Jovens monitores comemoram os 60 anos da Biblioteca Raul Bopp nas redes sociais do espaço cultural

Jadson Gabriel, Danilo de Carvalho e a gestora Charlene Lemos organizaram uma série de publicações e vídeos, nos perfis da biblioteca, para celebrar essa data comemorativa.

Jadson Gabriel, jovem monitor continuísta na Biblioteca Raul Bopp

Na região Sudeste do município de São Paulo, a Biblioteca Municipal Raul Bopp completou 60 anos em 20 de fevereiro deste ano. Local de atuação de jovens monitores/as culturais, a data especial motivou um grande projeto deles/as nas redes sociais para comemorar toda a história da Raul Bopp. Sob a gestão e apoio de Charlene Lemos,  Jadson Gabriel Reis e Danilo de Carvalho, jovens monitores, realizaram uma série de publicações de forma a celebrar o aniversário da biblioteca da melhor maneira, dentro das condições atuais.

A ideia original da equipe da Biblioteca Raul Bopp era organizar um evento presencial para comemorar os 60 anos, no entanto, no fim de 2020, eles/as perceberam que isso não seria possível – e começaram a planejar a celebração pelas redes sociais. Atuando como jovem monitor no espaço cultural desde 2019, Jadson, continuísta, conta que a equipe conseguiu se adaptar para o modo remoto e alterar esse projeto por estarem sempre em constante contato, fazendo reuniões duas vezes por semana. Além das redes sociais serem a melhor maneira de se comunicar com o público da Raul Bopp, a gestora e os jovens também usaram esses posts como uma maneira de manter um relato da história do espaço.

Danilo de Carvalho, jovem monitor ingressante na Biblioteca Raul Bopp

O primeiro passo do projeto foi o desenvolvimento de uma identidade visual para as publicações de 60 anos da biblioteca – o que foi feito por Danilo. “Essa criação minha foi um processo de experimentar coisas diferentes e ver se elas ornavam com a nossa página”, conta Danilo, jovem monitor ingressante, “passei bastante tempo testando, para desenvolver um design que realmente se conectava à Raul Bopp”. Utilizando o programa Canva, o JMC criou um design que faz sentido com a intenção do projeto e que se relaciona ao ambiente da biblioteca – decidindo por um formato que lembrasse álbuns de fotografia, com uma paleta de cores verde e muita natureza, já que o espaço se encontra dentro do Parque Aclimação.

Com auxílio da equipe da biblioteca, que já faz parte da Raul Bopp há mais tempo, os jovens monitores e a gestora conseguiram encontrar muitas fontes para falarem sobre suas experiências com o espaço, e também muitos acontecimentos na história da biblioteca. “Pesquisar a história da biblioteca, ler jornais da época de sua inauguração, ver fotos e conversar com pessoas que presenciaram o crescimento do espaço cultural foi muito prazeroso”, narra Charlene, que entrou na equipe em 2018, adicionando: “nós três somos muito novos na Raul Bopp, então, além de tudo, foi um momento de crescimento pessoal e conexão com a biblioteca”.

Charlene Lemos, gestora da Biblioteca Raul Bopp

Jadson foi o primeiro jovem monitor da Biblioteca Raul Bopp, na edição 2019/20, e aproveitou essa oportunidade da celebração de 60 anos para conhecer ainda mais do espaço cultural. O jovem continuísta foi o pesquisador principal dentro desse projeto – lendo recortes de jornais, pesquisando sobre a história da Biblioteca Raul Bopp e encontrando fotografias de muitos momentos na jornada do espaço cultural. “O mais legal de comemorar os 60 anos é perceber que estamos fazendo parte dessa história”, afirma Jadson, continuando: “devido a isso, quero usar minha atuação para retribuir o papel que a biblioteca tem na minha vida”.

Além dos aprendizados pessoais que os jovens monitores e a gestora absorveram com esse projeto, as redes sociais também foram positivamente impactadas pela comemoração de 60 anos da Raul Bopp. Os perfis da biblioteca foram muito visitados e as publicações do aniversário tiveram grande engajamento, chegaram até em 1000 seguidores – com muitos comentários sobre experiências na biblioteca e inúmeras pessoas se apaixonando pelo espaço cultural. Sobre a comemoração nas redes da biblioteca, Danilo conta: “O projeto não foi só nosso, nós o criamos para as pessoas se conectarem ainda mais à Raul Bopp e também conhecerem mais dela”, finalizando: “foi realmente um sucesso, vimos a página crescer muito e nosso público comemorando conosco”.