Leia sobre o jovem monitor cultural Dudu Gonsales e sua experiência como PCD atuando na EMIA por dois anos, durante sua permanência no PJMC

Dudu e Fernando Cartago, agente de formação do PJMC

São Paulo tem milhões de habitantes, espalhados por todas as regiões da cidade e todos/as muito diferentes entre si. Nossos/as jovens monitores/as culturais refletem essa diversidade do município e são todos/as diferentes em origem, experiências, personalidade e interesses. Vindos/as de muitas jornadas, os/as jovens representam muitos gêneros, raças, vivências e  incluindo dentro disso a presença de jovens PCD’s (pessoas com deficiências) no Programa Jovem Monitor/a Cultural. Eduardo Gonsales Campagna é um desses/as jovens com deficiência, sejam elas físicas ou intelectuais, que participam das formações e atuações. Inclusive criando seus próprios projetos e participando de seus próprios movimentos. 

Dudu Gonsales, jovem monitor cultural

Aos 25 anos de idade, Eduardo Gonsales, ou Dudu, é asperger e atua na EMIA – Escola Municipal de Iniciação Artística na Zona Sul de São Paulo. Mesmo com pensamento concreto, o jovem encontra algumas dificuldades na hora de interpretar metáforas e ironia. “Minha interação social às vezes fica comprometida por eu não saber usar os movimentos corporais e os gestos de comunicação não verbal” explica Eduardo. Porém, o jovem superou esse obstáculo durante sua formação no PJMC, criando sua própria rotina e trabalhando em muitas áreas do equipamento. Com novos aprendizados todo dia, Dudu fez catalogação, desenvolveu planilhas e ajudou na digitação de documentos. 

“Demonstrou inicialmente certa insegurança” diz a equipe do equipamento, “ele estava em um ambiente novo e com pessoas desconhecidas”. Para eles, o jovem teve um imenso crescimento enquanto monitor cultural e ser humano. Ao começar na EMIA, Dudu e a equipe conversaram e se conheceram, decidindo em conjunto quais seriam as ações mais adequadas para ele – para que ele ajudasse com as demandas e também fosse incentivado intelectualmente. Mas logo perceberam que o jovem estava aberto para novas atividades e interessado em se envolver o máximo o possível com o equipamento, por isso começaram a confiar mais deveres a ele. 

Dudu e sua mãe Tânia

Os pais de Dudu o acompanharam durante os dois anos de atuação no PJMC e assistiram de perto sua evolução na EMIA. “O PJMC foi muito importante para o aprendizado e socialização do nosso filho” narra Tânia, sua mãe, “o Dudu ficou mais comunicativo, extrovertido, focado e interessado”. Agradecendo o cuidado e carinho que a equipe do PJMC e do equipamento tiveram com Dudu, ela vê o programa na vida de seu filho como um “divisor de águas”. Além do impacto que teve em seu filho, Tânia também adiciona: “espero que essa oportunidade seja estendida para outros PCD’s”, reforçando o quão fundamental o PJMC foi no desenvolvimento do Dudu.

Dudu e outras jovens monitoras em formação continuada

Durante o fechamento temporário dos equipamentos, o jovem, como todos/as seus colegas, teve que mover seu trabalho para uma atuação de casa. Enquanto Dudu continua aprendendo muito em seu “home office” – tendo a oportunidade de desenvolver seu foco, de explorar ferramentas de reuniões online e acompanhar os vídeos das formações do PJMC, ele também sente muita falta dos relacionamentos que construiu durante o programa. “Nas formações teóricas, pude fazer muitos amigos e me senti acolhido, parte do grupo” ele narra sobre seus colegas jovens monitores, adicionando, “vou sentir muita falta do meu serviço e dos meus colegas quando o contrato acabar”.

O Programa Jovem Monitor/a Cultural foi, para Dudu, uma grande oportunidade de desenvolver novas habilidades, criar novos relacionamentos e explorar seus limites. O jovem impactou todos/as que entraram em contato com ele, “a sua contribuição nesses dois anos de convívio trouxe, a todos nós, momentos de grande aprendizado” narra Evandro, gestor da EMIA. O carinho que os/as que trabalham no equipamento e os/as seus/suas colegas jovens monitores/as têm para com Dudu se reflete na expectativa de seu gestor: “Esperamos que também o tenhamos atingido, da forma mais positiva e enriquecedora possível”.

“No programa, desenvolvi muitas habilidades que completamente desconhecia ter”
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support