Por Dentro da Gestão e Produção Cultural: Jovens Monitores Vivenciam Experiência em Instituições Culturais

São Paulo, 05 de novembro de 2024.

Em um mundo cada vez mais conectado, a cultura se destaca como uma ferramenta essencial para a formação e empoderamento dos jovens. O Programa Jovem Monitor Cultural (PJMC) encerrou sua edição 2022/2023 com experiências práticas enriquecedoras. Os jovens monitores tiveram a oportunidade de vivenciar a rotina de gestão e produção cultural em grandes instituições como o Itaú Cultural, o Museu das Favelas, o Museu da Língua Portuguesa e o Instituto Baccarelli, ampliando seus horizontes e aprofundando suas vivências.

Itaú Cultural: O Encontro com a Articulação Cultural

A visita ao Itaú Cultural foi uma oportunidade para os jovens explorarem a diversidade cultural brasileira na prática. O espaço, conhecido por suas exposições interativas, ofereceu um ambiente onde os monitores puderam dialogar sobre arte e identidade. Durante a visita, participaram de uma roda de conversa com articuladores culturais, apresentando seus próprios projetos e discutindo formas de implementá-los em instituições culturais.

Museu das Favelas: Protagonismo Periférico

O Museu das Favelas ofereceu uma perspectiva sobre a cultura e produção artística nas periferias. Através de exposições que retratam a cultura, a história e os desafios enfrentados pelos moradores de favelas, JMCs puderam refletir sobre estigmas e preconceitos. As atividades práticas e as narrativas de moradores locais enriqueceram a experiência, permitindo que se conectassem emocionalmente com as histórias contadas. A jovem monitora cultural continuísta da edição, Malúe Aba Dias, que participou da vivência no Museu das Favelas, compartilhou sua experiência:

“Eu gostei muito de estar no Museu das Favelas, pois me senti como se estivesse na minha própria comunidade. Foi uma oportunidade de ouvir as histórias da cultura das favelas e de ver a nossa realidade representada ali. Ter esse tipo de representatividade em um espaço tão significativo como esse é algo essencial.”

Museu da Língua Portuguesa: A Magia da Produção Cultural

No Museu da Língua Portuguesa, os jovens tiveram a chance de explorar a riqueza e a complexidade da língua que falamos. Por meio de instalações interativas, aprenderam sobre a evolução da língua e sua relação com a cultura brasileira. As oficinas realizadas no espaço despertaram o interesse de monitores pela literatura e pela expressão verbal, incentivando-os a valorizar suas próprias histórias e experiências.

Instituto Baccarelli: Música e Inclusão Social

A visita ao Instituto Baccarelli foi um dos momentos mais impactantes para os jovens monitores. O instituto, que oferece educação musical a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, inspirou os jovens com exemplos de transformação social através da música. Os monitores puderam participar de ensaios e conhecer as histórias de jovens que encontraram na música um caminho para o futuro, reforçando a importância da arte como um meio de inclusão.

Jornada de Aprendizado

As visitas às instituições culturais proporcionaram aos jovens monitores não apenas aprendizado, mas também uma reflexão sobre o papel da cultura em suas vidas e comunidades. A troca de experiências, as histórias compartilhadas e as vivências práticas os motivam a seguirem agentes de mudança em seus próprios contextos.

Destaca-se a importância de se investir na formação de jovens para que possam se tornar líderes conscientes, valorizando a cultura como um pilar fundamental para a transformação social. As experiências adquiridas ao longo desse ciclo formativo certamente ecoarão em suas trajetórias, inspirando outros jovens a trilhar caminhos semelhantes.

As vivências proporcionadas são um testemunho do poder da cultura em moldar identidades e promover a inclusão. À medida que pessoas jovens monitoras retornam aos seus territórios, elas levam consigo não apenas conhecimento, mas também um novo olhar sobre o mundo, prontos para fazer a diferença.

Por Dentro da Gestão e Produção Cultural: Jovens Monitores Vivenciam Experiência em Instituições Culturais