Conheça um pouco sobre Ester Avelino, atual JMC na Biblioteca Cora Coralina.

Por Maíra Brandão

Livros não são meros objetos. Em geral, vem acoplada a eles a possibilidade de viajar de barco, de trem ou de avião. Até de foguete, se a imaginação assim quiser. Foi pegando carona numa dessas caudas de cometa, ou páginas de escritos – se assim o/a leitor/a preferir – que Ester da Silva Avelino, mergulhou na literatura e foi transformando sua percepção de mundo, a partir dos 14 anos.

Ester, que é moradora da Cidade Tiradentes, fez da Biblioteca Maria Firmina dos Reis, no início de sua juventude, o seu centro de referência para o universo das letras. “Essa vivência despertou a minha curiosidade sobre como eu poderia ingressar na literatura não apenas na leitura, mas também em algum projeto ou trabalho. E assim descobri o PJMC, depois de perguntar sobre isso na biblioteca”, conta. 

Hoje, aos 21 anos, Ester é Jovem Monitora Cultural (JMC) ingressante, e para sorte de todas, atua na Biblioteca Cora Coralina, onde pode inspirar-se nos pensamentos, lutas e trajetórias de mulheres poetas, escritoras, pensadoras, pintoras e cientistas. “Este é meu primeiro projeto depois de terminar a escola e além da faculdade. É ainda mais gratificante por ser algo que eu queria muito. A formação está envolvendo a minha maneira de me relacionar com o mundo, uma vez que eu não socializo muito. A própria biblioteca oferece oportunidades de aprender mais, seja contando histórias para crianças ou simplesmente auxiliando algum leitor”, reflete.

Olhando pra rede de apoio e de conhecimento na qual está inserida, a JMC tem consciência da oportunidade e privilégio que está sendo fazer parte do Programa e atuar em uma biblioteca com temática feminista. “Vai ser impossível eu terminar essa formação sem saber mais das mulheres e do que é ser mulher. Lá, socializo e coopero com outras mulheres, e caso eu precise de alguma informação a mais ou um extenso e complexo entendimento sobre o feminismo eu apenas preciso estender a mão e pegar qualquer exemplar na sala da temática feminista”, diz Avelino.

Quer também conhecer a Biblioteca Cora Coralina? Procure saber mais no site do espaço cultural ou nas redes sociais

Mulheres na literatura: a união que faz a força
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support