Jadson Gabriel, Danilo de Carvalho e a gestora Charlene Lemos organizaram uma série de publicações e vídeos, nos perfis da biblioteca, para celebrar essa data comemorativa.

Por Pedro Paulo Furlan

Jadson Gabriel, jovem monitor continuísta na Biblioteca Raul Bopp

Na região Sudeste do município de São Paulo, a Biblioteca Municipal Raul Bopp completou 60 anos em 20 de fevereiro deste ano. Local de atuação de jovens monitores/as culturais, a data especial motivou um grande projeto deles/as nas redes sociais para comemorar toda a história da Raul Bopp. Sob a gestão e apoio de Charlene Lemos,  Jadson Gabriel Reis e Danilo de Carvalho, jovens monitores, realizaram uma série de publicações de forma a celebrar o aniversário da biblioteca da melhor maneira, dentro das condições atuais.

A ideia original da equipe da Biblioteca Raul Bopp era organizar um evento presencial para comemorar os 60 anos, no entanto, no fim de 2020, eles/as perceberam que isso não seria possível – e começaram a planejar a celebração pelas redes sociais. Atuando como jovem monitor no espaço cultural desde 2019, Jadson, continuísta, conta que a equipe conseguiu se adaptar para o modo remoto e alterar esse projeto por estarem sempre em constante contato, fazendo reuniões duas vezes por semana. Além das redes sociais serem a melhor maneira de se comunicar com o público da Raul Bopp, a gestora e os jovens também usaram esses posts como uma maneira de manter um relato da história do espaço.

Danilo de Carvalho, jovem monitor ingressante na Biblioteca Raul Bopp

O primeiro passo do projeto foi o desenvolvimento de uma identidade visual para as publicações de 60 anos da biblioteca – o que foi feito por Danilo. “Essa criação minha foi um processo de experimentar coisas diferentes e ver se elas ornavam com a nossa página”, conta Danilo, jovem monitor ingressante, “passei bastante tempo testando, para desenvolver um design que realmente se conectava à Raul Bopp”. Utilizando o programa Canva, o JMC criou um design que faz sentido com a intenção do projeto e que se relaciona ao ambiente da biblioteca – decidindo por um formato que lembrasse álbuns de fotografia, com uma paleta de cores verde e muita natureza, já que o espaço se encontra dentro do Parque Aclimação.

Com auxílio da equipe da biblioteca, que já faz parte da Raul Bopp há mais tempo, os jovens monitores e a gestora conseguiram encontrar muitas fontes para falarem sobre suas experiências com o espaço, e também muitos acontecimentos na história da biblioteca. “Pesquisar a história da biblioteca, ler jornais da época de sua inauguração, ver fotos e conversar com pessoas que presenciaram o crescimento do espaço cultural foi muito prazeroso”, narra Charlene, que entrou na equipe em 2018, adicionando: “nós três somos muito novos na Raul Bopp, então, além de tudo, foi um momento de crescimento pessoal e conexão com a biblioteca”.

Charlene Lemos, gestora da Biblioteca Raul Bopp

Jadson foi o primeiro jovem monitor da Biblioteca Raul Bopp, na edição 2019/20, e aproveitou essa oportunidade da celebração de 60 anos para conhecer ainda mais do espaço cultural. O jovem continuísta foi o pesquisador principal dentro desse projeto – lendo recortes de jornais, pesquisando sobre a história da Biblioteca Raul Bopp e encontrando fotografias de muitos momentos na jornada do espaço cultural. “O mais legal de comemorar os 60 anos é perceber que estamos fazendo parte dessa história”, afirma Jadson, continuando: “devido a isso, quero usar minha atuação para retribuir o papel que a biblioteca tem na minha vida”.

Além dos aprendizados pessoais que os jovens monitores e a gestora absorveram com esse projeto, as redes sociais também foram positivamente impactadas pela comemoração de 60 anos da Raul Bopp. Os perfis da biblioteca foram muito visitados e as publicações do aniversário tiveram grande engajamento, chegaram até em 1000 seguidores – com muitos comentários sobre experiências na biblioteca e inúmeras pessoas se apaixonando pelo espaço cultural. Sobre a comemoração nas redes da biblioteca, Danilo conta: “O projeto não foi só nosso, nós o criamos para as pessoas se conectarem ainda mais à Raul Bopp e também conhecerem mais dela”, finalizando: “foi realmente um sucesso, vimos a página crescer muito e nosso público comemorando conosco”.

Jovens monitores comemoram os 60 anos da Biblioteca Raul Bopp nas redes sociais do espaço cultural
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support