A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) da Cidade de São Paulo concluiu nesta terça–feira (02), o processo seletivo da edição 2022-2023 do Programa Jovem Monitor/a Cultural (PJMC), com a publicação no Diário Oficial da cidade de São Paulo (págs. 50 a 56), do resultado da análise dos recursos da segunda fase e a lista final de credenciados.

Os/as candidatos/as devem buscar por seu nome completo/social ou CPF, observando que a relação está organizada na seguinte ordem: concorrência ampla, Pessoas Pretas, Pardas e Indígenas (PPI) e Pessoas com Deficiência (PCD).


Especificamente, para o primeiro ano desta edição, serão convocados no mínimo 170 jovens, conforme a disponibilidade de vagas em cada espaço, seguindo a ordem de classificação e observando os percentuais preferenciais das cotas de 5% de PCDs e 56% de PPIs. 

Reforçando a informação de que compete à SMC avaliar o aproveitamento do banco de credenciados deste edital para edições futuras, respeitando o prazo de 24 meses de validade do credenciamento, prorrogável por igual período.

A nova edição do PJMC terá início em outubro e os contatos da primeira chamada serão feitos nos próximos meses pelos agentes do Programa, por meio dos e-mails e telefones registrados na inscrição.

DADOS – O Edital 2022-2023 do PJMC foi lançado no dia 05 de abril e contou com mais de 1400 inscrições. Foram habilitados para as entrevistas da segunda fase 1197 candidatos/as, e ao final, 834 jovens foram credenciados. Destes finalistas, 63% são pessoas autodeclaradas pretas, pardas e indígenas. Outro dado relevante deu-se na diversidade de gênero, com 51% de mulheres Cis e 14% entre Trans, Não-binários e outros.

Em caso de dúvidas, escreva para jovemmonitorcultural@gmail.com.

Publicada a lista final do Edital 2022-2023