Contratada como Técnica de Biblioteconomia Jr., a profissional conversou conosco e nos contou tudo sobre seus momentos dentro do programa, o processo de contratação e as novas experiências que está empolgada para ter.

Por Pedro Paulo Furlan

Entrando no Programa Jovem Monitor/a Cultural na edição 2019/2020 e atuando na Biblioteca Sylvia Orthof durante seus dois anos de PJMC, a ex-jovem monitora Aline Macedo, 28 anos, foi contratada na biblioteca da instituição Mackenzie e falou conosco para compartilhar sua trajetória dentro do programa. Ingressando no cargo de Técnica em Biblioteconomia Jr., a JMC relembrou com a gente seu crescimento como profissional da cultura, as oportunidades dentro do PJMC e o processo de contratação para seu novo emprego, vem ler!

Aline Macedo, ex-jovem monitora da edição 2020/21

Mesmo antes de atuar como jovem monitora cultural, Aline já tinha certificação técnica em biblioteconomia – e encontrou o PJMC como uma maneira de obter experiência nesse campo pelo qual ela tem tanto carinho.  No entanto, além dessa vivência, ela também aprendeu muito mais dentro do programa: “Conheci as muitas outras possibilidades que um equipamento cultural pode proporcionar”, ela comentou em nossa conversa, acrescentando: “Eu já tinha essa visão de que a biblioteca é um organismo em crescimento, mas nada como vivenciar esse desenvolvimento na prática”.

Durante seu tempo no Programa Jovem Monitor/a Cultural, a profissional atuou, junto com os/as outros/as JMC’s da biblioteca Sylvia Orthof, na criação de projetos, divulgação do espaço e desenvolvimento de atividades lá dentro. Aline produziu o PIAC “Quem conta um ponto aumenta um conto?” na edição 2020/21, como continuísta – sobre o qual você lê mais aqui no nosso Instagram – e conseguiu, nas redes sociais do espaço cultural, contar diversas histórias usando o formato de áudio e oferecendo mensagens positivas ao seu público.

Desejando trabalhar mesmo na área de biblioteconomia, a ex-jovem monitora começou a pesquisar várias vagas nesse mercado e, em 2019 – assim que terminou seu curso técnico, enviou sua candidatura à Mackenzie para constar em seu banco de dados. Aline nos contou que ao longo de seus dois anos como JMC, ela continuou complementando seu currículo – “Aprendi isso também em uma formação teórica. E fez muito sentido, o currículo chega a criar vida com todas as ações que você desenvolve” – e nesse ano, 2021, foi chamada pela instituição para uma entrevista, afirmando que “nunca havia sido selecionada com o meu currículo antes do PJMC”.

Mas o crédito para essa contratação é completamente dado ao esforço e dedicação de Aline durante seu período dentro do programa – aplicando-se muito durante as formações teóricas e desenvolvendo suas habilidades e criatividade nas suas ações dentro da biblioteca Sylvia Orthof. Finalizando nossa conversa e esse momento de memória, a mais nova Técnica em Biblioteconomia Jr. expressou seu amor e gratidão pela trajetória dentro do PJMC, despedindo-se com o relato: “Estou muito feliz e espero que todos tenham essa possibilidade de ingressar no programa que mudou a minha vida – no sentido de valorização do meu trabalho, bem estar e retorno positivo de ações e projetos”.

Aline Macedo, ex-jovem monitora continuísta, relembra seus passos durante sua formação no PJMC
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support