Os encontros contaram com a educadora Cláudia Soares, consultora em Comunidades de Aprendizagem – Ambiente de Ação e especialista em elaboração de projetos

Dando prosseguimento às oficinas de elaboração de projetos, que foram ministradas por Cláudia Soares aos jovens do CCJ – Centro Cultural da Juventude, desta vez os encontros aconteceram com os Jovens Monitores/as Culturais que atuam nas bibliotecas da cidade de São Paulo.

As oficinas tiveram como objetivo principal fornecer subsídios aos jovens acerca do que é um projeto, qualificando-os em todas as etapas que um projeto necessita, como: ter começo, meio e fim; ser claro, objetivo e conciso; ter a participação dos três setores (Público, Privado e organizações da sociedade civil); ser autossustentável; ter objetivos qualitativos, mas também quantificáveis; ter orçamento real; entre outros.

As oficinas ministradas por Cláudia inspiraram-vos a produzir seus próprios projetos, para que possam dialogar com seus locais de atuação, extrapolando estes espaços e articulando com outros equipamentos culturais do município.

No último encontro, todas as experiências foram socializadas e alguns projetos puderam sair do papel, articulando equipamento e território. Confira alguns deles:

Sexul: Jornada sobre Sexo e Sexualidade na Zona Sul – com duração de 23/05 a 27/06, este evento previu atividades em todas as bibliotecas da região sul, com a temática da sexualidade em suas mais variadas abordagens: sexo na terceira idade, transexualidade, questões de gênero na literatura infantil, literatura erótica e muitos outros temas fizeram parte da programação.

Sou Mulheres – O projeto teve como proposta falar sobre a mulher de uma maneira propositiva e interativa, através de doação e troca de livros, mediação de leitura, música, literatura e debates dentro desta temática.

Ao final das oficinas, os jovens pontuaram a essencialidade deste tema dentro da formação teórica de todos os equipamentos, ressaltando que tais encontros fazem diferença inclusive ao público que foi o beneficiado pela programação advinda dos projetos.

Saiba mais:

Projetos Inspiradores: Um Teto para meu país – Guerreiros Sem Armas

Foto de destaque: Abdiel Morais

Oficina de elaboração de projetos: estímulo a criação e experimentação aos Jovens Monitores/as Culturais
Tags:             
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support