Enquanto atuavam como jovens monitores/as culturais, Beatriz Ferreira Souza, Thiago Soá, Fabiano Savan e Sabrina Ribeiro, Milena Luczensky e Naara Malian desenvolveram seus PIAC’s com muita paixão.

A edição 2020/21 do Programa Jovem Monitor/a Cultural está no seu fim, então, qual o momento melhor que esse para apresentar mais três PIAC’s nos quais os/as jovens monitores/as trabalharam tanto durante o PJMC? Os Planos de Intervenção Artístico Cultural foram incluídos na formação des jovens monitores continuístas durante essa edição e foram acolhidos por elus como uma maneira de expressar sua criatividade e colocar em prática alguns aprendizados que adquiriram dentro do programa.

Dessa vez, trazemos os PIAC’S “Periferia Dança”, dos/as JMC’s do Centro de Referência da Dança – Beatriz Ferreira Souza, Thiago Soá, Fabiano Savan e Sabrina Ribeiro, “Cinema Fora dos Eixos” da jovem Milena Luczensky, que atua na Biblioteca Milton Santos, e “Mapeamento – Fluxo Financeiro” de Naara Malian, jovem monitora no Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais. Vem conhecer!

“PERIFERIA DANÇA”

Thiago Soá, JMC ingressante no CRD
Beatriz Ferreira Souza, JMC no CRD

“O projeto tem um significado muito importante para mim, pois fazer com que a Periferia seja vista de forma positiva pelo público não tem preço, mostrar que ela não é só violência”, afirma a jovem Sabrina Ribeiro, criadora original do PIAC, sobre uma de suas intenções por trás do “Periferia Dança”. Uma série de vídeos documentais sobre artistas da dança periféricos, englobando coreógrafos, coletivos artísticos e dançarinos, o projeto deu um espaço de destaque para essas histórias e caminhos que precisam ser ouvidos.

Começando como uma ideia de Sabrina para conseguir entrar em contato com o público no início da pandemia e do momento de formação remota – no entanto, não foi possível colocar ele em ação naquele período. O “Periferia Dança” oficialmente nasceu em reuniões entre as jovens continuístas e os dois ingressantes, nas quais, assim que surgiu a existência dos PIAC’s, retornaram à ideia original, criaram a equipe que iria desenvolver a ação e decidiram pelo modelo audiovisual.

Sabrina Ribeiro, JMC continuísta
Fabiano Savan, JMC ingressante

“Acredito que o impacto mais esperado é fazer com que a história, trajetória, trabalho de cada artista periférico seja alcançado pelo maior número de pessoas, fazendo assim conhecidos e reconhecidos, abrindo mais caminhos e oportunidades”, comenta Beatriz Ferreira Souza, que também é profissional da dança e aprendeu muito com as histórias colhidas e apresentadas. Além de tudo, o projeto também foi um lugar seguro para os dois jovens ingressantes, Fabiano Savan e Thiago Soá, adquirirem muito conhecimento com as duas JMC’s continuístas, que finalizam sua passagem no PJMC agora em outubro.

“CINEMA FORA DOS EIXOS”

Vi um grande potencial em trazer para a Biblioteca Milton Santos indicações de filmes que mostram uma nova narrativa e representação, além de apresentar novas possibilidades de entretenimento”, Milena Luczensky nos contou durante nossa conversa sobre o projeto “Cinema Fora dos Eixos”. Selecionando indicações de filmes brasileiros e internacionais, a jovem organizou um acervo disponível para o público do espaço cultural, de maneira a ir contra a hegemonia cinematográfica que obras norte-americanas, especialmente hollywoodianas, têm no Brasil. 

Milena Luczensky, JMC criadora do Cinema Fora dos Eixos

A ideia veio de momentos de Milena dentro de sua graduação, na qual ela fez uma iniciação científica e uma monografia que a fizeram bater de frente com esse domínio estadunidense do mercado de cinemas brasileiros. Dizendo que o “Cinema Fora dos Eixos” é um PIAC destinado a qualquer pessoa que se interessa por cinema além das grandes produções de Hollywood, a JMC dedicou-se a criar esse projeto de forma que o público consiga ter uma visão mais geral da cinematografia do mundo.

Milena dividiu o projeto em dois momentos: na primeira parte, ela pesquisou sobre filmes brasileiros, focando nas obras de nosso país que pudessem oferecer um bom impacto ao público, e na segunda, expandindo a ação cultural para filmes do mundo inteiro, dividindo o conteúdo por continentes. “Foi bastante trabalhoso reunir um acervo de qualidade para fazer as indicações, mas ao mesmo tempo é muito gratificante saber que o projeto foi realizado e tomou forma”, conta a jovem, finalizando: “Após a realização do PIAC, tive muito mais vontade de seguir pesquisando sobre cinema”.

“MAPEAMENTO – FLUXO FINANCEIRO”

Naara Malian, JMC continuísta no PROMAC

Atuando no Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais (PROMAC), a jovem monitora Naara Malian se viu necessitando de uma maior organização nas etapas de trabalho que ela devia fazer dentro do departamento – e colocou isso em prática durante o seu PIAC, o projeto “Mapeamento – Fluxo Financeiro”. Para quem não sabe, o PROMAC é um setor da Secretaria Municipal de Cultura que oferece incentivo a diversos projetos de cultura, usando da renúncia de IPTU e ISS – e dividido em várias seções.

Começando a atuar no setor de projetos, Naara foi transferida para o financeiro após alguns meses de seu tempo no programa – no entanto, com o modo remoto, ela teve muita dificuldade para entender como funcionava o fluxo de dinheiro do PROMAC. “Com o tempo, fui recebendo maiores atribuições, e isso fez com que surgisse a ideia de criar um mapa mental para conseguir visualizar cada etapa e detalhe, pois sabia que seria útil não só para mim, mas para futuros JMC’s no departamento”, conta Naara, acrescentando: “Também para o público que quer ter acesso às informações deste edital, porém tem dificuldade de compreender suas exigências”.

Juntando tudo em uma cartilha, a jovem incluiu informações sobre desde o envio de um contrato de incentivo, análise de documentações e certidões fiscais, resumo sobre como são feitos os depósitos na conta do projeto e até detalhes de como é feito o passo a passo para a concretização do benefício fiscal, todas as fases de sua atuação. Segundo ela, esse projeto a permitiu ajudar profissionais e futuros jovens, além de colocar em prática diversos aprendizados que adquiriu durante seus dois anos no PJMC.

Jovens Monitores/as colocam em prática sua criatividade e seus conhecimentos nos PIAC’s
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support