar nos espaços culturais da cidade de São Paulo. Serão selecionados mais de 170 jovens, que durante o período de até dois anos receberão formação teórica e prática sobre políticas públicas e gestão da cultura na cidade, políticas públicas para a juventude, e linguagens e expressões artísticas nos territórios.

Durante a participação no PJMC, as/os jovens receberão auxílio pecuniário mensal de R$ 1.000 (hum mil reais), auxílio refeição de R$ 15 (quinze) por dia de atuação, auxílio transporte no valor vigente de um bilhete único mensal integrado entre metrô e ônibus, seguro de vida coletivo e auxílio atividade remota, tendo como referência o valor médio de serviços de banda larga residencial.

Selecionados, os/as jovens monitores culturais precisarão se dedicar ao Programa por 30 horas semanais. As atividades de formação teórica, de no mínimo 6 horas semanais, podem incluir rodas de conversa, vivências, laboratórios, espaços de apreciação artística, grupos temáticos entre outras modalidades, em encontros, gerais ou segmentados, no centro, territórios ou em modo remoto (online). As atividades de formação prática, de até 24 horas semanais, são definidas no plano de ação cultural do espaço no qual o jovem atuará, como por exemplo: atendimento ao público, atividades de programação e produção cultural de cada local.

Além de cumprir o requisito da faixa etária entre 18 e 29 anos, para se candidatar é preciso residir no município de São Paulo há pelo menos um ano, ter completado o ensino médio e, preferencialmente, pertencer a família de baixa renda.

As inscrições devem ser realizadas através da plataforma SP 156. Caso não possua acesso à internet o/a jovem poderá utilizar um posto do Descomplica SP para acessar o edital e realizar a inscrição. Mas fique esperto/a, porque para utilizar algum dos equipamentos espalhados pela cidade é necessário realizar o agendamento prévio. Saiba mais: https://descomplicasp.prefeitura.sp.gov.br

Dúvidas podem ser resolvidas com os atendentes do portal SP 156, através do chat, na página, pelo telefone 156, ou ainda pelo e-mail jovemmonitorcultural@gmail.com.

Abertas as inscrições para o Edital 2022-2023