Os encontros contaram com a educadora Cláudia Soares, consultora em Comunidades de Aprendizagem – Ambiente de Ação e especialista em elaboração de projetos

Dando prosseguimento às oficinas de elaboração de projetos, que foram ministradas por Cláudia Soares aos jovens do CCJ – Centro Cultural da Juventude, desta vez os encontros aconteceram com os Jovens Monitores/as Culturais que atuam nas bibliotecas da cidade de São Paulo.

As oficinas tiveram como objetivo principal fornecer subsídios aos jovens acerca do que é um projeto, qualificando-os em todas as etapas que um projeto necessita, como: ter começo, meio e fim; ser claro, objetivo e conciso; ter a participação dos três setores (Público, Privado e organizações da sociedade civil); ser autossustentável; ter objetivos qualitativos, mas também quantificáveis; ter orçamento real; entre outros.

As oficinas ministradas por Cláudia inspiraram-vos a produzir seus próprios projetos, para que possam dialogar com seus locais de atuação, extrapolando estes espaços e articulando com outros equipamentos culturais do município.

No último encontro, todas as experiências foram socializadas e alguns projetos puderam sair do papel, articulando equipamento e território. Confira alguns deles:

Sexul: Jornada sobre Sexo e Sexualidade na Zona Sul – com duração de 23/05 a 27/06, este evento previu atividades em todas as bibliotecas da região sul, com a temática da sexualidade em suas mais variadas abordagens: sexo na terceira idade, transexualidade, questões de gênero na literatura infantil, literatura erótica e muitos outros temas fizeram parte da programação.

Sou Mulheres – O projeto teve como proposta falar sobre a mulher de uma maneira propositiva e interativa, através de doação e troca de livros, mediação de leitura, música, literatura e debates dentro desta temática.

Ao final das oficinas, os jovens pontuaram a essencialidade deste tema dentro da formação teórica de todos os equipamentos, ressaltando que tais encontros fazem diferença inclusive ao público que foi o beneficiado pela programação advinda dos projetos.

Saiba mais:

Projetos Inspiradores: Um Teto para meu país – Guerreiros Sem Armas

Foto de destaque: Abdiel Morais

Oficina de elaboração de projetos: estímulo a criação e experimentação aos Jovens Monitores/as Culturais
Tags: